O valor da troca de experiências e aconselhamento profissional

Frequentemente nos encontramos em situações em que damos ou recebemos conselhos. Seja no trabalho ou na vida pessoal, a possibilidade de conversar com outras pessoas sobre desafios e a troca de experiências se tornam alicerces para guiar decisões.

No ambiente corporativo, técnicas de orientação e desenvolvimento profissional se tornaram populares. Nota-se essa tendência diante da popularização de metodologias como coaching, mentoring e counseling, práticas que auxiliam a gestão de pessoas.

As metodologias são aplicadas individualmente com o objetivo de desenvolver habilidades e melhorar a qualidade de vida nas empresas. Conversamos com o professor do MBA USP/Esalq Jaime Caetano de Almeida, mentor em planejamento e desenvolvimento de carreiras, para entender as diferenças entre as três práticas e em quais momentos são mais recomendadas. Confira!

Confiança é o primeiro passo para o sucesso profissional!

Qual é a diferença entre coaching, mentoring e counseling?

As três abordagens são endereçadas a ajudar profissionais em diferentes momentos de suas carreiras e há possibilidade de que as atividades coexistam a depender da necessidade, de acordo com o professor. Entenda por quê:

  • Coaching: processo aplicado por profissionais credenciados, que dá suporte ao desenvolvimento profissional do coachee. Tem o foco em aproveitar as crenças e habilidades como vantagens, com foco no resultado de curto e médio prazo para levar o profissional a atingir seu maior potencial. Trabalha com objetivos específicos e mensuráveis. Além disso, é cada vez mais frequente que empresas preparem uma parte da sua liderança para atuar como coaching da sua equipe.
  • Mentoring: baseia-se na relação entre duas pessoas em uma corporação, em que uma delas têm maior experiência. O mentor pode ser uma pessoa da empresa ou profissional de mercado, que vai ajudar a pessoa mentoreada a entender seu momento de carreira e de vida e fazer um aconselhamento de acordo com o que o mentor já viveu.
  • Counseling: realizado por um profissional altamente treinado para lidar com temas psicológicos, que podem ajudar o profissional em momento de alto estresse ou abalo de saúde mental. Foca na melhora do autoconhecimento e entendimento do momento profissional da carreira. Normalmente é um processo reativo, em que o counselor é procurado na sequência do acontecimento de um fato.

Leia mais: Como o MBA em Gestão de Pessoas influencia equipes de alta performance

Blocos contruídos por uma mão estabelecem a caminhada em ascenção de uma pessoa em analogia aos benefícios da troca de experiências para desenvolvimento profissional.
As abordagens de coaching, mentoring e counseling visam guiar o desenvolvimento profissional e, consequentemente, pessoal

Coaching, mentoring e counseling: benefícios somente para vida profissional?

As metodologias são utilizadas na vida profissional, mas afetam também a vida pessoal. “Quando uma pessoa vive um momento de felicidade profissional, isso reverbera para a vida pessoal dela também. Da mesma forma, se a pessoa vive um momento de abalo da saúde mental no trabalho, isso afeta sua vida pessoal”, exemplifica o mentor.

Os benefícios das três abordagens se estendem para a vida pessoal de diversas formas, uma vez que elas visam gerar mais autoconhecimento, que pode ser aplicado no desenvolvimento profissional e no dia a dia fora do trabalho.

Leia mais: Conheça o MBA em Gestão de Pessoas USP/Esalq

Troca de experiências e liderança

Quanto melhor preparada a pessoa que exerce liderança, maior vai ser seu impacto sobre sua equipe, como explica Jaime de Almeida. “O gestor, ou bom líder, é o profissional que consegue fazer uma orientação da sua equipe, ora exercendo o papel de coach, ajudando os profissionais a crescerem e desenvolverem, mas também trabalhando com outros profissionais dentro da empresa que possam atuar como mentor”.

As práticas de coaching e mentoring servem para ajudar a construir uma visão de carreira, uma a curto prazo e outra a longo prazo, aliada a conexões com a vida, de tal forma que os profissionais possam se beneficiar de tudo aquilo que vão desenvolver em seu trabalho para suas vidas como um todo.

A troca de experiências e aconselhamento profissional, proporcionadas pelas três abordagens, são ferramentas valiosas para apoio de profissionais dentro e fora do ambiente de trabalho. Se você busca ser um bom líder, invista em aprimoramento profissional para saber mais sobre essas e outras abordagens. Aproveite e inscreva-se no MBA em Gestão de Pessoas USP/Esalq!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Letícia Santin
Letícia Santin
Jornalista, gosto de leituras que me cativem e de aprender de tudo um pouco. Minhas experiências profissionais com comunicação me fizeram apreciar a transmissão de conhecimentos e ideias de uma forma descomplicada e acessível. No meu tempo livre, gosto de fazer maratonas de filmes e séries, meditar, desenhar e cozinhar.

Compartilhar