back to top

Gestão no agronegócio: os desafios da bovinocultura e como superá-los

As últimas décadas marcaram um momento de muitas transformações no mercado de trabalho como um todo. O agronegócio, um dos setores econômicos mais antigos da história, também foi afetado por essas mudanças e, atualmente, o setor de bovinocultura tem passado por grandes desafios. Mas algumas técnicas de gestão no agronegócio podem ajudar!

O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, além de ser o segundo maior produtor de carne bovina, atrás apenas dos EUA. Isso faz com que o setor, além de gerar empregos e renda para inúmeras famílias, seja também o responsável por um dos produtos mais nobres para as pessoas: a carne.

Mas, com o desenvolvimento de novas tecnologias, o mercado tem ficado cada vez mais competitivo e, assim, manter um negócio funcionando de maneira sustentável também fica mais difícil. Hoje, já não há mais espaço para profissionais sem conhecimento técnico e empresas desatualizadas.

Por isso, conversamos nesta matéria com Thiago Carvalho, professor do MBA em Agronegócios USP/Esalq. Ele fala dos desafios que o setor de bovinocultura tem passado e por que a gestão no agronegócio é a chave para o futuro. Confira!

Leia também: Como as tecnologias IA e IoT ajudam o Agronegócio

Os desafios

Grupo de bovinos se agrupem em um curral e olham para a câmera em uma fazenda com boas técnicas de gestão no agronegócio.
O futuro da bovinocultura depende da implementação de boas técnicas de gestão no agronegócio.

De acordo com o professor, o setor tem passado por uma grande transformação ao longo de toda a cadeia de produção. “Hoje, os produtores têm necessidade de aumentar sua produção, sem aumentar as áreas de pastagem. Assim, o objetivo deve ser aumentar a produtividade, utilizando as novas tecnologias desenvolvidas”, comenta.

No entanto, os profissionais da área têm passado por dificuldades em acessar essas novas tecnologias, sendo um dos motivos o alto preço dos materiais. Além disso, aqueles que têm acesso, muitas vezes, não conseguem fazer um uso eficiente, desperdiçando grandes investimentos em aquisição.

Esses dois aspectos das dificuldades pelas quais os pecuaristas passam demonstram também um problema ainda maior no setor: a dificuldade de grande parte dos profissionais da área em deixar processos já ultrapassados e se adaptar a essa nova realidade.

Leia mais: Por que investir em marketing no agronegócio?

A gestão no agronegócio

Tudo de mais atual no agronegócio, onde e quando você quiser!

Segundo Carvalho, a importância do uso de técnicas de gestão no agronegócio se justifica ao ajudar os pecuaristas, assim como toda a cadeia de produção, a identificar os gargalos existentes no processo produtivo. “Estes gargalos, ainda desconhecidos, podem estar nos processos de produção, comercialização, financeiros e, até, de pessoas”, explica o professor.

Além disso, o uso dessas técnicas ajuda esses profissionais a fazerem um uso mais eficiente dos fatores de produção em todas as etapas da cadeia. “Dessa forma, eles conseguem ter uma melhora significativa da margem e da rentabilidade de suas atividades”, comenta ele.

Leia também: O Agronegócio brasileiro e as relações internacionais depois de um ano de pandemia

O futuro da bovinocultura

Trabalhador rural tira leite de vaca utilizando maquinário em uma fazenda orientada por boas técnicas de gestão no agronegócio.
A modernização das fazendas é uma das tendências para a bovinocultura, advindo do uso de técnicas de gestão no agronegócio.

O professor acredita que o setor continuará se transformando e, nos próximos anos, passará por mudanças drásticas, com um processo de tecnificação que irá desde a indústria de insumos até o setor de distribuição. Para ele, não haverá espaço para o amadorismo e a especulação de terras. Serão necessários uma maior visão empresarial e um maior uso do planejamento.

“As fazendas que não investirem em produtividade e tecnologia deixarão a atividade ou mudarão de segmento, e as que persistirem deverão seguir o caminho das indústrias de insumos, frigoríficas e de varejo, ou seja, adotar uma produção em larga escala e com aumento da concentração”, finaliza Carvalho.

Você também tem passado por dificuldades no setor de bovinocultura? Gostou de saber mais da importância da gestão no agronegócio para o futuro? Então, não perca tempo e se inscreva no MBA em Agronegócios USP/Esalq para aprender em detalhes como fazer o uso dessas técnicas e muito mais!

Você também pode gostar:

Autor (a)

Caio Roberto
Caio Roberto
Jornalista e amante de história, línguas estrangeiras, cinema, literatura e videogames. Utilizo minha curiosidade natural e minha facilidade de me comunicar para descobrir mais sobre o mundo e tentar passar isso adiante. Acredito que nasci para contar histórias, independente da história, da mídia em que ela será contada e do meu papel nela.

Compartilhar