segunda-feira, julho 4, 2022

TCC do MBA USP/Esalq: conheça as etapas e se prepare!

Se você está pensando que a apresentação do trabalho final da pós-graduação é um bicho de sete cabeças, saiba que o TCC do MBA USP/Esalq (Trabalho de Conclusão de Curso) é diferenciado.

Claro que existem regras, mas o TCC do MBA USP/Esalq tem um padrão normativo próprio, que, entre muitos objetivos, visa diminuir o medo causado pela complexidade e rigidez das regras de formatação do trabalho escrito.

Este padrão foi criado para permitir aos autores uma redação mais objetiva, focada em um projeto de pesquisa aplicável.

Leia mais: Como funciona o TCC nos MBAs USP/Esalq?

Como esse tema desperta muita curiosidade entre os alunos, conversamos com Renato da Silva Barbosa, analista da equipe de orientação de TCC do MBA USP/Esalq, para explicar as principais etapas do projeto, o que cada uma delas deve comportar e quais as principais regras de formatação. Confira!

Características básicas

De acordo com Barbosa, o TCC do MBA USP/Esalq deve ter um tema pertinente ao conteúdo do curso no qual o aluno (que é o autor do trabalho) está matriculado. O trabalho também deve ter um caráter aplicado, de modo que não pode ser apenas uma revisão bibliográfica, e deve ser desenvolvido de forma individual pelo aluno, com suporte de um professor orientador.

A redação do projeto deve conter sete seções obrigatórias (detalhadas no próximo tópico), em ordem:

  1. Folha de Rosto
  2. Resumo
  3. Introdução
  4. Material e Métodos
  5. Resultados e Discussão
  6. Conclusão (ou Considerações Finais)
  7. Referências

Esta regra se aplica a todos os cursos, exceto ao MBA em Gestão de Projetos, em que o Resumo é substituído por um Sumário Executivo.

Outra norma apresentada por Barbosa é o tamanho limite do projeto, que não deve ultrapassar 30 páginas, incluindo apêndices e anexos. Além disso, não são permitidas passagens com pronomes e conjugações na primeira pessoa do singular ou do plural.

Leia também: TCC da pós-graduação: 5 dicas de organização para começar

Seções obrigatórias

Cada seção equivale a um capítulo do TCC do MBA USP/Esalq, essencial para o entendimento do todo.

Folha de Rosto: É a primeira página do TCC e deve conter o título do trabalho no idioma escolhido para sua redação, que não deve ultrapassar 15 palavras. Depois, devem constar os endereços físicos e eletrônicos do aluno autor, seguidos dos mesmos endereços do professor orientador.

Resumo: Deve vir na página seguinte à Folha de Rosto. O título deve ser apresentado novamente, seguido de um parágrafo de até 250 palavras que apresente a temática abordada no trabalho, o objetivo, principais metodologias utilizadas e resultados conquistados. Após o resumo devem ser inseridas de três a cinco palavras-chave, distintas das que foram utilizadas no título do TCC.

Introdução: Esta seção tem como objetivo a apresentação do referencial teórico utilizado para a realização do trabalho. É importante que o referencial utilizado seja atual e de autores relevantes dentro da área estudada. O capítulo não deve ultrapassar duas páginas e não são permitidas figuras ou tabelas. No último parágrafo, deve estar especificado, de maneira clara, o objetivo do trabalho.

Material e Métodos: Representa a “receita do bolo” do que foi executado no trabalho. Geralmente, são informações como local e período da pesquisa, ferramentas utilizadas, participantes envolvidos (sem menção de informações pessoais) e os métodos utilizados na coleta e análise de dados. É importante que, com as informações descritas nesta seção, o leitor seja capaz de replicar esta mesma pesquisa.

Resultados e Discussão: Neste capítulo é apresentada a tese defendida por meio dos dados coletados e analisados na seção anterior. É comum que os resultados sejam apresentados em formas de gráficos e tabelas, dependendo do tipo de metodologia utilizado. Sempre que se apresenta um resultado, é interessante que ele seja amparado por pesquisas semelhantes já realizadas na mesma área de estudo.

Conclusão ou Considerações Finais: É o fechamento do trabalho. A seção deve ser escrita de forma breve, preferencialmente em parágrafo único, apresentando a resposta ao objetivo do trabalho, ou seja, a validação do principal problema levantado ao longo do TCC.

Referências: É a apresentação dos trabalhos e autores citados na redação do projeto. Devem ser apresentados em ordem alfabética e cada tipo de material consultado (artigo, livro, decretos entre outros) deve ser apresentado conforme normas de elaboração do TCC.

Leia mais: Como não se sabotar para entregar o TCC a tempo

A importância do TCC

O desenvolvimento do TCC do MBA USP/Esalq traz diversos benefícios ao aluno autor, em vários âmbitos da vida.

Segundo Barbosa, o desenvolvimento do projeto é muito importante para a formação dos alunos. “O TCC do MBA USP/Esalq tem um caráter prático que possibilita aos nossos alunos usarem as ferramentas e ensinamentos que são apresentadas durante a jornada acadêmica”, explica ele.

O analista conta que estas ferramentas, muitas vezes, auxiliam na resolução de problemas do dia a dia dos alunos, tanto no âmbito profissional (dentro das organizações) quanto no âmbito pessoal (novos negócios e planejamento de projetos pessoais).

Gostou de conhecer um pouquinho mais da metodologia por trás do TCC do MBA USP/Esalq? O manual completo de normas para elaboração do trabalho fica disponível no Sistema Acadêmico dos alunos, quando iniciarem o projeto. Conheça os cursos do MBA USP/Esalq e experimente todas as vantagens!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Caio Roberto
Caio Roberto
Jornalista e amante de história, línguas estrangeiras, cinema, literatura e videogames. Utilizo minha curiosidade natural e minha facilidade de me comunicar para descobrir mais sobre o mundo e tentar passar isso adiante. Acredito que nasci para contar histórias, independente da história, da mídia em que ela será contada e do meu papel nela.

Compartilhar