back to top

Entenda os desafios da gestão estratégica de pessoas no varejo e não erre mais!

Você sabia que a gestão estratégica de pessoas no varejo é fundamental para alcançar metas e gerar bons resultados? Na verdade, o papel do gestor de pessoas é um dos mais importantes em qualquer negócio ou empresa, e no varejo isso se torna ainda mais claro e expressivo.

“A gestão de pessoas é essencial em qualquer negócio ou empresa porque, se analisarmos só o CNPJ, concluímos que ele não existe. Quem faz a gestão e toma as decisões são as pessoas”, diz Marcos Luppe, coordenador e professor do MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq, que nos ajudou a entender mais a respeito da atuação desse profissional e os desafios da gestão estratégica de pessoas no varejo brasileiro. Vem ver!

Leia mais: Conheça o MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq

A atuação da gestão de pessoas

Não há dúvidas de que o varejo é um setor altamente dinâmico e flexível, né? Por esse motivo, os desafios para o gestor de pessoas são grandes. Segundo Luppe, um dos principais é a necessidade da mão de obra.

“Quando pensamos em qualquer negócio de varejo, como, por exemplo, o físico, tratamos de um setor altamente intensivo em uso de mão de obra. A gestão de recursos humanos, ou, como chamam algumas empresas, departamento de pessoas, realmente é muito importante nesse sentido.”

Desafios da gestão estratégica de pessoas no varejo

Segundo o professor, há alguns desafios específicos presentes no varejo brasileiro e que, se geridos corretamente, podem gerar uma equipe engajada com o propósito da empresa, uma liderança que alcança e entende seus colaboradores e uma empresa que consegue se comunicar, de maneira interna e externa, de forma unitária e efetiva. Veja mais sobre eles abaixo.

Baixa qualificação da mão de obra

Pelo seu dinamismo e flexibilidade, a área de varejo ainda luta com o desafio da qualificação. Para Luppe, esse é um ponto fundamental e que permeia todos os outros desafios.

“A baixa qualificação da mão de obra é o primeiro aspecto que as empresas acabam assumindo e que deveria ser responsabilidade do governo que, por fornecer políticas públicas de educação falhas, não cumpre esse requisito. Logo, o primeiro desafio é treinar e qualificar as pessoas, o que vem a ser um passo fundamental para os demais desafios.”

Leia mais: 6 temas de Varejo para você aprender antes do próximo ano

As gerações

O segundo desafio é a gestão das “gerações”. Segundo denominação americana, elas são divididas entre a geração X, nascidos entre 1960 e 1980; Geração Y ou Millennials, nascidos entre 1980 e 1995; e a geração Z, nascidos entre 1995 e 2010. E o grande desafio é criar uma conexão entre elas.

“Há um choque entre as gerações que trabalham no varejo. Normalmente, quem está na liderança são as pessoas com um pouco mais de idade e que, pela dinâmica de trabalho, devem lidar com as novas gerações e com as altas taxas de turnover, ou seja, os custos significativos de perder um colaborador”, explica Luppe.

A liderança

Segundo o professor, outro desafio importante é o papel da liderança, que envolve as decisões do gestor para seguir em meio às adversidades e manter sua equipe motivada para oferecer sempre um atendimento adequado aos consumidores.

homem de touca no papel de líder em um ambiente de varejo cheio de produtos. Essa imagem representa a gestão estratégica de pessoas no varejo.
A gestão estratégica de pessoas no varejo é um grande desafio aos líderes e implica diretamente nos resultados da empresa e na sua comunicação com colaboradores, fornecedores e clientes.

Valorizar o time

A valorização dos colaboradores é o último desafio citado por Luppe e que, segundo o professor, vai ao encontro do último ponto comentado sobre a liderança.

“Hoje, quando falamos das novas gerações, é necessário fazer com que elas entendam que existe um propósito estabelecido na empresa e que, obviamente, envolve o papel da liderança nesse processo”, finaliza o professor.

Você conhecia os desafios da gestão estratégica de pessoas no varejo? Comente aqui embaixo e não deixe de se inscrever no MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar