back to top

Como funciona o TCC nos MBAs USP/Esalq?

A conclusão de um curso superior ou de pós-graduação envolve sempre a entrega de um trabalho final. Na maioria dos casos, o estudante precisa elaborar e apresentar um TCC (trabalho de conclusão de curso), que é um trabalho escrito de forma detalhada, embora com alcance limitado, a respeito de algum ponto relacionado à área estudada.

Essa também é uma exigência dos MBAs USP/Esalq. A etapa de TCC é requisito obrigatório para a conclusão dos cursos de especialização em nível de MBA oferecidos pela USP/Esalq. A cada semestre, todos os pós-graduandos concluem seus programas elaborando e defendendo publicamente seus TCCs.

A programação dos cursos inclui aulas formais sobre a elaboração do trabalho, métodos de pesquisa, fundamentos de estatística e delineamento experimental entre outros. Mas, embora seja umas das exigências para conclusão do curso, muitos alunos se sentem inseguros ou preocupados com relação à elaboração do TCC. Por isso, o Next separou algumas recomendações que podem ser seguidas por quem está chegando à etapa final.

Por onde começar?

O aluno deve aproveitar as informações aprendidas nas aulas para escolher um tema para o trabalho, que direcionará a escolha do seu orientador  – responsável por supervisionar a elaboração do projeto e a execução do trabalho. Caso o projeto envolva o uso de animais, interação com seres humanos ou possa oferecer riscos ao ambiente, é necessário submeter o projeto a um comitê de ética antes do início das atividades.

No caso dos TCCs dos MBAs USP/Esalq, eles devem passar por comitês como de ética ambiental e pesquisa; ética para uso de animais; ou ética para pesquisas com seres humanos, se for o caso.

Identifique-se com o tema

Depois de definido o projeto, começam as pesquisas. O trabalho deve ser executado de forma que o aluno utilize ferramentas, conhecimentos adquiridos ao longo do curso. A recomendação é que a escolha do tema seja realizada em função da identificação com a área de conhecimento e/ou demanda profissional do aluno.

É fundamental que, antes de iniciar a redação de seu TCC, o aluno considere se terá acesso irrestrito aos dados necessários, fontes de consulta e, principalmente, se a metodologia da pesquisa está ao alcance do conhecimento e domínio do assunto, tanto do aluno quanto do orientador. No caso dos MBAs USP/Esalq, o TCC também deve ter um caráter aplicado.

Tire dúvidas com o orientador

Os alunos dos MBAs USP/Esalq têm contato direto com o orientador durante toda a elaboração do TCC. Por telefone, e-mail, Whatsapp ou sistema acadêmico, é possível tirar dúvidas e receber orientações mais específicas.

Cada orientador tem sua forma de trabalhar, mas o contato com o aluno é sempre o mais próximo possível. Também podem ser agendadas reuniões presenciais, se for o caso. O acompanhamento também é feito de perto pela equipe acadêmica, que dá todo suporte ao aluno caso haja algum problema ou divergência no processo de orientação.

Apresentação

A apresentação do TCC é obrigatória para a conclusão do MBA USP/Esalq. Até 2019, ela ocorria presencialmente em Piracicaba (SP), durante o SIM, evento acadêmico realizado no campus da Esalq com palestras e atividades de networking. Contudo, em 2020, tanto as apresentações de TCC quanto toda a programação do SIM foram levadas para o ambiente digital pela primeira vez, em decorrência da orientação de distanciamento social.

Ainda tem dúvidas sobre TCC? Deixe nos comentários ?

Autor (a)

Compartilhar