back to top

Qualidades humanas serão temas de palestras do SIM

Intensificando a temática das habilidades comportamentais, em sua 13ª edição o evento SIM terá uma programação de palestras voltadas para a parte mais humana do profissional e para o desenvolvimento de competências que configuram o mais recente perfil buscado em empresas.

Com apresentações previstas para sábado (14) e domingo (15), os conteúdos apresentados poderão ser conferidos pelos participantes que adquirirem os passaportes para as atividades no site do evento.

Em sua última edição, o SIM recebeu mais 5 mil pessoas circulando e se conectando por meio de networking. Além de oferecer conteúdo de qualidade nas atividades e reunir alunos que defendem o trabalho final dos MBAs USP/Esalq, o evento é uma oportunidade para quem deseja discutir sobre carreira e futuro.

Destaques

Durante as atividades de sábado serão expostas discussões sobre criatividade empresarial, bioeconomia, desenvolvimento de monografias, empreendedorismo econômico, visão das empresas brasileiras além de temas voltados às competências humanas. Confira alguns dos assuntos que estarão presentes:

Learning Agility: Como Manter a Organizações e os Colaboradores sempre Aprendizes

O especialista e coordenador de Educação Corporativa da Leroy Merlin, Leonardo Carvalho, aproximará o público do termo que já faz parte do dia a dia dos RHs das maiores empresas mundiais.

O Learning Agility é uma abordagem que identifica aspectos essenciais de liderança nas pessoas e proporciona às empresas resultados sustentáveis, além de ser estar em sintonia com o ambiente de negócios atual e com o movimento VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade).

Por ser necessário capacidade para aprender a partir de novas experiências e com abertura para pessoas e informações, o modelo Learning Agility apresenta o desenvolvimento de cinco importantes habilidades socioemocionais: autoconhecimento e as agilidades mental, interpessoal, para mudanças e para resultados.

Cases de Marketing Internacional

André França, da divisão de exportação da Faber-Castell Brasil, apresentará cases de marketing regionais e globais da empresa, mostrando o uso de várias ferramentas mercadológicas dentro do setor.

Prevendo interação com os participantes, a palestra também contará com a exibição de vídeos para uma experiência mais dinâmica. “A expectativa é de uma palestra prática e assertiva, que envolverá a demonstração de ferramentas de marketing bastante atuais em nossos regimentos”, contou o palestrante.

Fundada em 1761, na Alemanha, a Faber-Castell possui nove fábricas no mundo, sendo a unidade brasileira sua principal subsidiária e a primeira empresa a plantar suas árvores para a produção de lápis. Anualmente, a Faber-Castell Brasil produz mais de mil itens que abastecem o mercado interno e são exportados para mais de 70 países.

Interações Humanas e Conflitos

Um dos principais desafios de empresas e pessoas está envolvido com a gestão de conflitos. Altamente ligado com as interações humanas, eles podem influenciar negativamente no desenvolvimento pessoal, profissional e corporativo.

Após dez anos atuando em Comunicação Social, a educadora Sandra Quinteto percebeu que precisava ir além de se comunicar, se dedicando, pessoal e profissionalmente, à criação de relações saudáveis. Essa visão será apresentada no encontro.

“Precisamos ter pontos de atenção para evitar que conflitos se agravem e saber transformar a energia das relações conflituosas, com ações de mitigação de riscos e com o reconhecimento de atitudes construtivas e destrutivas”, explicou Sandra, que trará para o encontro alguns exercícios para trabalhar ativamente o conteúdo da palestra.

Empatia: uma vivência prática dessa competência humana

Estamos vivendo uma era em que o “eu” está no centro das atenções. Nunca foram tiradas tantas selfies (aliás, esse conceito foi inventado há pouco tempo!) ou viralizados tantos influencers digitais. Ao mesmo tempo, a sensação de vazio existencial parece só aumentar na humanidade. Isso acontece porque somos seres sociais projetados para a conexão com o outro.

Segundo a palestrante Carol Shinoda, existem diversos estudos sobre felicidade que mostram a enorme correlação entre esse sentimento e as nossas relações pessoais. E a empatia é uma competência essencial para conseguirmos criar e manter essas relações.

No workshop apresentado por ela, entrará em discussão as formas para ampliar a capacidade empática, com direito a vivência na prática dessa capacidade. “Será uma exposição leve e divertida. Aconselho para quem for participar trazer abertura, curiosidade e sapatos confortáveis… sem mais spoilers!”, comenta a palestrante.

Confira a programação completa de palestras e atividades da 13ª edição do SIM.

Autor (a)

Ana Rízia Caldeira
Ana Rízia Caldeira
Boa ouvinte, aprecio demais os momentos em que posso ver o mundo e conhecer as coisas pelas palavras das outras pessoas. Não por menos, entrei para o jornalismo. E além de trazer conteúdos para o Next, utilizo minhas habilidades de apuração e escuta para flertar com a mini carreira de apresentadora nos stories do MBA USP/Esalq, no quadro Você no Camarim.

Compartilhar