back to top

Como mudar? Saiba como se planejar para uma transição de carreira

A mudança é uma constante no mundo. Assim como as estações mudam e pessoas envelhecem, transições são certezas na vida. Mas às vezes é difícil acompanhá-las e até mesmo perceber quando são necessárias. Em vista de acontecimentos globais recentes, muitas pessoas passaram a se perguntar como mudar, seja de carreira ou de perspectivas sobre si mesmas. Essa tendência se comprova no recorde da busca por “can I change” (posso mudar, em tradução livre) no Google em 2022.

Essa pergunta, que foi mais buscada em 2022 em comparação aos anos anteriores, mostra que pessoas procuram cada vez mais se reinventar. Essa profunda reflexão resulta em novas possibilidades a explorar, principalmente no trabalho, que ocupa grande parte da vida de muitos.

Mas entender que é necessário mudar pode despertar dúvidas e inseguranças, sobretudo quando se trata do trabalho. De acordo com a especialista Carol Shinoda, professora do MBA USP/Esalq, existem algumas práticas que podem guiar esse tipo de transição para que ocorra de forma consciente e segura. Confira!

Leia mais: 5 motivos para fazer MBA USP/Esalq e começar agora mesmo!

O que pode te levar à transição de carreira:

Se você pudesse trabalhar com qualquer coisa, o que seria? Já se perguntou isso? Muitas vezes fica difícil encontrar possibilidades de mudança em nossa rotina por restrições financeiras e de tempo. Diante dessas dificuldades, procuramos fazer o que podemos no momento. Mas a professora aponta que refletir sobre as possibilidades é importante para saber se está no caminho que gostaria.

“A pandemia trouxe muitas coisas negativas, mas também um espaço para recolhimento, quando tivemos que ficar quietos em casa, com os nossos questionamentos. Nesse momento muitos de nós paramos para repensar sobre a vida que queremos ter”, diz Carol.

Em certas ocasiões, a mudança parte de uma profunda reflexão pessoal, quando se percebe que chegou em um limite. Segundo a professora, existem dois fatores principais que podem levar alguém a buscar uma transição de carreira:

  • Infelicidade na carreira atual
  • Sentir falta de aproveitar todo seu potencial
Imagem de duas portas, uma aberta e outra fechada, em analogia à procura de pessoas sobre como mudar.
A transição de carreira parte de uma profunda reflexão pessoal

Como mudar?

O primeiro passo para encarar a incerteza que uma transição de carreira pode trazer é entender que não existe perfeição nesse processo, de acordo com a professora. “O mundo é complexo, a vida é fluida, a gente muda, o mundo muda, você não tem como controlar e prever tudo o que vai acontecer”, destaca a professora.

Com isso em mente,  é possível abrir um leque de possibilidades, para considerá-las com calma e descartá-las caso seja necessário. A especialista lista alguns caminhos que podem ajudar a realizar uma transição de carreira consciente e segura:

  • Fazer uma pausa: Se tiver a oportunidade e uma reserva financeira que te permita certa liberdade, uma possibilidade é se afastar do trabalho para explorar outras ocupações, pesquisar, fazer cursos sobre outras áreas, conhecer você mesmo e conversar com outros profissionais.
  • Combinar a pesquisa com o trabalho: nem todos têm a opção de sair do trabalho, então uma opção é reservar um tempo durante a semana para refletir, escrever, pesquisar, estudar e experimentar atividades que você gosta. Conciliar estudos e trabalho é uma forma de realizar a transição de carreira com segurança em um longo prazo.
  • Estabelecer um período de preparação para a mudança: muitas pessoas chegam ao fim do dia se sentindo esgotadas e não conseguem conciliar o trabalho com outras atividades. Nesse caso, a especialista recomenda um período de preparo para a transição, quando a pessoa pode priorizar uma reserva financeira para ter a possibilidade de procurar outros empregos e estudar.

Em todos os casos, Carol recomenda a ajuda de um terapeuta e aponta a importância do apoio familiar, além de ter clareza sobre a decisão.

Leia mais: Atualização profissional: prepare-se para o futuro do mercado

A importância de se manter focado

Cada vez mais encaramos a necessidade de conciliar diferentes atividades em um dia, seja uma série de funções que formam uma carreira, atividades relacionadas a nosso lazer e relacionamentos com amigos e família. Querer fazer tudo pode ser muito cansativo e te levar a se afogar em um mar de tarefas importantes e acabar sem tempo para aquilo que realmente gostaria de fazer.

Portanto, a professora indica tirar uns minutos diariamente para refletir sobre objetivos, metas e tarefas, para entender aonde quer chegar. “Esse ritual garante o ritmo para criar esse espaço de reflexão constante, sem precisar demandar uma energia tão grande para tirar a cabeça da água quando já está afogando”, comenta.

Com a preparação e o planejamento adequados, você pode entender como mudar e fazer uma transição bem-sucedida para alcançar seus objetivos profissionais e pessoais. Aproveite para conhecer os cursos de MBA USP/Esalq e se atualizar sobre o mercado de trabalho na área que te interessa. Confira!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Letícia Santin
Letícia Santin
Jornalista, gosto de leituras que me cativem e de aprender de tudo um pouco. Minhas experiências profissionais com comunicação me fizeram apreciar a transmissão de conhecimentos e ideias de uma forma descomplicada e acessível. No meu tempo livre, gosto de fazer maratonas de filmes e séries, meditar, desenhar e cozinhar.

Compartilhar