back to top

IoT: o que é e qual a importância?

A IoT, ou Internet das Coisas, é uma tecnologia que tem mudado e inovado o modo como interagimos com o mundo ao nosso redor. Esse termo refere-se à interconexão de dispositivos, objetos e máquinas por meio da internet, permitindo a coleta e compartilhamento de dados, sem apresentar interação direta com seres humanos. 

A Internet das Coisas possui grande promessa de trazer novas oportunidades para as mais diversas indústrias e mercados e, por isso, te mostraremos neste conteúdo qual a importância para a nossa sociedade atual, além de alguns desafios a serem superados. Acompanhe! 

O que é IoT? 

IoT é a sigla para Internet Of Things, em inglês, ou Internet das Coisas, em português, que se refere à interconexão de eletrodomésticos, veículos, dispositivos médicos e muito mais, permitindo que as informações de cada um desses objetos e máquinas sejam compartilhadas de forma automatizada. 

Para que essa tecnologia funcione, é necessário que esses dispositivos sejam equipados com sensores, atuadores e tenham conectividade à internet. Os sensores coletam diversos dados do ambiente ou até mesmo do próprio dispositivo, como a temperatura, localização GPS e muito mais. 

Os dados reunidos são transmitidos pela internet para servidores ou dispositivos que podem processá-los e tomar melhores decisões com base no que foi recebido. 

Por exemplo: uma casa possui um termostato inteligente que coleta dados de temperatura e, de acordo com o que chega no dispositivo, a temperatura é ajustada automaticamente, climatizando os ambientes, tornando-os mais confortáveis e economizando energia. 

Importância da Internet das Coisas 

A IoT, cada vez mais, desempenha um papel importante na sociedade como um todo, isso porque essa tecnologia está inserida nas mais diversas áreas e setores do mercado. Algumas das principais funções da Internet das Coisas atualmente são: 

  • Automatização: a IoT automatiza várias tarefas cotidianas, o que torna nossa vida muito mais otimizada e permite que o tempo poupado seja dedicado para funções mais importantes. 
  • Saúde: dispositivos médicos conectados monitoram constantemente os sinais vitais de pacientes e enviam alertas caso algum deles esteja alterado, algo que melhora o bem-estar de quem está sendo monitorado e até mesmo pode salvar vidas. 
  • Sustentabilidade: a IoT auxilia na sustentabilidade ambiental por meio do controle da qualidade do ar e da água em tempo real, o que permite uma resposta rápida a eventos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente.
  • Cidades Inteligentes: cidades estão adotando a IoT para se tornarem mais inteligentes e eficientes. Esse objetivo pode ser alcançado por meio de sensores de tráfego que ajudam a melhorar o fluxo de veículos e reduzir congestionamentos, por exemplo. 

Leia mais: Conheça as tendências do agronegócio para 2024 

Desafios da IoT 

Apesar da IoT trazer eficiência, conveniência e melhorias significativas na qualidade de vida de grande parte da população, muitas vezes desempenhando papel vital para áreas como saúde, meio ambiente e indústria, esta tecnologia enfrenta alguns desafios consideráveis. 

A segurança cibernética é uma das principais preocupações, isso porque os dispositivos IoT, por estarem conectados à internet, podem ser vulneráveis a ataques graves. 

Além disso, a privacidade de dados é outra questão importante, isso porque as organizações precisam garantir que a coleta e o compartilhamento de informações pessoais dos usuários sejam armazenados e utilizados de modo ético e seguro. 

Imagem com uma pessoa segurando uma roda digital azul com diversos elementos que fazem parte da IoT (Internet das Coisas).
A IoT (Internet das Coisas) traz melhoras significativas para a sociedade como todo, embora apresente diversos desafios que precisam ser superados. 

Aprofunde seus conhecimentos sobre IoT! 

A Internet das Coisas está transformando o mundo ao nosso redor e, à medida que essa tecnologia evolui, é necessário se atualizar e aprofundar os conhecimentos para lidar com seus impactos, entender seu desenvolvimento e aproveitá-la ao máximo. 

Nos cursos do MBA USP/Esalq você fica por dentro das novidades que giram em torno do mundo da tecnologia e aprimora o conhecimento para fazer o melhor uso em seu dia a dia profissional e até mesmo pessoal. Acesse os MBAs e saiba mais! 

Você também pode gostar desses conteúdos: 

Autor (a)

Monique Gremes
Monique Gremes
Publicitária, apaixonada por comunicação, natureza, gatos e viagens. Amo aprender algo novo e colocar em prática todo o meu conhecimento. Me encontrei na área do marketing e escrever conteúdos ocupa um espaço grande em meu coração. Meu propósito é colaborar para que vivamos em um mundo melhor e acredito que não há forma mais poderosa do que viabilizar e espalhar o conhecimento por meio da escrita.

Compartilhar