back to top

Saiba quais diferenciais são importantes ao escolher uma pós-graduação

Se você está pensando em fazer uma pós-graduação Lato sensu, é importante ficar de olho nos diferenciais que as instituições oferecem. Qualidade de ensino e bons professores são requisitos básicos para qualquer empresa da área de educação. Por isso, são os elementos extras que realmente fazem a diferença no seu currículo e carreira.

Considerando o contexto social e econômico que estamos vivendo, as instituições que já estavam adaptadas para o EAD (ensino a distância), por exemplo, conseguiram garantir a continuidade das aulas com a mesma qualidade, sem a necessidade de grandes mudanças estruturais ou qualquer confusão burocrática.

Então, podemos entender que as instituições que estão ligadas à tecnologia e que possuem um bom time de desenvolvimento digital estão menos propensas a causar dor de cabeça nos alunos em épocas de crises e incertezas.

Que tal conferir alguns outros diferenciais para ficar de olho ao escolher sua pós-graduação?

Leia mais: Este é o momento de fazer o seu MBA USP/Esalq

Modernização

Como falamos acima, acompanhar as transformações digitais é um dos diferenciais que facilitam a vida dos estudantes. Portanto, escolher uma instituição que inclui a modernização como um de seus valores proporciona mais segurança de que haverá cumprimento na entrega do que foi contratado.

Assim, é importante conhecer um pouco mais sobre a pós-graduação escolhida e entender se ela já está veiculada a uma instituição que tenha boas referências quando o assunto é tecnologia. 

Mulher sentada de frente para o monitor com uma caneta na mão e com cara de surpresa pelos diferenciais oferecidos em sua pós-graduação
Modernização é apenas um dos diferenciais que você deve buscar em uma pós-graduação. Outros fatores também são importantes e fazem a diferença na sua experiência.

Atendimento personalizado

O atendimento personalizado também é parte dos diferenciais que você pode observar quando for escolher a sua pós-graduação. Converse com alunos que já estão cursando ou ex-alunos e pergunte sobre o relacionamento com o departamento de Secretaria.

É interessante contar com canais de comunicação que vão além do e-mail e telefone. O Whatsapp e o Telegram, por exemplo, já são aplicativo essenciais nos dias de hoje.

A instituição também pode designar um colaborador que ficará responsável pela sua turma. Dessa forma, todas as dúvidas e questionamentos podem ser enviados para uma pessoa a quem você tem acesso sem burocracia, em vez de tentar contato por um e-mail genérico da instituição.

Tenha certeza de que você será bem atendido e suas angústias e anseios amparados. Afinal, uma pós-graduação vai além dos conhecimentos técnicos e deve ser uma experiência enriquecedora, social e emocionalmente.

Leia mais: Depoimentos: experiências compartilhadas de quem fez MBA USP/Esalq

Interação

Especialmente agora, que o EAD ganhou destaque e ainda mais importância, promover interação entre alunos e professores é fundamental para garantir que o processo de aprendizado seja eficaz.

Que tal unir dois diferenciais? Interação e modernização trabalham juntas para desenvolver aplicativos e ferramentas que proporcionam trocas de informação e conhecimento, além de muito networking.

Já pensou em uma pós-graduação que oferece uma rede social exclusiva para alunos? Ou que disponibilize um aplicativo próprio para assistir às aulas onde e quando quiser? Vale ficar de olho nesses benefícios ao escolher um curso de pós-graduação.

Mulher sentada em frente ao monitor, utilizando um dos diferenciais de sua pós: a interação.
Você já tinha pensado na interação como um dos diferenciais que não podem faltar na sua pós-graduação? Pois saiba que esse é um ponto fundamental!

Certificado

Tudo que falamos acima é muito importante para que sua experiência seja a melhor durante seu curso. Contudo, é preciso garantir que os alunos continuem colhendo bons frutos após a conclusão da pós.

Por isso, optar por uma instituição que disponibilize um certificado de peso no mercado faz toda a diferença. Também é importante ter certeza que o certificado oferecido pelo EAD é igual ao dos cursos presenciais.

E só instituições comprometidas em proporcionar a mesma qualidade nos cursos de EAD e presenciais podem proporcionar esses diferenciais de certificação.

Flexibilização

Conciliar uma rotina profissional atribulada com as demandas da vida pessoal e os estudos pode ser uma tarefa desanimadora. Diante disso, as instituições que oferecem a possibilidade de flexibilização do processo de aprendizagem merecem destaque.

Contudo, a flexibilização não implica em oferecer conteúdo desatualizado para os alunos. Observe a periodicidade das aulas ao vivo e quais possibilidades de acesso à gravação dessas aulas a instituição oferece.

Neste caso, podemos juntar três diferenciais fundamentais para uma boa experiência na pós-graduação: flexibilização, interação e modernidade. A partir disso surgem funcionalidades que conferem mais conforto e praticidade para a rotina dos alunos, como o desenvolvimento de aplicativos para assistir às aulas.

Professores de qualidade

Pode parecer óbvio, mas uma instituição que apresenta um corpo docente de qualidade com certeza vai te surpreender e ser um dos diferenciais do seu currículo.

Uma dica é verificar se os professores estão ligados a uma grande instituição, de renome no mercado e já consolidada. Isso aumenta a chance de aulas realmente enriquecedoras e grande entrega de conteúdo.

Se parte do corpo docente for composta por professores renomados, a outra parte pode, por exemplo, sem composta por profissionais do mercado e empreendedores. Essa junção de expertises proporciona uma experiência única e muito valiosa para os alunos, com grande aplicação da teoria na prática.  

Você já tinha pensado em todos esses diferenciais ao escolher um curso de pós-graduação? E se nós te contarmos que o MBA USP/Esalq possui todas essas características e muitas outras? Conheça mais sobre os cursos aqui!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Marina Petrocelli
Marina Petrocelli
Mais de 12 anos se passaram desde minha primeira experiência com Comunicação Social. Meus primeiros anos profissionais foram dedicados às rotinas de redações com pouca ou nenhuma relevância digital. O jornalismo plural se resumia em apurar os fatos, redigir a matéria e garantir uma foto expressiva. O primeiro sinal de mudança veio com a proposta para mudar de realidade e experimentar um formato diferente de produzir. Daí pra frente, as particularidades do universo do marketing se tornaram permanentes. Ah! Também me formei em Direito (com inscrição na OAB e tudo). Mas nem tudo se resume às minhas habilidades profissionais. Como produtora de conteúdo, me interesso por boas histórias, de pessoas reais ou em séries, filmes e livros, especialmente distopias. Gosto de montar roteiros de viagens e reconhecer estrelas e constelações em um aplicativo no celular. Museus, música e arte no geral chamam minha atenção, assim como cultura pop.

Compartilhar