back to top

Conheça as tendências do agronegócio para 2024

O agro é um dos setores mais importantes da economia global, responsável por fazer parte do sustento alimentar da população e ser um grande fator para a economia de diversos países. Em um cenário de desafios e oportunidades, é importante conhecer as principais tendências do agronegócio para 2024.

Nessa matéria, você encontra algumas das principais tendências do setor que mais cresce no mundo. Confira!

Leia mais: ESG: quais as vantagens e como aplicá-lo?

Uma questão de necessidade

De acordo com o relatório da ONU para a Alimentação e a Agricultura, a população mundial deve atingir 9,7 bilhões em 2050, o que aumentará a demanda por alimentos em 50%. Assim, o agronegócio precisará encontrar maneiras de produzir mais alimentos de forma sustentável.

Uma maneira de aumentar essa produção é trabalhar na eficiência das operações agrícolas. Os avanços tecnológicos, como a IA, a computação quântica e a IoT (Internet of Things, ou, em tradução, Internet das Coisas), por exemplo, podem ajudar a aumentar a eficiência agrícola. O que nos leva à primeira tendência:

tendências do agronegócio. Um campo de cultivo.
Esteja por dentro das tendências do agronegócio e saia na frente em um mercado competitivo.

IA aplicada ao cultivo

A tecnologia continuará a ser um importante impulsionador do crescimento do agronegócio. Atualmente, a inteligência artificial está sendo usada para:

  • Detecção de pragas e doenças: muitas empresas utilizam drones para coletar dados sobre as plantações, que são analisados por inteligência artificial para identificar possíveis pragas e doenças.
  • Monitoramento de safras: o uso de drones e satélites permite que os agricultores monitorem suas safras de forma remota, identificando áreas que precisam de irrigação ou fertilização.
  • Gerenciamento de irrigação: a inteligência artificial pode ser usada para gerenciar o uso de irrigação de forma eficiente, garantindo que as plantas recebam a quantidade certa de água.
  • Automação de tarefas: a inteligência artificial pode ser usada para automatizar tarefas agrícolas, como a colheita e o plantio, por exemplo.

Computação quântica

Mais uma tendência que você pode (e deve) conhecer. A computação quântica tem o potencial de revolucionar o agronegócio com suas aplicações, como:

  • Desenvolvimento de novos medicamentos para animais: a computação quântica pode ser usada para identificar novos compostos químicos com potencial para tratar doenças em animais.
  • Melhores fertilizantes: a tecnologia também pode ser usada para desenvolver novos fertilizantes que sejam mais eficientes e menos prejudiciais ao meio ambiente.
  • Novos métodos de produção de alimentos: com esse recurso, é possível desenvolver novos métodos de produção de alimentos que sejam mais eficientes e sustentáveis.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre ESG e Gestão!

Genética no agro

Os Cultivos Geneticamente Modificados – ou cultivos GM – são uma tecnologia controversa, mas têm o potencial de aumentar a produtividade e a resistência a pragas e doenças. Isso porque esses cultivos têm sido desenvolvidos para uma variedade de propósitos, incluindo aumento da produtividade, melhora da qualidade nutricional, resistência a pragas e doenças, tolerância a condições ambientais adversas, entre outros.

Os cultivos GM podem ajudar os agricultores a aumentarem a produtividade de suas safras, mesmo em condições climáticas adversas. Eles também podem ajudar a reduzir o uso de pesticidas e herbicidas, o que os tornam uma boa opção para o meio ambiente.

Sustentabilidade

E como os olhares do mundo todo estão voltados para o “ambiental”, no agro não seria diferente. Consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade do setor, de forma que já é necessário que produtores se tornem mais sustentáveis para atender às demandas de seus consumidores.

Uma das maneiras de tornar o agronegócio mais sustentável é investir em práticas agrícolas sustentáveis, como a agricultura de baixo carbono e a agricultura regenerativa. Outra alternativa é desenvolver novos produtos e serviços sustentáveis, como embalagens compostáveis e fertilizantes orgânicos.

Agora que você já conhece algumas das principais tendências do agronegócio para 2024, que tal começar a se especializar no assunto? Se você procura uma especialização de peso, o MBA em Agronegócio USP/Esalq e o curso Essential em ESG & Gestão podem ser as escolhas certas para sua carreira, independentemente do momento em que ela está agora. Aproveite essa oportunidade e conheça nossos cursos!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar