Para ser um lĂder de sucesso, vocĂȘ precisa de mais que conhecimentos tĂ©cnicos e qualificaçÔes administrativas superiores hoje em dia, e a inteligĂȘncia emocional para lĂderes Ă© certamente um dos pontos de atenção que vocĂȘ precisa desenvolver. Afinal, os critĂ©rios para seleção de lĂderes em empresas evoluĂram do modelo tradicional.
Isso nĂŁo quer dizer que as companhias deixaram de considerar capacidades operacionais, mas passaram a priorizar outras conhecidas como soft skills para cargos com maiores responsabilidades. A professora Sirley Almeida, do MBA em GestĂŁo de Pessoas USP/Esalq, explica a importĂąncia da inteligĂȘncia emocional para lĂderes e aponta os passos para que vocĂȘ possa desenvolver a sua. Confira!
Leia mais: Autoconhecimento e inteligĂȘncia emocional: como essas habilidades se encaixam agora?
InteligĂȘncia emocional e o sucesso nos cargos de liderança
LĂderes que possuem inteligĂȘncia emocional tĂȘm mais probabilidade de terem sucesso profissional. A professora cita o escritor Daniel Goleman, autor do livro âInteligĂȘncia Emocional â A teoria revolucionĂĄria que redefine o que Ă© ser inteligenteâ, onde indica que este nĂvel de inteligĂȘncia responde por cerca de 80 a 100% do sucesso nas funçÔes de liderança, inclusive no nĂvel da alta administração.
De acordo com Sirley, um ambiente que convida as pessoas a serem elas mesmas, com suas forças e vulnerabilidades, favorece o maior engajamento com o propĂłsito e metas da empresa. âO lĂder que consegue identificar os prĂłprios sentimentos e os dos outros, que Ă© capaz de buscar suas fontes de motivação e de gerir bem as emoçÔes dentro de si e nos seus relacionamentos, influenciarĂĄ a construção e fortalecimento deste ambienteâ, diz.
Com comprovação do sucesso, as habilidades subjetivas se tornaram prioridade para a contratação de lĂderes. Um estudo publicado pela Harvard Business Review observou que as empresas redefiniram os papĂ©is dos altos executivos nas Ășltimas duas dĂ©cadas. As capacidades operacionais e de administração financeira continuam com grande relevĂąncia, mas tĂȘm menos importĂąncia. Ao invĂ©s destas, as companhias priorizam uma qualificação acima de todas: forte habilidade social, mais conhecida como soft skills.
Como desenvolver a inteligĂȘncia emocional para lĂderes
A professora tambĂ©m explica que, no ambiente de trabalho, a liderança exerce um poder de influĂȘncia importante e a atitude de lĂderes em relação Ă s prĂłprias emoçÔes e sentimentos Ă© fundamental para estimular e ajudar a equipe a se desenvolver. Pensando nisso, separamos quatro passos para desenvolver sua inteligĂȘncia emocional, sendo eles:
- Autopercepção: adquirir consciĂȘncia sobre o que estĂĄ pensando e sentindo, principalmente nos momentos de maior tensĂŁo.
- Gerenciamento das prĂłprias emoçÔes: para administrar suas emoçÔes vocĂȘ precisa conhecĂȘ-las. O comportamento impulsivo Ă© o maior inimigo dos profissionais.
- Reconhecer, valorizar, considerar o outro: isso inclui desenvolver conscientemente a escuta ativa – ouvir sem distraçÔes; interessar-se genuinamente pelo que o outro traz na fala, na postura e na expressĂŁo facial; treinar o reconhecimento de emoçÔes nos rostos das pessoas e incluir as emoçÔes e sentimentos nas conversas.
- GestĂŁo das relaçÔes: exige o amadurecimento de duas aptidĂ”es emocionais – o autocontrole e a empatia. Quanto maior a autopercepção e percepção social, melhor serĂĄ o gerenciamento de relaçÔes.
Leia mais: InteligĂȘncia Emocional: a ferramenta para resolução de problemas
Håbitos para interação com o time
Se vocĂȘ estiver se perguntando como aplicar a inteligĂȘncia emocional para lĂderes na prĂĄtica, a professora explica que nĂŁo existe um modelo, mas o melhor caminho Ă© o estabelecimento de diĂĄlogos abertos e transparentes – trazer os sentimentos para a conversa pode ajudar muito. Nas interaçÔes com o time, algumas açÔes podem ser muito positivas:
- Perguntar como as pessoas estĂŁo se sentindo.
- Saber se alguém gostaria de compartilhar algum acontecimento da vida (pessoal ou profissional).
- Nos processos de tomada de decisĂŁo, perguntar se estĂĄ claro para todas as pessoas o porquĂȘ da definição tomada e se elas se sentem confortĂĄveis.
âPara que um ambiente de diĂĄlogo seja realmente efetivo, Ă© fundamental que a liderança tenha um interesse genuĂno nessa direção para que suas açÔes sejam sustentĂĄveis ao longo do tempo, mesmo diante dos desafios que, com certeza, surgirĂŁo. Afinal, somos todos iniciantes no aprendizado desse nosso nĂvel de consciĂȘnciaâ, finaliza a professora.
Se aprofundar nos estudos sobre inteligĂȘncia emocional para lĂderes e desenvolver suas habilidades profissionais sĂŁo apenas alguns dos motivos pelos quais vocĂȘ deve se inscrever no MBA em GestĂŁo de Pessoas USP/Esalq. Saiba mais sobre o curso e invista na sua carreira!
VocĂȘ tambĂ©m pode gostar desses conteĂșdos: