back to top

Apresentação do TCC: como preparar e se preparar

A apresentação do TCC (trabalho de conclusão de curso) é exigida na maioria dos cursos de pós-graduação como requisito para ter direito ao certificado. Como se não bastasse a elaboração do texto em si, que já é bastante complicada, há a apresentação. Prepará-la é um desafio e tanto.

Não há segredo para uma boa apresentação do TCC. Existem etapas que podem ser seguidas, mas tudo depende do que se encaixa na sua realidade. Primeiro de tudo, quem mais entende do trabalho é o aluno. Não adianta pagar para alguém fazer, acrescentar informações ou finalizar, na hora mais importante, a da apresentação, só depende de você.

Além de ser trapaça, terceirizar a confecção do TCC vai te prejudicar quando mais precisar do conhecimento que ela te proporcionaria: no mercado de trabalho. Então a dica principal para se dar bem no grande dia é: faça seu trabalho.

Depois disso, a apresentação do TCC é um passo além, que será muito simplificado se você já tiver todo o conhecimento necessário. São apenas técnicas para te ajudar a montar e se preparar para o grande momento. Confira mais algumas dicas!

Separe tópicos – roteiro de apresentação

A primeira etapa, depois do trabalho pronto, é separar os tópicos que precisarão ser citados. A defesa do TCC tem um período definido, que é de 20 minutos. Então, nessa fase, você deve pensar o que fazer para não se estender muito.

Pense no mais importante de todo seu trabalho. Uma dica é seguir cinco tópicos principais – mas nem sempre eles se encaixarão no seu TCC. Confira:

  • Apresentação
  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Resultados
  • Conclusão

Monte a apresentação em slides

Depois de definido o que entrará na apresentação do TCC, é hora de montar os slides. Nem sempre eles serão necessários, mas na maioria das vezes, sim. Avalie o que cabe melhor no seu caso.

Se optar por montar slides, pense em quem estará assistindo. Quando você vai a uma palestra, gosta da apresentação lotada de textos? Provavelmente não. O ideal é utilizar palavras-chave no slide e deixar o conteúdo para o que você vai falar.

Também é interessante utilizar imagens, gráficos, tabelas e o que mais se encaixar, mas cuidado! Ninguém gosta de um slide poluído de imagens. É preciso ter bom senso na hora de montar – se necessário, peça a opinião do seu orientador ou de algum amigo.

Utilizar muitas imagens ou textos longos na apresentação projetada vai fazer com que o público – nesse caso a banca avaliadora – perca a atenção em você. Isso prejudica o conteúdo do trabalho e, consequentemente, seu resultado. Por isso, evite!

Treine muito… e use o cronômetro

Depois de definido o que será falado e o slide pronto, é hora de treinar a apresentação do TCC. É interessante cronometrar logo nas primeiras vezes para se certificar que não vai ultrapassar o tempo estipulado – ou que não vai ficar curto demais.

Foque principalmente nos trechos que está com dificuldade de se lembrar ou de pronunciar as palavras – e troque algumas delas se for preciso. A intenção aqui é justamente eliminar aquilo que te atrapalha.

Se achar mais fácil, chame algum amigo ou até seus familiares para assistirem sua apresentação quando estiver mais confiante. Assim, você pratica o controle do nervosismo para conseguir se sair bem.

Trabalhe seu psicológico

Essa talvez seja a parte mais difícil: manter a calma nos dias que antecedem a apresentação do TCC. Se você for uma pessoa naturalmente ansiosa, talvez seja ideal buscar terapia para te auxiliar com isso como um todo, não apenas para essa ocasião.

Agora, se for apenas um nervosismo normal para situações que podem ser estressantes, o ideal é manter pensamentos positivos. Tenha em mente que quem produziu o TCC foi você, então é a pessoa mais apropriada para apresentá-lo. E tudo bem ficar nervoso, não se sinta mal por isso.

No dia anterior à apresentação do TCC, não treine, não repasse o slide e muito menos leia o TCC. Essa é a hora de relaxar. Faça algo que gosta, algum exercício físico ou passe tempo com amigos e familiares – só tenha cuidado ao ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos diferentes do que costuma consumir. Não arrisque um mal-estar desnecessário.

A temida apresentação

Chegou a grande hora. Até aqui, se você seguiu todos os passos, relaxe e faça o que se preparou. Se atente à postura, aos movimentos corporais e cuidado para não atropelar as palavras. Feito isso, seu trabalho ficará claro para a banca e a apresentação do TCC será um sucesso.

Não é recomendado fazer lembretes em papel ou ensaiar cinco minutos antes de entrar na sala. Se você precisa treinar no dia, não se preparou o suficiente. Agora é a hora de mostrar todo o trabalho feito, então saiba “vender” sua ideia.

Já preparou sua apresentação? Comente! Leia também 5 dicas de organização para começar o TCC da pós-graduação