back to top

O que você sabe sobre realidade virtual e realidade aumentada?

Com a tecnologia cada vez mais presente nos processos e cotidiano das empresas, duas afirmações surgem com força total. A primeira delas é que não há mais espaço para preconceitos sobre a “digitalização” do mundo e das empresas. Estamos vivendo a era digital. A segunda, ainda mais clara, é que são considerados atrasados aqueles que não conhecem e aplicam os recursos que o digital promove. É o caso da realidade virtual e da realidade aumentada, por exemplo.

A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Inclusive, são um dos assuntos tratados nas aulas do MBA em Data Science e Analytics USP/Esalq. Mas você sabe a diferença entre elas?

Transforme dados em informação!

Leia mais: Como a tecnologia aprimora a aprendizagem imersiva

Experiência imersiva

Essa é a essência presente nos recursos, mas que também os difere. Enquanto a realidade virtual (VR) transporta o usuário para um ambiente virtual, a realidade aumentada (AR) traz informações digitais ao ambiente real, quase que “dando vida” aos elementos apresentados.

Imagem de um olho com circulos que representam elementos virtuais ao redor, em referência à realidade virtual e aumentada.
Realidade virtual e realidade aumentada são dois assuntos que você precisa conhecer, e que são parte dos conteúdos do MBA USP/Esalq!

Diferentes realidades

Para falar especificamente das duas realidades, é preciso saber que ambas oferecem uma experiência imersiva e interativa para o usuário, mas existem diferenças significativas entre elas.

Como visto acima, a realidade virtual leva o usuário para um ambiente virtual criado por um software, por meio de alguns equipamentos, como o headset de VR, que tem o papel de promover total imersão e interação do usuário com o lugar em que ele está. Um exemplo disso são os jogos que, cada vez mais atuais, tentam sair do “controle joystick” e inserem o jogador no universo criado.

De acordo com a Grand View Research, empresa mundialmente famosa de pesquisa e consultoria, o mercado global de realidade virtual deve crescer a uma taxa composta anual de 21,6% até 2027, e um dos fatores apontados é justamente o crescimento do mercado de jogos VR.

Já a realidade aumentada é uma tecnologia que sobrepõe informações digitais no ambiente real. Ela pode funcionar por meio dispositivos mobile, que usam a câmera para capturar a imagem do ambiente e acrescentam elementos virtuais, como textos, imagens ou gráficos. Segundo a MarketsandMarkets, o mercado global de realidade aumentada também deve crescer até 2026, com uma taxa composta anual de 29,5% e uma previsão de atingir o valor de US$ 56,8 bilhões.

Leia mais: Tendências de Tecnologia: você está preparado para o que vem por aí?

Sobre as aplicações

Não é à toa que esse crescimento vem acontecendo em todos os âmbitos do mercado. A tecnologia tomou rumos incalculáveis e a tendência é que, em breve, processos dos mais simples aos mais complexos utilizem recursos virtuais para execução. Confira abaixo algumas áreas em que a realidade virtual e realidade aumentada já são utilizadas:

  • Treinamento: a RV e a RA são usadas para treinamentos em diversas áreas, desde a operação de equipamentos, até a prática de habilidades de comunicação e vendas.
  • Design e Engenharia: já é muito comum a utilização da RV e a RA para visualização de projetos em 3D e para fazer alterações em tempo real.
  • Varejo: a RA permite criar experiências de compras mais interativas e personalizadas, um fator cada vez mais bem visto pelo consumidor que busca experiências imersivas e que facilitam o processo de compra.
  • Marketing: seguindo o mesmo exemplo do Varejo, a RA auxilia na criação de campanhas publicitárias interativas e que geram conexão com o consumidor.
  • Assistência técnica: o fornecimento de suporte técnico remoto já é uma realidade. Pela RA, técnicos podem visualizar problemas em tempo real e fornecer soluções mais rapidamente a quem precisa.
  • Saúde: ambas as tecnologias podem ser usadas para simular cirurgias e procedimentos médicos complexos, promovendo treinamento aos médicos para que pratiquem procedimentos complexos antes de realizá-los em pacientes reais.

Uma coisa é certa: a realidade virtual e a realidade aumentada já são parte da realidade do mercado, e cabe às empresas inovar em seus processos e buscar profissionais que podem fazer a diferença. Com o MBA USP/Esalq, você pode ser um desses profissionais. Inscreva-se hoje mesmo!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar