back to top

ESG: quais as vantagens e como aplicá-lo?

O mundo moderno tem exigido cada vez mais que negócios possuam uma postura voltada à responsabilidade ambiental, social e de governança e, por isso, o termo “ESG” ganhou grande destaque nos últimos anos. 

O conceito de ESG refere-se a três pilares essenciais: Ambiental (Environmental), Social e Governança Corporativa (Governance). Esses princípios direcionam empresas para desenvolverem práticas mais sustentáveis, transparentes e éticas, o que traz inúmeros benefícios às corporações, aos colaboradores e à sociedade como um todo. 

Neste conteúdo, você verá quais as vantagens de implementar o ESG nas empresas e como fazer para aplicá-lo de modo prático e eficiente. Acompanhe! 

Os critérios de ESG 

O ESG retrata um conjunto de critérios que levam em consideração a relação que as empresas possuem com o impacto ambiental que causam, as interações sociais que fazem parte da rotina e até mesmo as práticas de governança da corporação. 

O quesito ambiental se concentra na gestão dos recursos naturais e os efeitos causados pela empresa. Já o social refere-se a questões de inclusão, diversidade e direitos humanos. Por último, o pilar de governança corporativa faz uma análise do sistema de liderança, ética e tomada de decisões. 

Imagem apresentando 4 cubos com as seguintes escritas: Environment, Social, Governance e ESG.
Implementar os critérios de ESG em uma empresa beneficia o meio ambiente e a sociedade em geral.

Benefícios de implementar o ESG 

Aplicar as práticas ESG nas corporações possibilita um mundo de benefícios que colaboram para que grande parte da população alcance uma melhor qualidade de vida. Ao implementar estratégias ambientais, a consequência é a redução de emissões de carbono e a diminuição do consumo de recursos naturais que são limitados, o que contribui para a preservação do meio ambiente. 

As práticas de ESG voltadas ao pilar social têm como intuito melhorar as condições sociais ligadas à diversidade e inclusão, além de aplicar práticas que melhorem as condições de trabalho dos colaboradores, possibilitando que a empresa retenha talentos, fortaleça a sua imagem e aumente a confiança dos consumidores e clientes. 

Assim como a adoção de práticas consistentes de governança corporativa, como a transparência organizacional e a tomada de decisões éticas, essas práticas colaboram para aumentar a confiança de investidores e minimizam o risco de escândalos ligados à empresa. 

Leia mais: Marketing 5.0: o que é e qual a importância? 

Como aplicar os princípios de ESG? 

Para aplicar os princípios de ESG em uma corporação, é necessário que algumas análises sejam feitas e processos implementados, como: 

  • Avaliação inicial: análise extensa das práticas atuais da empresa em relação aos pilares de ESG. 
  • Definição de metas: após a avaliação inicial, é preciso estabelecer metas claras e mensuráveis com o intuito de direcionar o progresso em cada uma das práticas a serem implementadas. 
  • Aplicação dos processos internos: implementação dos princípios de ESG nos processos internos da empresa, envolvendo o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis ou, até mesmo, promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo. 
  • Engajamento dos times: envolver e engajar colaboradores, clientes e outros stakeholders para que a implementação dos pilares de ESG seja feita de forma eficiente. 

Desafios e como superá-los 

Embora haja diversos benefícios de implementar as estratégias ESG, grande parte das corporações enfrenta desafios neste processo. As maiores dificuldades envolvem mudar a cultura organizacional, mensurar os resultados das estratégias implementadas e a falta de comprometimento de algumas equipes. 

As ações-chave para superar desafios são um treinamento eficaz e uma liderança comprometida e preparada para lidar com situações que podem acontecer frequentemente. Além disso, é necessário implementar um sistema de monitoramento de métricas para avaliar dados das implementações. 

Para que a aplicação de estratégias de ESG seja feita com sucesso, é necessário que líderes se especializem no assunto. Uma das melhores formas de aprofundar os conhecimentos na temática é por meio de um MBA. 

A USP/Esalq possui o MBA em Gestão de Negócios, que conta com um corpo docente renomado e aulas transmitidas on-line. Você pode estudar quando e de onde quiser! Aproveite essa oportunidade e especialize-se em um MBA certificado pela USP, uma das melhores universidades do mundo. Inscreva-se agora mesmo

Você também pode gostar desses conteúdos: 

Autor (a)

Monique Gremes
Monique Gremes
Publicitária, apaixonada por comunicação, natureza, gatos e viagens. Amo aprender algo novo e colocar em prática todo o meu conhecimento. Me encontrei na área do marketing e escrever conteúdos ocupa um espaço grande em meu coração. Meu propósito é colaborar para que vivamos em um mundo melhor e acredito que não há forma mais poderosa do que viabilizar e espalhar o conhecimento por meio da escrita.

Compartilhar