Carreira em Gestão de Projetos: para quem quer se destacar hoje!

Gerenciar equipes, cronogramas e entregas pode ser um desafio que exige dedicação e esforço, principalmente para quem escolhe trilhar uma carreira em Gestão de Projetos sem o auxílio de conhecimentos adequados e professores especializados. As responsabilidades da área demandam competências fundamentais para quem almeja bons resultados e ter um currículo atrativo ao mercado de trabalho.

“Hoje, as empresas buscam por alguém que consiga realizar demandas estratégicas de acordo com as metas e objetivos da organização”, afirma João Carlos Boyadjian, professor do MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq, que, nesta matéria, apresenta alguns motivos pelos quais você deve escolher essa carreira hoje mesmo. Vem ver!

Mas, antes, se você já se decidiu e quer investir no seu futuro como líder, saiba que a carreira em Gestão de Projetos é para você. Garanta presença ainda na turma do primeiro semestre do MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq e dê esse passo de confiança!

Confiança é o primeiro passo para o sucesso profissional!

Leia mais: Conheça o MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq

Competências indispensáveis

Boyadjian elenca alguns dos diferenciais que tornam os gestores de projeto tão importantes às organizações:

  • Adaptabilidade
  • Resiliência
  • Comunicação
  • Negociação
  • Influência
  • Coordenação
  • Entre outras

“Esses profissionais, além de possuírem essas habilidades consideradas adequadas e necessárias, sabem como aplicá-las no momento certo, tendo conhecimentos das melhores Hard Skills para os tipos de projetos em que atuam”, explica.

Mulher que escolheu a carreira em Gestão de Projetos escrevendo em uma lousa cheia de post-its
Escolha investir na sua carreira em Gestão de Projetos com o MBA USP/Esalq e dê o primeiro passo de uma jornada cheia de conquistas.

Áreas de atuação

De acordo com o professor, gestores de projetos podem atuar em todas as áreas do saber. Confira algumas possibilidade:

  • Áreas que requerem desenvolvimento de produtos ou serviços de forma única.
  • Projetos de inovação ou produção.
  • Desenvolvimento de serviços sob encomenda – públicos ou privados.
  • Serviços particulares.

“Hoje, as empresas buscam estes profissionais, seja para se manter alinhadas à área de Compliance, pela necessidade de inovações ou mesmo para atender ao pedido de um cliente. As práticas de gerenciamento são recomendadas em qualquer caso”, comenta Boyadjian.

Pessoas que escolheram a carreira em Gestão de Projetos discutindo em uma sala de reunião
A carreira em Gestão de Projetos abre diversas possibilidades profissionais pela sua amplitude e espaço em qualquer organização.

Leia mais: Saiba quais diferenciais são importantes ao escolher uma pós-graduação

Impactos de uma boa gestão de projetos

Como vimos, a carreira em Gestão de Projetos é uma ótima opção para quem quer se destacar profissionalmente. Isso porque um bom gestor de projetos pode ser fundamental de diversas formas, onde estiver.

Segundo Boyadjian, um gestor de projeto pode impactar em um negócio ao:

  • Agir com responsabilidade, com os investimentos autorizados.
  • Trabalhar dentro da legalidade.
  • Organizar processos de trabalho, focando nos objetivos e projetos da organização.
  • Administrar positivamente os recursos materiais do projeto.
  • Exercer uma boa comunicação com sua equipe, clientes e parceiros.
  • Aplicar as ferramentas adequadas ao porte e complexidade do projeto (metodologias ágeis etc.).
  • Lidar com um time geograficamente distribuído pelo mundo.
  • Estimular sua equipe a pensar com contingências.
  • Gerenciar conflitos internos e externos ao projeto.
  • Acompanhar a evolução das boas práticas de gestão no mercado de trabalho.
  • Desenvolver práticas que atendam aos hábitos e regras de conduta definidos pela organização.
  • Elaborar relatórios de status para clientes e alta direção.

Bônus: MBA para uma carreira em Gestão de Projetos

Para concluir a lista de motivos do porquê você deve escolher a carreira em Gestão de Projetos, nada melhor que falar sobre uma pós-graduação que incentiva o aprendizado e o desenvolvimento profissional, além de proporcionar muito networking e oportunidades durante as aulas.

O MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq pode alavancar sua carreira e te inserir de uma vez por todas no tão cobiçado mundo da gestão. De acordo com Boyadjian:

“O MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq certamente irá proporcionar conhecimentos alinhados às práticas de Gestão de Projetos, tais como as novas habilidades que um gestor precisa para liderar um projeto e as técnicas para lidar com o mundo da agilidade”, diz.

O professor também explica que, durante o MBA, os alunos trabalham em equipe, aprendendo a lidar com conflitos e mudanças, a trabalhar com stakeholders que impactam seus projetos e a aplicar técnicas de administração de cronogramas, orçamentos, contratos e riscos.

“Os alunos também estudam a gestão por meio do uso de aplicativos e softwares atualizados. Tudo isso sem contar as dicas para obtenção da certificação de gerenciamento de projetos mais cobiçada de todas, o PMP (Project Management Professional, em tradução, Gestor de Projetos Profissional)”, finaliza Boyadjian.

Viu só? Sua carreira em Gestão de Projetos está a um passo de distância. É só se inscrever MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq e começar sua jornada de conquistas!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar