Tudo o que você precisa saber sobre ESG e Gestão!

Falar de práticas sustentáveis é hoje algo mais que necessário, principalmente quando o assunto é entender tudo sobre elas e aplicá-las no âmbito profissional. Para isso, o curso de ESG e Gestão do Essential é a escolha certa para colocar você a par dessa tendência e impulsionar seu currículo profissional.

Nesta matéria você descobre tudo sobre a relação entre ESG e Gestão diretamente com a especialista Andreia Marques, professora deste curso, que explica por que este é um tema em constante crescimento. Vem ver!

Leia mais: Precisa melhorar o currículo? Conheça os cursos Essential!

A relação entre ESG e Gestão

Como o ESG (Environmental, Social and Governance, que, em tradução, seria Meio-ambiente, Social e Governança) trata de pautas como sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, é de se esperar que em algum momento ele se relacione com a gestão.

“ESG é um conjunto de práticas nas três dimensões (Ambiental, Social e Governança) que procura atenuar e reduzir riscos e, simultaneamente, potencializar impactos positivos do negócio. Pode-se dizer que ESG é o ‘business case da sustentabilidade’, à medida que demonstra que a boa gestão dos aspectos sociais, ambientais e de governança se convertem em longevidade e lucros para as empresas”, comenta.

A professora continua. “Dessa forma, uma boa gestão, que almeje a longevidade e lucratividade, deve obrigatoriamente gerenciar bem estes aspectos.”

Mas por que é importante considerar ESG em uma boa gestão?

De acordo com uma pesquisa realizada pela CIO Research, líder em pesquisas de mercado, com ajuda da Seekment, referência em avaliação e análise de informações, muitos líderes e executivos brasileiros já consideram o ESG como parte da sua gestão e se identificam com temas relevantes como mudança climática, economia circular e igualdade de gênero.

A pesquisa – A Sustentabilidade na Agenda dos Líderes da América Latina – também mostra que as organizações já não mais consideram ESG como apenas um programa, mas um grande direcionamento na abordagem de um negócio. Dos entrevistados, 64% dos executivos consideram a sustentabilidade como algo lucrativo e benéfico às empresas.

Segundo Andreia, “a abordagem ESG chama o empresário a considerar aspectos sociais e ambientais em sua tomada de decisão. A medida em que isso acontece, a empresa reduz o risco de suas operações não estarem alinhadas às demandas do mercado e da sociedade. Essa redução de risco se reflete em melhor precificação do capital investido.”

Leia mais: Os impactos do ESG nos negócios

lâmpadas em um cenário de céu azul, representando a relação entre ESG e Gestão
Inscreva-se no curso Essential de ESG e Gestão e seja referência no mercado!

Benefícios da especialização

Se você ainda tem dúvida se deve ou não investir em ESG, saiba que nunca existiu um momento tão certo. Isso porque, de acordo com a professora, cada vez mais o olhar abrangente sobre os aspectos dos negócios (e isso inclui sustentabilidade) são requisitados por empresas e corporações.

“Antes os profissionais eram focados na tomada de decisão visando apenas os aspectos econômicos/financeiros. O profissional com base sólida nos temas ESG consegue melhor identificar os pontos críticos de cada setor e assim apoiar as empresas numa melhor gestão de risco e oportunidades”, finaliza Andreia.

Deu para entender como ESG e Gestão estão tão interligados? Aproveite essa oportunidade de se inscrever neste curso Essential e invista no seu desenvolvimento profissional!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar