Imagine uma rotina cheia de tarefas importantes para você, como trabalho, lazer, entre outras coisas que você julga fundamentais, mas que você sente que não dá conta totalmente de nenhuma delas mesmo com muito esforço. Você já se sentiu assim? Então saiba que a gestão do tempo pode ser a solução para evitar essa situação de uma vez por todas.
Esse cenário é mais do que comum na vida da maioria das pessoas. O principal problema é que, ao chegar nesse impasse, passamos a nos limitar para novas possibilidades, caminhos e, consequentemente, nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
Nesta matéria você confere a opinião de um especialista no assunto. Gino Terentim, professor do MBA USP/Esalq, explica alguns fundamentos importantes sobre a gestão de tempo e dá várias dicas para você conseguir superar essas limitações. Confira!
Leia mais: Experiências de vida e crescimento profissional: o que eles têm a ver?
A pergunta certa para a gestão do tempo
De acordo com pesquisas realizadas pelo ISMA-BR – Internacional Stress Management Association Brasil – mais da metade dos brasileiros sofrem com sobrecarga de tarefas cotidianas, o que pode resultar em problemas de saúde como o burnout, por exemplo.
Assim, a gestão do tempo se torna um fator fundamental para evitar a sobrecarga. Segundo Terentim, “a grande questão da gestão do tempo não é sobre como fazer mais coisas, mas entender o porquê não fazemos o que precisamos fazer e, ao invés disso, fazemos o que não precisamos. Ao longo do dia, cada um de nós passa por isso.”
Seguindo o raciocínio, o professor também explica a importância de entender a pergunta certa a ser respondida e, a partir daí, buscar respondê-la da melhor forma.
“Se você conseguir identificar qual a pergunta que você quer responder ao longo do seu dia, sua semana e seu ano, vai ser mais fácil encontrar uma resposta. O nosso grande problema é que buscamos respostas sem ter clareza da pergunta certa que desejamos responder”, comenta Terentim.
A gestão do tempo pode ser o que você precisa para dar seus próximos passos.
Hábitos transformam
Se você já entendeu as perguntas certas que deve responder, então está pronto para o próximo passo: mudança de hábitos. Isso porque, segundo o professor, são os hábitos ruins que roubam nosso precioso tempo e nos levam à improdutividade e procrastinação.
“Ao criar hábitos ruins, você passa a não prestar mais atenção ao que faz durante seu dia, colocando em sua rotina diversas tarefas que, acima de tudo, roubam seu tempo e te consomem”, explica Terentim.
Leia mais: Languishing: você está livre dessa ameaça?
Sobre ferramentas de gestão do tempo
Como uma abordagem mais prática, uma das ferramentas citadas por Terentim para a gestão do tempo é o Ikigai (em tradução, razão de viver), uma filosofia que se divide em quatro domínios aplicáveis na nossa vida:
- Fazer algo que amamos.
- Fazer algo que fazemos bem.
- Fazer algo que o mundo necessita que façamos.
- Fazer algo em que sejamos pagos.
Ao definir seu Ikigai, você pode encontrar as respostas que precisa para uma boa gestão do tempo e pensar nos próximos passos que deseja para sua vida. Ainda assim, é preciso cuidado para não utilizar esse tipo de ferramenta da maneira errada. “É preciso entender se estamos utilizando as ferramentas para fazer mais daquilo que precisa ser feito, e não para fazer ainda mais daquilo que não precisa ser feito”, adiciona o professor.
Para finalizar, Terentim indica uma leitura – O poder do hábito, de Charles Duhigg – e um Ted Talk que trata sobre a procrastinação. Confira abaixo:
Qual o seu próximo passo?
Temos uma boa notícia: tudo que você viu nessa matéria pode ser aplicado a partir de agora! Por isso, é importante entender que uma boa gestão do tempo irá permitir que você pense nos seus próximos passos.
Uma ótima opção é investir no profissional, por exemplo. Isso porque você pode (e deve) se atualizar e qualificar para o mercado de trabalho. Para isso, o MBA USP/Esalq é perfeito para você alcançar essa meta.
Tenha certeza que investir em um MBA USP/Esalq é mais que possível, principalmente quando aliado à gestão do tempo. Ao fazer essa escolha, saiba que você terá dado o primeiro passo em um caminho cheio de conquistas. Inscreva-se!
Você também pode gostar desses conteúdos: