back to top

Futuro do mercado de trabalho: principais tendências  

O mercado de trabalho passa por transformações relevantes, que podem causar receio em alguns colaboradores. Automações e inteligências artificiais estão mudando as habilidades e competências exigidas pelas corporações, o que faz com que profissionais busquem novas formas de atualizar-se e ficar por dentro de tendências que envolvem suas profissões. 

Mas uma dúvida frequente é: quais serão as principais novidades que nos esperam para os próximos anos, no futuro mercado de trabalho? Continue lendo este conteúdo e saiba todos os detalhes sobre essas tendências agora mesmo! 

Principais tendências do mercado de trabalho 

Esta fase de transição do mercado de trabalho é, cada vez mais, conduzida por profissionais qualificados que exigem que as corporações realizem mudanças benéficas e importantes para a carreira dos trabalhadores. 

Entre as principais tendências estão: 

Trabalho híbrido e flexível 

Com o início do vasto contágio de Covid-19 em 2020, inúmeras empresas precisaram aderir ao trabalho remoto para continuar suas atividades visando a segurança e qualidade de vida de seus colaboradores. Mesmo após o fim da pandemia, diversas pessoas perceberam que esse estilo de trabalho é mais benefício e traz maior bem-estar do que o tradicional. 

Segundo pesquisa realizada pela Sodexo, empresa de benefícios para colaboradores, 92% dos brasileiros afirmaram que desejam continuar trabalhando remotamente e, por isso, essa tendência continuará para os próximos anos. 

Saúde mental 

Muitas corporações demonstram preocupação com a saúde mental de seus funcionários, o que as fazem focar em programas que ofereçam cuidados voltados ao tratamento de ansiedade, depressão e outras condições que impactam diretamente na qualidade de vida do colaborador. 

Além disso, nos dias de hoje, as empresas também procuram criar um ambiente de trabalho saudável e facilitar o acesso à terapia, muitas vezes custeando os valores de sessões com psicólogos. 

Diversidade e inclusão 

Outra tendência que apresenta grande importância no mercado de trabalho é o aumento da diversidade e inclusão, que inclui quesitos étnicos, de gênero, faixa etária, orientação sexual, e muito mais. 

Praticar a diversidade e inclusão faz com que a empresa se torne mais criativa e inovadora para a resolução de problemas, além de promover o engajamento entre profissionais e fortalecer a cultura organizacional. 

Leia mais: Como promover a inclusão e diversidade nas empresas? 

Soft skills 

Embora as habilidades técnicas sejam essenciais para os profissionais, as habilidades interpessoais, também conhecidas como soft skills, ganham grande destaque no mercado de trabalho e são tendências para os próximos anos. 

As principais habilidades que serão cada vez mais exigidas pelas companhias são: 

  • Inteligência emocional; 
  • Boa comunicação; 
  • Pensamento crítico; 
  • Flexibilidade; 
  • Aprendizagem contínua; 
  • Pensamento criativo; 
  • Confiabilidade; 
  • Escuta ativa. 

Automações e IA 

Não é novidade que a inteligência artificial está modificando o modo com que muitas pessoas desempenham as suas funções. Entretanto, a tecnologia continua avançando, o que torna provável o fato de que mais trabalhos sejam afetados por automações. 

Por essa razão, os profissionais atuais deverão se preparar para adquirir e desenvolver habilidades, buscando se adaptar às novas formas de trabalho. 

E, claro, empresas deverão investir no desenvolvimento dos funcionários, oferecendo treinamentos e cursos para garantir que todos estejam alinhados com as mudanças que essa tendência pode e irá trazer. 

Imagem com uma robô e uma humana de frente representando as inovações do mercado de trabalho.
A tecnologia está presente no futuro do mercado de trabalho e, por isso, profissionais precisam se desenvolver e se adaptar às transformações.

Novas profissões do futuro 

Com todas as tendências e transformações do mercado de trabalho, é comum que surjam novas profissões, funções e ocupações. De acordo com o relatório anual The Future of Jobs do Fórum Econômico Mundial, organização internacional sem fins lucrativos, o aumento da digitalização pode causar grande rotatividade no mercado de trabalho nos próximos cinco anos. 

Entretanto, não é necessário preocupação. Embora algumas funções se tornem obsoletas, as novas tecnologias colaboram para a criação de empregos. As principais profissões emergentes listadas pelo Fórum Econômico Mundial são: 

  • Especialistas em sustentabilidade; 
  • Engenheiros de fintech; 
  • Analistas e cientistas de dados; 
  • Especialistas em Big Data; 
  • Engenheiros robóticos; 
  • Analistas de BI (business intelligence); 
  • Especialistas em inteligência artificial e machine learning. 

Como se destacar nesse cenário? 

O primeiro e mais importante passo para acompanhar as mudanças e evoluções do mercado de trabalho é buscar conhecimento teórico que poderá ser colocado em prática no dia a dia, como por meio de um MBA. 

O MBA USP/Esalq possui cursos de pós-graduação com temáticas atualizadas, que te ajudarão a se desenvolver para que você possa se destacar no mercado de trabalho. As aulas são 100% online e todos os MBAs são certificados pela USP. Conheça mais e comece a se atualizar na sua área ainda este ano!  

Você também pode gostar desses conteúdos: 

Autor (a)

Monique Gremes
Monique Gremes
Publicitária, apaixonada por comunicação, natureza, gatos e viagens. Amo aprender algo novo e colocar em prática todo o meu conhecimento. Me encontrei na área do marketing e escrever conteúdos ocupa um espaço grande em meu coração. Meu propósito é colaborar para que vivamos em um mundo melhor e acredito que não há forma mais poderosa do que viabilizar e espalhar o conhecimento por meio da escrita.

Compartilhar