quinta-feira, setembro 29, 2022

NRF: oportunidade de entender o varejo no mundo

A NRF é a oportunidade perfeita para entender o varejo no mundo e quase obrigatório para o profissional varejista. Afinal, como vimos anteriormente, o evento é tradição no universo do mercado de consumo, além de abranger até mesmo outras áreas e, por esse e outros motivos, ser referência global.

Quer saber mais? Então se prepare para uma aula de conhecimentos, em que Marcos Luppe, professor do MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq, comenta alguns pontos estratégicos da NRF para entender o varejo no mundo. Confira!

Vale lembrar que uma pós-graduação como o MBA USP/Esalq coloca você em contato com o que há de mais atual no mercado e ajuda seu currículo a se destacar no mundo corporativo.

Confiança é o primeiro passo para o sucesso profissional!

A casa do Varejo

O professor inicia explicando como a metade dos participantes do evento estão inseridos de alguma forma no mercado varejista, e como os temas tratados são diretamente relacionados ao varejo no mundo e ao mercado de consumo.

“Tudo isso em um evento no qual são discutidas as principais tendências do mercado, inclusive questões que tratam de fatores econômicos e que podem impactar o consumo ou até mesmo tecnologias”, comenta.

carrinho de mercado em miniatura em cima de um notebook, fazendo uma analogia ao varejo pelo mundo
A NRF une o varejo pelo mundo, um evento amplo e multicultural.

Leia mais: Conheça o MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq

Inovação e startups

O evento contou com duas áreas dedicadas, o Inovattion Lab,em tradução, laboratório de inovação, em que ocorrem as discussões a respeito do futuro; e a Startup Zone, em tradução, zona de startup, em que os participantes se relacionam com startups de vários países e têm acesso a várias inovações.

“Para quem trabalha no varejo ou está relacionado ao mercado de consumo, a NRF é essencial. Isso porque esse profissional vai buscar entender tudo que está acontecendo no mercado e, mais do que isso, tudo que pode vir a acontecer. Uma das tendências discutidas, por exemplo, foi o metaverso – temática bastante abordada e que garantiu diversas discussões”, explica Luppe.

O professor continua: “A NRF é um evento fundamental para conhecer pessoas e fazer contatos. Isso pela quantidade significativa de estrangeiros que participam do evento – quase 16 mil – e os vários eventos patrocinados por empresas brasileiras que podem ser frequentados e geram muito networking.”

E se a NRF é fundamental por proporcionar discussões sobre tendências,networking e o varejo no mundo, saiba que existe um lugar onde você pode aprender ainda mais sobre esses assuntos e conta com análises do evento feitas por especialistas.

O MBA USP/Esalq

Segundo Luppe, os assuntos tratados no evento são levados às aulas e discutidos com os alunos com base em alguns temas específicos selecionados. Conheça alguns deles:

Menina sentada estudando o varejo pelo mundo
O MBA em Varejo Físico e Online traz tudo sobre NRF e as tendências de varejo no mundo para você.

O novo ambiente de negócios

Com a pandemia da Covid-19, o mercado reagiu, durante os últimos dois anos, a uma onda de mudanças e incertezas que impactaram de maneira significativa no comportamento do consumidor.

“A pandemia realmente impactou uma série de questões relacionadas ao mercado e sucedeu em um crescimento das vendas online e nas restrições do consumo presencial em lojas físicas. Além disso, surgiram novos comportamentos de consumo e a presença do home office, que impactou totalmente a forma das pessoas consumirem”, explica o professor.

Tecnologias

Mais uma vez, a inteligência artificial e a digitalização de processos foram pautas presentes no evento. Segundo Luppe, alguns dos pontos importantes que serão tratados no MBA são o uso da inteligência artificial e de robôs em processos industriais e os meios de pagamentos sem contato humano, temas que foram destaque no evento.

O metaverso

Nas palavras do professor, “o assunto mais discutido na NRF”, o metaverso foi o ponto alto do evento e das tendências de varejo, e liderou as discussões nas palestras e encontros.

“Foram cinco palestras específicas apenas para tratar do tema, que surgiu de maneira tão forte que fez até com que o próprio Facebook mudasse o nome de sua marca para ‘Meta’”, comenta Luppe.

Nova loja física

Se engana quem pensa que, com a digitalização caminhando a passos largos, as lojas físicas estão perto de seu fim. Segundo o professor, as novas lojas físicas, apesar do crescimento online, continuam relevantes aos consumidores, mas isso não diminui a necessidade de uma transformação.

Supplychain

Em tradução, cadeia de suprimentos, o supplychain trouxe discussões a respeito do comportamento de cada consumidor com base na interação entre os ambientes digital e físico.

“Em função da fusão entre os ambientes on e offline, as pessoas querem ter a melhor experiência possível em qualquer ambiente, seja comprando em e-commerces, aplicativos ou lojas físicas. Isso implica em uma revolução nas áreas de supplychain, logística etc.”

Ecossistemas de negócios

Em resumo, os ecossistemas de negócios ocorrem quando várias empresas, de áreas de negócios e setores diferentes, interagem e convivem em um mesmo ambiente de mercado.

“A Amazon, nos EUA, ou mesmo a Magazine Luíza aqui no Brasil, estão caminhando para serem ecossistemas de negócios”, finaliza Luppe.

Bônus: Networking!

Mais do que falar de networking em sala de aula, no MBA USP/Esalq, assim como na NRF, você tem contato com profissionais de diversas áreas e lugares do mundo. Dessa forma, a troca de experiências e o aumento da sua rede de contatos tornam-se algo valioso e útil para seu crescimento pessoal e profissional.  

Aqui no MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq você aprende tudo sobre NRF e tendências de varejo no mundo, além de poder estudar em um modelo 100% online e acessível. Legal né? Comece hoje mesmo!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Marido, cristão, apaixonado pela vida e por boas amizades. Uma longa caminhada até aqui tornou possível minha integração no mundo da Comunicação e agora me aventuro na produção de conteúdos escritos e, sinceramente, não poderia estar mais feliz. Hoje, me encontrei dentro das escritas e do aprendizado diário em um mundo cheio de histórias das quais espero descobrir.

Compartilhar