Problemas financeiros? Planejar pode ser a solução!

Se você se sente que estagnou devido a uma onda de problemas financeiros que te impedem de enxergar uma saída para investir no seu futuro, saiba que isso é mais comum do que parece. Principalmente com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas sentiram um impacto negativo em suas vidas financeiras, como o endividamento e aumento das despesas.

Esse panorama foi observado em uma pesquisa recente desenvolvida pela Serasa em parceria com a Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado online, onde 63% das pessoas entrevistadas afirmaram aumento dos gastos devido à pandemia. O estudo aponta que a busca por alternativas para manter a balança financeira “equilibrada” aumentou, principalmente por meio da redução de gastos desnecessários e um maior planejamento financeiro.

Ainda segundo a pesquisa, a pandemia gerou impactos no bolso das pessoas de diferentes maneiras e interferiu significativamente nas suas relações interpessoais, na gestão financeira e visão de futuro. Nesta matéria, você confere como alguns hábitos contribuem para o surgimento de problemas financeiros e quais são os benefícios da gestão do seu dinheiro focada em investimentos para o futuro. Vem ver!

Confiança é o primeiro passo para o sucesso profissional!

Leia mais: Dicas de economia pessoal para tempos de crise

Hábitos para se evitar

É importante pontuar que alguns erros e comportamentos inadequados na gestão do seu dinheiro podem resultar em problemas financeiros. Um artigo publicado pelo professor Elisson de Andrade, mestre e doutor em Economia Aplicada pela Esalq/USP, traz uma lista de hábitos que podem resultar em uma situação de “estresse” financeiro se realizados em conjunto. Confira alguns deles:

  • Gastar mais dinheiro do que se ganha;
  • Utilizar crédito com muita frequência;
  • Utilizar o máximo do limite do cartão de crédito;
  • Não possuir um fundo de emergência para situações inesperadas;
  • Não pagar suas contas na data de vencimento;
  • Contar com o dinheiro do mês seguinte para pagar débitos atuais;
  • Recorrer a empréstimos dentro da empresa ou obter crédito por meio de instituições financeiras, para pagar as despesas do dia a dia ou outros débitos;
  • Não guardar dinheiro para previdência complementar;
  • Perder dinheiro em fraudes ou enganações.

Uma boa maneira de evitar estas situações é realizar uma gestão realista dos seus recursos e gastos, com a determinação de prioridades e cortes de despesas desnecessárias. Principalmente em momentos de crise, é bom rever seu planejamento financeiro e entender como adequá-lo à sua realidade.

visão dos pés de alguém, com duas setas no chão apontando para hábitos e mudanças, respectivamente, e que se relacionam com fugir de problemas financeiros
Organize seus hábitos e evite problemas financeiros!

Organize seus hábitos e evite problemas financeiros!

Benefícios do planejamento financeiro

O planejamento financeiro é o processo de atingir as metas da vida por meio do gerenciamento adequado dos recursos monetários, segundo a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro – Planejar. De acordo com a associação, o processo de planejamento financeiro te ajuda a ter uma visão abrangente de suas finanças, para determinar onde você está agora, onde gostaria de estar no futuro e o que deve fazer para alcançar seus objetivos. Os benefícios desta gestão são:

  • Proporcionar uma vida mais equilibrada;
  • Ajudar a conquistar seus sonhos e objetivos;
  • Não te deixar ter aquela dúvida sobre onde o dinheiro foi parar no fim do mês;
  • Ajudar a cortar gastos desnecessários;
  • Evitar juros e dívidas;
  • Conseguir se programar para poupar;
  • Ter menos estresse.

Esta gestão do seu dinheiro te proporciona uma percepção mais nítida sobre seu futuro. Isso porque, de acordo com a pesquisa da Serasa mencionada anteriormente, com a pandemia, houve um aumento da preocupação com a vida financeira e profissional.

Investir no profissional é possível e pode te ajudar a fugir de futuros problemas financeiros!

Investir no profissional é possível e pode te ajudar a fugir de futuros problemas financeiros!

Leia mais: Benefícios de unir contabilidade e gestão financeira

Investimento no futuro

Depois de conseguir visualizar melhor seus gastos e planejar sua vida financeira, fica mais fácil de enxergar novas possibilidades, como o investimento em qualificações profissionais. Definir o investimento em educação como uma das suas prioridades é um ótimo caminho para alcançar melhores colocações no mercado de trabalho e ter mais condições de evitar futuros problemas financeiros. O MBA USP/Esalq é um grande investimento no seu futuro profissional, pois conta com cursos a distância, com certificação USP, que te proporcionam maior flexibilidade de horários e permitem que você estude onde estiver. Dê este passo de confiança e se inscreva!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar