quarta-feira, maio 18, 2022

Varejo Físico e Online: um MBA para o profissional do futuro

Trabalhar com varejo sempre foi algo bastante complexo e que envolve diversas áreas, com variáveis incertas. Com a pandemia de Covid-19 e a digitalização dos processos, o setor ficou ainda mais confuso para quem não está preparado. Hoje, um bom profissional da área tem de estar preparado para lidar com todas as etapas do varejo físico e online e saber como ultrapassar os novos obstáculos.

“A pandemia provocou uma aceleração digital e isso obriga os profissionais que trabalham diretamente no varejo a mudarem”, explica Marcos Luppe, professor do MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq. Nesta matéria, o professor fala um pouco sobre os diferenciais do curso e porque ele é fundamental para sua carreira.

Mas antes, se você já se decidiu fazer o MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq, não perca a oportunidade de começar ainda este semestre. Acredite no seu futuro e inscreva-se!

Leia também: Conheça o MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq

Aceleração digital

Escolha o melhor para sua carreira!

De acordo com Luppe, a pandemia de Covid-19 incentivou um processo de digitalização que mudou completamente o panorama do setor de varejo. Essa digitalização pode ser dividida em dois grandes processos interligados: o aumento do e-commerce e, consequentemente, a transferência de processos manuais para o digital.

O e-commerce não é um novo fenômeno no setor. A compra e venda online de produtos e serviços já passava por um crescimento constante na última década, mas, com a pandemia, muitos consumidores ficaram sem escolha “Cidadãos, pessoas como nós, acabamos, em função de um contexto do mercado, de lojas fechadas, avançando na digitalização da nossa jornada de compras.”, explica o professor.

Assim, o setor do varejo online teve um crescimento inédito durante os últimos dois anos, obrigando muitos varejistas a digitalizarem seus processos empresariais. A digitalização de processos também não é nenhuma novidade, mas com muitos profissionais e empresas dependendo inteiramente de operações digitais, a transformação tornou-se inevitável e necessária.

Leia mais: 3 tendências de varejo para você acompanhar

Novos desafios

Mão de uma pessoa segurando um cartão de crédito preto, enquanto a outra mão digita em um teclado de computador.
A pandemia causou muitas mudanças no setor de Varejo físico e online, mas a principal foi o crescimento do e-commerce.

Com mudanças tão rápidas, muitos profissionais não estão preparados para lidar com os novos processos e, ainda pior, os novos desafios. “Isso claramente obriga os profissionais que trabalham no varejo a mudar. É necessário buscar alternativas dentro deste ambiente digital.”, comenta Luppe.

Um dos problemas causados pelo aumento do e-commerce é a adaptação de toda uma cadeia de operações: “A cadeia que atende o varejo é muito grande. Estamos considerando o próprio varejo, assim como a área de serviços, de atacado e de indústria.”, explica o professor.

Além disso, com a descentralização do comércio, a distância geográfica entre os diferentes elos da cadeia e o próprio consumidor se tornou um elemento ainda mais importante e difícil de lidar: “O Brasil é um país grande, de extensão continental, onde existe muito regionalismo de operações varejistas em vários estados”, destaca Luppe.

Leia também: NRF: oportunidade de entender o varejo no mundo

Um profissional adaptado

Segundo Luppe, o MBA em Varejo Físico e Online é o curso certo para você se preparar para todas as variáveis do setor, sejam elas antigas ou novas. Os professores do curso fazem uma curadoria dos conteúdos e temas que são pertinentes ao mercado, e isso compõe o conjunto de disciplinas do curso.

“Há uma questão de análise de expansão dentro desse mercado, como quais são as melhores alternativas, e até a própria questão do digital. O curso busca abordar tudo isso. Temos disciplinas como Gestão Varejista, Insights do Consumidor, Varejo Online e E-commerce, Marketing Digital, Mobile Commerce, entre outras que tratam de operações – tanto no ambiente físico quanto no digital.”, esclarece o professor.

Além disso, a coordenação do curso é composta por professores USP, assim como 50% do corpo docente. A outra metade dos docentes é composta por profissionais respeitados no mercado de trabalho, com extensa atuação em suas respectivas áreas. Luppe conta que os professores “buscam entregar um sólido conteúdo aplicável às áreas abordadas nos cursos, com aplicabilidade prática”.

Leia mais: 6 temas de Varejo para você aprender antes do próximo ano

MBA USP/Esalq

Interior de um prédio de várias andares, com escadas rolantes e várias estantes mostrando diversos produtos.
No curso de Varejo Físico e Online, todas as aulas e provas são realizadas online.

Para concluir as razões pelas quais você deve fazer o MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq hoje, o professor cita alguns outros diferenciais do curso. As aulas são transmitidas ao vivo, mas ficam gravadas para que os alunos possam assisti-las quantas vezes quiserem ao longo do curso.

Além da flexibilidade, que permite que o aluno consiga conciliar os estudos ao trabalho, esse método também proporciona um espaço para interação. Durante as aulas, os alunos podem interagir diretamente com o professor, os moderadores e seus colegas, podendo tirar dúvidas e aproveitar o networking.

Ao final do curso, os alunos devem fazer a apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC), durante o qual são incentivados a tratar de assuntos da própria empresa em que trabalham. Desta forma, além de serem aprovados no MBA e receberem um certificado USP, eles também investem diretamente em suas carreiras durante o processo.

E aí? Quer se tornar um profissional preparado para o futuro? Então não perca tempo e inscreva-se no MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Caio Roberto
Jornalista e amante de história, línguas estrangeiras, cinema, literatura e videogames. Utilizo minha curiosidade natural e minha facilidade de me comunicar para descobrir mais sobre o mundo e tentar passar isso adiante. Acredito que nasci para contar histórias, independente da história, da mídia em que ela será contada e do meu papel nela.

Compartilhar

1 COMENTÁRIO

  1. Maravilha, Adorei seu texto, Tem um aplicativo chamado: Software PCG, esse programa é um agregador de sites de classificados, esse programa tem mais de 340 sites de anuncios onde você pode anunciar grátis, usando esse programa você pode anunciar seu conteudo automaticamente nesses 340 sites. Vale muito a pena usar, da pra anunciar qualquer coisa. Sempre uso esse programa para divulgar. Fica ai a sugestão… Seu post foi excelente. Abraços a todos.

Comentários estão fechados.