back to top

Globalização: como exercer uma boa gestão em um mundo conectado

Engana-se quem nega que o mundo está cada vez mais conectado. Esse processo de integração econômica, social e cultural entre os países está acontecendo agora mesmo enquanto você lê essa matéria, e é uma consequência direta de algo maior: a globalização.

Embora esse termo tenha surgido apenas na década de 1980, suas aplicações práticas acontecem desde o século XV, no período das grandes navegações em que o comércio se expandiu como nunca. Hoje, com os avanços e proveitos da tecnologia e da digitalização, o processo de globalização cresceu exponencialmente, conectando tudo e todos, compartilhando informações em tempo real, entre muitos outros impactos.

Com isso, fica a pergunta: como acontece a relação entre a globalização e o papel da liderança? Como líderes podem se preparar para um mundo cada vez mais globalizado? Quais são os desafios e oportunidades desse processo? Confira a resposta para esses questionamentos abaixo!

Leia mais: Futuro do mercado de trabalho: principais tendências  

Visão global

De acordo com um relatório feito pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), as empresas multinacionais se expandem para novos mercados em busca de oportunidades de crescimento.

Esse dado enfatiza o papel dos líderes frente aos desafios que a globalização impõe. Isso porque esses profissionais precisam desenvolver uma visão global de seu negócio e do mercado global como um todo.

Para isso, algumas práticas são mais que bem-vindas, como: a participação em eventos e feiras internacionais, para conhecer outros profissionais e visões de mercado; o acompanhamento das notícias do mercado mundial e suas mudanças constantes; a constante atualização, entre outras.

Leia mais: Design Thinking para o mundo complexo

Estratégia global

Com uma visão global, o próximo passo de uma boa liderança para enfrentar um mercado globalizado é estabelecer uma estratégia global assertiva.

Uma estratégia global consiste em traçar um plano de ações com o objetivo de alcançar espaço no mercado internacional, sem deixar de lado os investimentos no mercado doméstico. Uma vez que estamos falando de algo totalmente volátil, essa estratégia global precisa ser, principalmente, flexível e adaptável.

Além disso, é fundamental que a estratégia global leve em consideração as tendências do mercado global, as condições políticas e econômicas dos mercados-alvo e, por fim, as capacidades da própria empresa.

Por isso, esses líderes precisam entender a realidade de suas próprias empresas, para somente assim traçar objetivos reais com base nas características e metas predefinidas.

Investimento em inovação

A inovação é essencial para manter-se competitivo no mercado global. Uma boa liderança precisa investir em pesquisa e desenvolvimento, buscando novas tecnologias e produtos que atendam às necessidades dos clientes globais.

Somente assim, essa empresa poderá atrair novos clientes com base na oferta de produtos, gerar vantagens competitivas por meio do desenvolvimento de serviços únicos e exclusivos, reduzir custos pela melhoria de processos e criar valor de mercado para atrair acionistas.

A inovação não é fácil. Tampouco a adaptabilidade à globalização. Ambas requerem a construção de uma forte cultura de inovação e futuro dentro da empresa. Líderes que investem recursos nesses caminhos se colocam em uma ótima posição para alcançar metas e obter sucesso no mercado global.

A globalização também já faz parte da sua vida e você precisa se preparar! O MBA USP/Esalq desenvolve profissionais e os molda conforme o que o mercado precisa. Conheça mais sobre nossos cursos e inscreva-se!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar