terça-feira, julho 5, 2022

Digital Business: o MBA fundamental para as carreiras do futuro

Você sentiu as mudanças que vieram com os avanços tecnológicos das duas últimas décadas? Agora, diversos processos podem ser feitos de maneira digital, por aplicativos ou internet, de uma forma mais rápida do que jamais foi possível. Assim, surgiu uma nova designação para os negócios que se aproveitam disso: o Digital Business.

Hoje, algumas das maiores e mais famosas empresas do mundo trabalham exclusivamente com tecnologias digitais, como a Meta (empresa responsável pelo Facebook e outras plataformas) e o Google. Mas, com o tamanho do leque de possibilidades que as novas tecnologias permitem às empresas, não é preciso ser do setor tecnológico para trabalhar de maneira inteiramente digital, de modo que o Digital Business está presente em todos os setores da economia mundial.

Por isso, nesta matéria, conversamos com o professor Marcos Luppe, professor e vice-coordenador USP do MBA em Digital Business USP/Esalq. Ele comenta os diferenciais do curso e as razões que o fazem essencial para qualquer profissional que quer estar pronto para os desafios do futuro. Confira!

Leia também: Conheça o MBA em Digital Business USP/Esalq

O Digital Business é necessário

Dois homens que trabalham com Digital Business sentam a uma mesa, utilizando com um computador e um tablet, enquanto olham para uma televisão com informações de negócios e conversam.
Apesar de necessário para o sucesso dos negócios, a integração no Digital Business pode ser um desafio para alguns profissionais.

De acordo com Luppe, a rapidez com que a digitalização dos processos aconteceu mundialmente fez com que muitos profissionais não estivessem preparados para aceitar a nova realidade. Uma das principais dificuldades é a resistência que muitas pessoas têm de mudar e aceitar novos paradigmas.

Entretanto, por mais difícil que seja aceitar uma nova realidade, o Digital Business é mais do que apenas o resultado da chegada de novas tecnologias: ele representa uma mudança do que é fazer negócios. Assim, é essencial que todos os profissionais que busquem sucesso compreendam esse novo momento. Para isso, é necessário capacitação para que essa visão esteja dentro das empresas.

“Essa jornada de transformação digital depende muito das pessoas, de uma mudança de mindset na direção dessa cultura digital. O foco principal do curso é capacitar as pessoas para entender esse contexto de mercado e desenvolver nas empresas em que trabalham uma estratégia e uma necessidade de implementar mudanças organizacionais”, explica o professor.

Leia mais: Como o MBA em Digital Business pode transformar os negócios

Tempo de adaptação

Escolha o melhor para sua carreira!

Outro ponto importante da rápida digitalização dos processos é o curto tempo em que isso ocorreu. Com isso, mesmo entre profissionais que possuem entendimento da importância do Digital Business, muitos não conseguiram se adaptar a tempo e têm dificuldades com os novos processos.

Essa dificuldade de adaptação pode ser sentida na baixa produtividade desses profissionais ao utilizarem os novos processos. Outro aspecto importante é a falta de entusiasmo que as dificuldades dos novos processos podem causar nessas pessoas, que se sentem menos capacitadas.

Por isso, o MBA em Digital Business USP/Esalq tem como objetivo diminuir o tempo de adaptação pelo qual os profissionais passam, ajudando-os a compreender melhor essa nova realidade. “Existe uma necessidade dos profissionais se atualizarem e estarem preparados para todas essas questões que estão acontecendo no mercado e o conteúdo que é abordado no Digital Business vai exatamente nessa direção”, comenta Luppe

Leia também: Como a digitalização pode impactar a empresa em que você trabalha

De tudo um pouco

Pessoas que trabalham com Digital Business sentam a uma mesa com vários notebooks, tablets e celulares para trabalhar.
O Digital Business traz diversas facilidades para as empresas, mas para que sua implementação seja feita de uma forma eficiente, é preciso estar preparada para isso.

Segundo o professor, por englobar tudo que está envolvido com as novas tecnologias, o Digital Business está em todos os setores da economia. Dessa forma, o conteúdo do curso é bastante amplo e diversificado, calcado em três pilares: tecnologia, processos e pessoas, com temas como:

  • Novos mindsets voltados para a transformação digital das empresas;
  • Questões como ecossistemas digitais, estratégias e modelos de negócios digitais;
  • Metodologias ágeis, gestão da inovação;
  • Marketing Digital: SEO, Google Analytics, Mobile Marketing entre outros;
  • Questões ligadas ao consumidor: insights do consumidor, mapeamento da jornada do consumidor, UX (User Experience);
  • Operações.

Para que isso seja feito de uma maneira completa, a coordenação do curso e 50% do corpo docente são compostos por professores da Universidade de São Paulo (USP). A outra metade dos professores é composta por profissionais respeitados no mercado de trabalho, com extensa atuação em suas respectivas áreas. De acordo com Luppe, os professores “buscam entregar um sólido conteúdo aplicável às áreas abordadas nos cursos, com aplicabilidade prática.”

Leia mais: Entenda a diferença entre Digital Business e Data Science

MBA USP/Esalq

Para concluir as razões pelas quais sua carreira precisa do MBA em Digital Business USP/Esalq, o professor também comenta alguns outros diferenciais do curso:

  • Inteiramente online;
  • Aulas ao vivo, com espaço para interação dos alunos entre si e com os professores;
  • Presença contabilizada por meio de provas que podem ser realizadas em até três semanas após a transmissão das aulas (que ficam gravadas para serem reassistidas até o fim do curso);
  • Certificado USP, igual ao dos cursos presenciais;
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado para o estudo de problemas da própria empresa em que o aluno trabalha.

E aí? Quer se tornar um profissional preparado para levar as novas tecnologias para qualquer empresa e se destacar no mercado de trabalho? Então, não perca tempo e se inscreva no MBA em Digital Business USP/Esalq!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Caio Roberto
Caio Roberto
Jornalista e amante de história, línguas estrangeiras, cinema, literatura e videogames. Utilizo minha curiosidade natural e minha facilidade de me comunicar para descobrir mais sobre o mundo e tentar passar isso adiante. Acredito que nasci para contar histórias, independente da história, da mídia em que ela será contada e do meu papel nela.

Compartilhar