Será que uma das maiores redes de fast-food do mundo investe em tecnologia ou isso só é necessário para empresas que ainda estão em crescimento?
Investir em tecnologia, desenvolvimento de aplicativo e programa de pontos são apenas algumas das estratégias para fidelizar seu público e ampliar, ainda mais, a participação do McDonald’s em um mercado deliciosamente competitivo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, as vendas digitais da empresa já representam 61% do total, um número bem expressivo para uma marca que já atua aqui há 45 anos.
Neste ano, o investimento na América Latina será de aproximadamente US$ 350 milhões para abrir 90 restaurantes, sendo que 50 deles serão no Brasil, principalmente no Sudeste.
Quais os principais investimentos em tecnologia?
- Quiosques de autoatendimento.
- Aplicativos de delivery.
- Sistemas de pedido online.
- Treinamento da equipe para melhorar a experiência do cliente.
Além disso, a empresa também tem investido em soluções de logística e gestão de estoque, bem como em tecnologias de marketing digital para se manter competitiva no mercado brasileiro de fast-food.
A Arcos Dorados, empresa que administra a rede na América Latina, registrou um aumento de 32,4% nas vendas no quarto trimestre de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. E no Brasil as vendas cresceram 6,2%, também no quarto trimestre.
Com presença forte em comunicação offline, o McDonald’s também investe no marketing digital para atrair e engajar seus fiéis clientes. Confira abaixo algumas estratégias adotadas pela rede.
Presença nas redes sociais
O McDonald’s mantém perfis ativos em diversas plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, onde compartilha conteúdo relevante, interage com os seguidores e promove suas ofertas e campanhas.
Campanhas publicitárias online
A empresa utiliza anúncios pagos em mecanismos de busca, redes sociais e outros sites para alcançar seu público-alvo e promover seus produtos e promoções.
Programas de fidelidade e aplicativos
Investimento forte em aplicativos móveis e programas de fidelidade para incentivar os clientes a fazerem pedidos online, oferecendo descontos exclusivos, brindes e outras recompensas para os usuários cadastrados.
Marketing de influenciadores
A marca colabora com influenciadores digitais para promover seus produtos e aumentar o alcance de suas campanhas, especialmente entre os públicos mais jovens.
Marketing de conteúdo
Criação e compartilhamento de conteúdo relevante e envolvente — como vídeos, artigos e infográficos — em seu site e em suas redes sociais para educar, entreter e engajar os consumidores.
Sempre em constante evolução, o Méqui, apelido carinhosamente dado pelos brasileiros, continua a se adaptar e inovar em sua abordagem de marketing para acompanhar as mudanças nas preferências dos consumidores e no ambiente digital.
(Fonte: Valor Investe)
Você também vai gostar desses conteúdos:
Prepare-se para o futuro com o MBA USP/Esalq: matrículas abertas!
Como o MBA em Digital Business pode transformar os negócios
Digital Business: o MBA fundamental para as carreiras do futuro