quinta-feira, dezembro 1, 2022

Quer desenvolver seu networking? O MBA USP/Esalq é o lugar certo!

Em qualquer carreira, construir relacionamentos é essencial. Conversar com outros profissionais e formar laços implica em desenvolver seu networking, termo em inglês que significa rede de contatos. Desta forma, você amplia conhecimentos, conquista oportunidades de trabalho e tem mais possibilidades de trocar ideias e experiências.

A princípio, existem muitos meios para o desenvolvimento do networking. Você pode, por exemplo, conhecer novas pessoas em eventos, cursos, reuniões, palestras, e outras ocasiões em que haja essas trocas. Para te mostrar na prática, conversamos com Helena Ferreira da Silva, aluna do curso de Gestão de Pessoas do MBA USP/Esalq, que contou como essas oportunidades proporcionadas pelo curso contribuíram para o desenvolvimento da sua rede de contatos. Vale a pena sua leitura!

Leia mais: Carreira e networking: sua vida profissional precisa de contatos? Faça MBA USP/Esalq!

Importância e benefícios de desenvolver seu networking

As redes sociais são um ótimo exemplo de como desenvolver seu networking. Ao considerarmos o LinkedIn, vemos a importância da conexão com pessoas, da mesma área profissional ou não, para formar uma rede de compartilhamento de ideias, opiniões e experiências.  

Assim também acontece fora das redes sociais. Helena, que atua como coordenadora de desenvolvimento de pessoas, conta que sua experiência no curso do MBA USP/Esalq contribuiu para expandir suas conexões com outros profissionais que conheceu durante as aulas e eventos.

“Fiz networking para compartilhar informações, conhecimentos e, curiosamente, para empreender”, conta a aluna. Helena diz que essa construção de relações traz benefícios além da área profissional, uma vez que “amplia fronteiras do conhecimento, de interação interpessoal, de inovação e consequentemente de maiores oportunidades de realização.”

Imagem de uma pessoa conversando com outra para remeter o desenvolvimento de seu networking
Inscreva-se no MBA USP/Esalq e aproveite a oportunidade de desenvolver seu networking!

Leia mais: Networking é importante? Veja o que alunos do MBA USP/Esalq pensam!

Como desenvolver seu networking

Os cursos do MBA USP/Esalq contam com diferentes ferramentas para estimular o networking entre os alunos. As oportunidades estão nas aulas, palestras, eventos e outras iniciativas.

As interações entre profissionais, sejam alunos, professores ou especialistas convidados são frequentes e contribuem para a expansão da rede de contatos, como aconteceu com Helena. Confira algumas formas de interações proporcionadas pelo networking do MBA USP/Esalq:

  • Contato com professores: interações entre alunos e professores por meio da plataforma Move, onde acontecem as aulas online.
  • Comunicação entre alunos: o Zoom do Intervalo é uma das ações realizadas para incentivar a interação entre alunos. Ele acontece durante os intervalos entre as aulas, quando os alunos se reúnem em uma sala virtual para interagirem entre si.
  • Palestras: esse tipo de evento acontece com frequência durante o MBA. Nos encontros, os alunos têm oportunidade de interagir com os palestrantes com perguntas e apontamentos.
  • Eventos: um dos eventos mais esperados pelos alunos e professores é o MBX. O evento conta com atrações, palestras e é uma oportunidade para troca de conhecimentos e networking.

Aumentar nossa rede de contatos e nutri-la são pontos importantes por diversos motivos. Por exemplo, se pensarmos no networking como uma rede literal, formada por nós interligados que formam a malha, podemos visualizar como um único contato pode contribuir com a conexão de um todo.

Leia mais: Networking do MBA USP/Esalq: aproveite sua pós-graduação ao máximo!

Imagem de peças coloridas conectadas por fios para simbolizar as conexões quando se desenvolve o networking
Desenvolver seu networking é fazer com que você seja parte de uma grande rede de contatos e oportunidades.

Rede de contatos e a ideia de mundo pequeno

É comum reforçar a ideia de um “mundo pequeno” quando se encontra uma pessoa distante que conhece um amigo próximo. De acordo com o professor e psicólogo estado-unidense Stanley Milgram, a verdade é que isso acontece porque estamos interligados por meio das pessoas que já conhecemos.

A tese proposta pelo professor indica que bastam seis elos de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam conectadas. Portanto, o networking permite que exista conexão com pessoas muito distantes de nós, mas próximas do amigo de um outro amigo.

O MBA USP/Esalq conhece a importância do networking para seus alunos e suas respectivas carreiras, e por esse motivo investe na ferramenta. Aproveite essa oportunidade de desenvolver seu networking e ampliar seus contatos em um ambiente de muito aprendizado e se inscreva no MBA USP/Esalq!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Letícia Santin
Letícia Santin
Jornalista, gosto de leituras que me cativem e de aprender de tudo um pouco. Minhas experiências profissionais com comunicação me fizeram apreciar a transmissão de conhecimentos e ideias de uma forma descomplicada e acessível. No meu tempo livre, gosto de fazer maratonas de filmes e séries, meditar, desenhar e cozinhar.

Compartilhar