back to top

Seu plano de vida inclui cursos EAD?

Já que o começo do ano é a época ideal para planejar os próximos passos, que tal incluir nas metas de ano novo uma nova certificação de peso e que você pode conciliar com a sua rotina atribulada? Os cursos EAD (ensino a distância) são ótimas opções para quem precisa de qualificação, mas não tem tempo para perder com deslocamento e trânsito ou não consegue livrar a agenda sempre no mesmo horário.

Quem ainda não conhece essa modalidade ou até tem um pé atrás pode olhar para as relações que estamos construindo nos últimos anos e para a forma como a tecnologia nos auxilia, proporcionando mais conforto e praticidade para a realização de atividades feitas automaticamente e da mesma maneira por muito anos.

O conhecimento, antes restrito às salas de aulas, entrou na casa dos alunos para ser parte do convívio e facilitar o planejamento da aprendizagem. Os cursos EAD aumentaram a distância física entre professores e alunos, mas possibilitaram a construção da informação de forma mais integrada e com menos barreiras.

E essa é só uma das vantagens dessa modalidade.

Benefícios

Se você vai aproveitar a virada de ano para começar ou retomar os estudos, os cursos EAD podem ser uma opção interessante. Com possibilidades que vão desde a graduação, passando por opções em pós-graduação e até aulas rápidas, eles oferecem vários pontos positivos aos alunos.

  • Valor: os preços dos cursos costumam ser mais baratos, já que não demandam estrutura para receber fisicamente grandes quantidades de pessoas;
  • Autonomia: os alunos podem decidir, por exemplo, se preferem assistir às aulas antes ou ler o material;
  • Flexibilidade: também fica a critério dos alunos a organização de tempo para acompanhar as aulas. Assim fica mais fácil conciliar os compromissos de trabalho e os momentos de lazer com família e amigos;
  • Didática: os materiais disponibilizados são mais instrutivos e assertivos, além de mais diversos;
  • Interatividade: é possível conectar com professores e outros alunos, além de apoio técnico;
  • Conforto: para muitas pessoas, não precisar sair de casa depois de um dia cansativo, poder economizar no combustível ou passagem de ônibus e poder assistir aulas com uma roupa confortável faz toda diferença.

Além de tudo isso, é importante ter em mente que o MEC (Ministério da Educação) fiscaliza os cursos EAD com os mesmos rigor e critérios que os cursos presenciais. Assim, as instituições credenciadas e regularizadas pelo Ministério contam com diplomas válidos, sejam eles obtidos a distância ou não.

Pós-graduação

Prova de que os cursos EAD funcionam muito bem para quem está interessado em pós-graduação são os MBAs USP/Esalq. A certificação conta com toda qualidade da Universidade de São Paulo (USP), referência no Brasil e reconhecida internacionalmente, além de possuir credenciamento e regularização do MEC.

Ao todo são nove opções para quem busca tanto recolocação no mercado de trabalho quanto especialização para subir na carreira. Os cursos são de Gestão de Projetos, Gestão de Negócios, Marketing, Gestão de Pessoas, Agronegócios, Varejo Físico e Online, Gestão Escolar, Finanças e Controladoria e Gestão Tributária.

As aulas são online e ao vivo para quem quer conferir e interagir com professores e outros alunos em tempo real. Tudo isso é mediado pelo monitor da turma, que organiza as dúvidas e fica em contato com os alunos durante toda a aula, que ocorre semanalmente.

Tudo isso fica gravado na plataforma do MBA USP/Esalq e quem não conseguir assistir às aulas ao vivo ou preferir assistir em outro momento pode conferir quando for mais adequado.

Habilidades transversais

Vale também procurar por cursos EAD que vão além da certificação. Hoje, o mercado de trabalho exige uma série de habilidades sociais e emocionais, chamadas de soft skills ou habilidades transversais, que demandam um profissional que saiba aplicar a técnica combinada com qualidades como gestão de tempo, criatividade, trabalho em equipe, autoconfiança entre outras.

Quer conferir quais são essas habilidades? Então leia: 9 soft skills mais procuradas pelas empresas.

Cursos rápidos

Outra modalidade que funciona a distância são os cursos rápidos, como os da Plataforma Solution. Eles são 100% online e com conteúdo aplicável para o dia a dia. Esse formato de cursos EAD tem curta duração e consiste em etapas de conhecimento, que deixam o aprendizado ainda mais flexível.

Na plataforma é possível encontrar cursos nas áreas de Agronegócio, Marketing e Gestão, todos com certificado e professores renomados e alinhados às atuais exigências do mercado.

Você já fez algum curso EAD? Conte sua experiência para a gente!

Autor (a)

Marina Petrocelli
Marina Petrocelli
Mais de 12 anos se passaram desde minha primeira experiência com Comunicação Social. Meus primeiros anos profissionais foram dedicados às rotinas de redações com pouca ou nenhuma relevância digital. O jornalismo plural se resumia em apurar os fatos, redigir a matéria e garantir uma foto expressiva. O primeiro sinal de mudança veio com a proposta para mudar de realidade e experimentar um formato diferente de produzir. Daí pra frente, as particularidades do universo do marketing se tornaram permanentes. Ah! Também me formei em Direito (com inscrição na OAB e tudo). Mas nem tudo se resume às minhas habilidades profissionais. Como produtora de conteúdo, me interesso por boas histórias, de pessoas reais ou em séries, filmes e livros, especialmente distopias. Gosto de montar roteiros de viagens e reconhecer estrelas e constelações em um aplicativo no celular. Museus, música e arte no geral chamam minha atenção, assim como cultura pop.

Compartilhar