back to top

Como o TCC do MBA USP/Esalq impacta profissionalmente na sua jornada

Você acreditaria se alguém falasse que o TCC do MBA USP/Esalq impacta profissionalmente na jornada dos alunos? Parece aquelas afirmações vagas, mas é o que realmente acontece. Afinal, os alunos são incentivados a solucionar problemas das empresas em que trabalham, podendo ajudar milhares de pessoas ao mesmo tempo em que conquistam o título de especialista pela USP, durante o desenvolvimento de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Esse direcionamento do TCC tem como objetivo ajudar os alunos a colocar em prática os conhecimentos aprendidos durante o curso. Além disso, as soluções desenvolvidas nos projetos podem ser aplicadas na realidade, retornando às empresas o investimento feito em seus profissionais e alavancando a carreira dos alunos.

E para você entender melhor como o TCC do MBA USP/Esalq impacta profissional na jornada de aprendizado, trouxemos a opinião de alguém que viveu essa experiência ao máximo.  Marcio de Abreu Lima é egresso do MBA USP/Esalq e, durante sua jornada na pós-graduação, desenvolveu uma solução para pessoas com deficiência (PCD) na empresa em que trabalhava. Saiba mais sobre essa experiência!

Leia também: 5 motivos para fazer o TCC – e por que investir tempo nisso

Começando o projeto

Profissional de beca mostra diploma recém adquirido após perceber como o TCC do MBA USP/Esalq impacta a jornada dos alunos.
O TCC do MBA USP/Esalq impacta muito mais do que sua carreira acadêmica, mas também a profissional.

Lima lida com uma deficiência auditiva, mas tem a fala desenvolvida e consegue escutar com a ajuda de um aparelho auditivo. Ele trabalha como analista de Inteligência do Atendimento em um dos maiores bancos de varejo do Brasil, com quase 90 mil funcionários, e começou seu MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq em 2019.

Segundo o analista, antes da pandemia a empresa não tinha nenhuma ferramenta de acessibilidade para deficientes auditivos. Sendo uma das pessoas afetadas pela falta de acessibilidade, o assunto chamou sua atenção e ele começou a desenvolver o projeto antes mesmo de começar o TCC.

A ideia foi apresentada para seus superiores ainda em maio de 2020, poucos meses após Lima ter começado seu MBA. Devido ao custo da operação, foi preciso esperar até dezembro do mesmo ano para que a ideia fosse aprovada e o projeto tivesse início, com o desenvolvimento de ferramentas de acessibilidade digital no atendimento do cliente bancário surdo ou deficiente auditivo.

Leia mais: Como funciona o TCC nos MBAs USP/Esalq?

O desenvolvimento

Confiança é o primeiro passo para o sucesso profissional!

Com a aprovação da diretoria para dar continuidade ao projeto, o analista escreveu todo seu TCC em menos de um mês, antes mesmo de ser indicado a um professor orientador. Quando começou o período de desenvolvimento do projeto, a professora Vanderleia Souza da Silva foi designada como sua orientadora e, juntos, eles adequaram o projeto de acordo com os requisitos de um TCC do MBA USP/Esalq.

Quando Lima apresentou seu projeto à banca examinadora, o banco já havia contratado três operadores para fazer testes com atendimento em libras pelo aplicativo. Com mais de 300 clientes com deficiência auditiva beneficiados pela iniciativa, os testes foram um sucesso e o projeto foi aprovado permanentemente, assim como a contratação de mais operadores, de modo a melhorar ainda mais o atendimento.

Lima comenta sobre a experiência: “fiz um ótimo relacionamento com os times envolvidos no projeto e com a professora Varderleia, que me ajudou a abrir minha mente e me orientou muito sobre o que devia ou não fazer. Também tive um bom aprendizado de como ampliar meus conhecimentos para fazer a aplicação do projeto na minha área e trazer melhorias para os clientes, que ficaram muito felizes.”

Leia também: TCC do MBA USP/Esalq: conheça as etapas e se prepare!

O MBA e a acessibilidade

Aluno mexe no computador enquanto pensa em como o TCC do MBA USP/Esalq impacta no seu futuro.
O TCC do MBA USP/Esalq impacta toda sua jornada.

De acordo com o analista, o MBA foi essencial para que o projeto fosse desenvolvido. Além dos conhecimentos e habilidades adquiridos, Lima também agradece pelas soluções do MBA USP/Esalq para PCD: “Sou muito grato pela equipe de Atendimento, que resolveu a questão da legenda ao vivo durante as aulas e me ajudou muito com a acessibilidade para deficientes auditivos.”

Além do atendimento acessível, o MBA USP/Esalq conta com aulas totalmente legendadas, ao vivo, em português, inglês e espanhol. Todos os materiais complementares (slides, artigos, vídeos etc.) também são traduzidos do inglês ou espanhol para o português.

A tradução e legendagem são feitas pela startup Skylar, fundada em 2016, que faz uso de sua própria inteligência artificial (IA) para processamento de linguagem natural (PLN) na geração automática de tradução e legendas em tempo real. Com essa finalidade, o software utiliza técnicas de machine learning e reconhecimento de voz, permitindo também a revisão humana do conteúdo gerado.

Leia mais: As aulas do MBA USP/Esalq são legendadas? Conheça nossa tecnologia

Esse é mais um dos vários casos que mostram como o TCC do MBA USP/Esalq impacta de uma maneira única jornada profissional dos seus alunos.  Inscreva-se no MBA USP/Esalq e tenha a oportunidade de desenvolver seu próprio projeto orientado pelos melhores professores do mercado!

Você também pode gostar:

Autor (a)

Caio Roberto
Caio Roberto
Jornalista e amante de história, línguas estrangeiras, cinema, literatura e videogames. Utilizo minha curiosidade natural e minha facilidade de me comunicar para descobrir mais sobre o mundo e tentar passar isso adiante. Acredito que nasci para contar histórias, independente da história, da mídia em que ela será contada e do meu papel nela.

Compartilhar