back to top

Metaverso: saiba como se engajar nessa novidade

Imagine uma realidade totalmente nova, criada para proporcionar a realização de atividades cotidianas e interação, tudo de maneira digital. Essa é a proposta do Metaverso, que está movimentando o mercado em todos os seus âmbitos e aumentando as expectativas de um futuro promissor.

Desde que o Facebook anunciou a mudança de nome para Meta, em 2021, muito se tem falado do surgimento desse recurso e suas aplicações. Agora, cabe às empresas participarem da corrida de preparação para essa nova forma de engajamento digital.

Afinal, o Metaverso é a tendência do momento, de acordo com o relatório de tendências e mudanças, “The Future 100, criado e divulgado anualmente pela agência global de comunicações de Marketing Wunderman Thopson.

Como o MBA USP/Esalq acompanha todas as tendências e novidades do mercado, nesta matéria você fica por dentro dos principais tópicos que você precisa saber sobre Metaverso e como o tema conquistou as discussões sobre futuro. Está preparado? Então, continue a leitura!

Leia mais: Tendências de Tecnologia: você está preparado para o que vem por aí?

Por dentro do conceito de Metaverso

Para começar, é preciso entender o que é o Metaverso. Trata-se, então, de uma extensão da nossa realidade, no formato digital, onde pessoas podem conviver entre si por meio de avatares (figuras gráficas que simulam a identidade dos usuários dentro daquela plataforma).

Mulher loira dentro do metaverso
O Metaverso é uma extensão da realidade que conhecemos, transferindo características do nosso mundo ao digital.

Embora pareça apenas uma nova forma de rede social, esse recurso se estende ao mercado de diferentes maneiras. Segundo o relatório mencionado, esse é o grande motivo pelo qual as grandes marcas de tecnologia estão de olho na ferramenta.

Além do Facebook, nomes como Microsoft, afirmaram estar trabalhando na construção do “Metaverso Empresarial”.

Da mesma forma, empresas de jogos também estão investindo recursos em suas plataformas para agregar o Metaverso. A Epic Games, famosa no mercado de jogos, investiu, em 2021, US$ 1 bilhão como apoio a sua “visão de longo prazo para o Metaverso”.

A Nvidia, empresa de tecnologia conhecida por seus aparelhos eletrônicos e hardwares, iniciou seu “Metaverso para engenheiros”, com a abertura do Omniverse, plataforma de simulação de designs 3D realistas.

Extensão para todos

Se engana quem pensa que o Metaverso está relacionado apenas a empresas que trabalham, de alguma forma, com tecnologia.

Segundo o relatório, mesmo empresas de outros setores estão de olho na tendência e, mais do que isso, investindo recursos.

O Metaverse Group, por exemplo, anunciou recentemente planos para lançar o Metaverse REIT, um fundo de investimento imobiliário inédito para bens.

Assim, quanto antes as empresas investirem nesse futuro (que já é uma realidade), mais a frente estarão das demais concorrentes e irão se beneficiar de um mercado que flerta constantemente com o digital.

Representação de uma pessoa no metaverso
O Metaverso pode ser o começo de uma nova era proporcionada pela digitalização.

Leia mais: NRF: o evento que você precisa conhecer!

Vale a adesão

Assim como as empresas, os profissionais que buscam se destacar no mercado devem conhecer e dominar as novas tecnologias e tendências do mercado, o que inclui o Metaverso.

Pensando nisso, uma pós-graduação pode ser a chave para te colocar à frente dos demais a sua volta. No caso dos MBAs USP/Esalq, você tem acesso a conteúdos atuais e relevantes para seu desenvolvimento profissional, com aulas acessíveis e professores de renome.

Aproveite essa oportunidade para liderar as discussões mais atuais, como Metaverso, no seu negócio e investir na sua carreira com o MBA USP/Esalq. Inscreva-se!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar