back to top

ChatGPT e os impactos da inteligência artificial

Quando pensamos em Inteligência Artificial (IA), é comum que a imagem de um robô humanoide de filmes de ficção científica venha à mente. Esse tipo de tecnologia, chamada de Super Inteligência, já é estudada, mas na prática não existe. Entretanto, os impactos da inteligência artificial conhecida por Narrow AI (em tradução, Inteligência Artificial “Estreita”) já podem ser vistos no dia a dia de modo muito mais sutil, como, por exemplo, nos nossos celulares.

A tecnologia leva o adjetivo de “estreita” por sua função de resolver problemas específicos. Alguns tipos de aplicações da IA passam despercebidas, como acontece no aplicativo Waze, que tem modelos baseados em inteligência artificial para nos ajudar a encontrar a melhor rota. Esse tipo de recurso traz inúmeros benefícios para a sociedade, mas também apresenta mudanças no mercado de trabalho que preocupam muitos profissionais.

Neste artigo, você descobre mais sobre os impactos da inteligência artificial diretamente de um especialista – Fabiano Castello, professor do MBA em Digital Business USP/Esalq. Confira!

Leia mais: Inteligência Artificial e seus cuidados: você está preparado?

Aplicações atuais da IA

A inteligência artificial é aplicada em empresas para agilizar e facilitar processos. Desta forma, a tecnologia permite resultados mais assertivos. Castello cita alguns exemplos de aplicações atuais da IA e os benefícios gerados:

  • Previsão de funcionários que irão sair da companhia: ajuda nos processos de retenção.
  • Previsão do tempo de uma reação química dentro de um reator: auxilia a otimizar o tempo de produção e utilização de recursos em uma indústria química.
  • Priorização de clientes que tem mais chance de comprar produtos: ajuda a concentrar esforços neste público e não em toda a base de clientes.

Além disso, até mesmo as aplicações médicas já são observadas com resultados positivos, com tecnologias aplicadas na análise de exames para detectar possíveis doenças. Esse tipo de tecnologia pode auxiliar na rapidez e assertividade do diagnóstico, que é validado por um médico.

Imagem de uma pessoa segurança uma ilustração com as letras AI, de Inteligência Artificial em inglês. A ilustração tem pequenos balões que sinalizam comunicações, com relação aos impactos da inteligência artificial.
A inteligência artificial pode ser uma catalisadora de processos

Impactos no futuro: ChatGPT

Trabalhos com tarefas repetitivas, com critérios claros, serão os primeiros a sentir os impactos da Inteligência Artificial, inclusive com o risco de desaparecerem, como prevê o professor.

“Há alguns anos eu defendo que toda atividade que está relacionada com criatividade está mais protegida da inteligência artificial. Professores, escritores e consultores de tarefas muito específicas são as pessoas que estão mais protegidas”, diz o especialista.

Mas mesmo algumas profissões relacionadas à criatividade já podem esperar mudanças, devido a tecnologias como o ChatGPT. Este recurso tem foco em diálogos virtuais, com algoritmo desenvolvido com base em redes neurais e Machine Learning. O modelo é avançado em geração de textos, que permitem interação. Dado os avanços da inteligência artificial, Castello aponta para mudanças significativas no mercado de trabalho.

O ChatGPT é um dos maiores avanços da inteligência artificial nos últimos anos, mas há uma ressalva:

O professor explica que, historicamente, a humanidade tem uma tendência de acreditar em resultados vindos do computador. “Isso acontece porque a lógica tradicional do computador sempre foi determinística, ou seja, se você partir dos mesmos parâmetros, sempre vai ter a mesma resposta, isso faz do computador extremamente confiável”, aponta. Mas isso não acontece com o ChatGPT.

“Você pode fazer a mesma pergunta para o ChatGPT e ter duas respostas diferentes”, acrescenta. O especialista destaca que esta tecnologia ainda comete muitos erros e tem limitações sérias, como não dizer a fonte de informações que traz como resposta. Entretanto, não há como negar que é uma tecnologia impressionante, que deve melhorar e ter diversas aplicações no futuro, como pontua Castello.

Leia mais: O que a inteligência artificial ensina sobre o futuro

Inteligência Artificial: um meio e não um fim

O docente descreve a IA como uma ferramenta para resolver problemas. Essa tecnologia permite que o processo aconteça de forma mais rápida e assertiva.

Saiba mais sobre os impactos da inteligência artificial e suas aplicações em corporações no MBA em Digital Business USP/Esalq. As inscrições estão abertas, inscreva-se!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Letícia Santin
Letícia Santin
Jornalista, gosto de leituras que me cativem e de aprender de tudo um pouco. Minhas experiências profissionais com comunicação me fizeram apreciar a transmissão de conhecimentos e ideias de uma forma descomplicada e acessível. No meu tempo livre, gosto de fazer maratonas de filmes e séries, meditar, desenhar e cozinhar.

Compartilhar