back to top

Tendências da Web Summit 2023 para o seu negócio

A maior conferência de tecnologia e inovação da Europa teve mais uma edição de sucesso neste ano. A Web Summit trouxe, mais uma vez, atualizações e insights sobre o mercado e diversas aplicações da tecnologia no dia a dia das empresas.

Como o MBA USP/Esalq tem como diferencial manter-se atualizado às tendências globais, estivemos presentes nesse encontro para absorver o que está acontecendo no mundo empresarial. Quem traz informações detalhadas sobre tudo o que foi discutido é Gabriela Passeri, estrategista de Marketing de Produtos. Confira!

Leia mais: MBA USP/Esalq e tecnologia tem tudo a ver, e você pode ser parte disso

Você já se preparou para a tecnologia?

Se sim, ótimo! Caso ainda não, convidamos você a refletir sobre sua realidade profissional e como você pode incluir a tecnologia nessa equação. Isso porque, cada vez mais, processos são transformados com base em uma relação homem-máquina.

De acordo com Gabriela, “a tecnologia, especialmente aquela impulsionada pela inteligência artificial e baseada em dados, está sendo moldada para construir um mundo melhor. Cada empresa que encontramos na Web Summit está profundamente envolvida em soluções tecnológicas e sustentáveis, tomando decisões embasadas em dados e estatísticas mundiais. Há uma convergência notável em direção a um futuro mais sustentável e centrado no aspecto humano.”

Duas pessoas estão sentadas em um dos palcos do Web Summit.
A Web Summit trouxe, mais uma vez, atualizações e insights sobre o mercado e diversas aplicações da tecnologia no dia a dia das empresas.

Soluções sustentáveis

De acordo com uma pesquisa realizada pela IBM em 2023, 79% dos consumidores em todo o mundo afirmam que a sustentabilidade é um fator importante em suas decisões de compra. Esse número representa um aumento de 22% em relação a 2021.

“Vimos uma mudança significativa na mentalidade dos consumidores, que agora estão mais atentos às práticas sociais e ambientais das empresas. É o momento certo para as empresas compartilharem abertamente todas as iniciativas e ações que desenvolvem no âmbito do ESG. Isso não é apenas uma responsabilidade, mas uma oportunidade para elas mostrarem como estão alinhadas com valores mais amplos”, comenta a profissional.

Leia mais: ESG: quais as vantagens e como aplicá-lo?

E as IAs?

De acordo com Gabriela, essa resposta se divide em duas direções: empresas e profissionais.

“As empresas precisam estar à frente das tecnologias e inovações. Hoje, na era da Inteligência Artificial (IA), é o momento de elas serem pioneiras em tecnologias desse porte”, explica a estrategista.

Por outro lado, há um espaço para os profissionais se moverem. “Do ponto de vista mercadológico, a ascensão da IA já está em percurso pelo mundo. Os profissionais precisam estar atentos e aprender com o mercado global para, somente assim, aplicarem esse tipo de tecnologia aos seus processos, com consciência e assertividade”, disse

Sejam empresas ou profissionais, uma coisa é certa: é necessário que todos estejam preparados para o que a IA tem para acrescentar à realidade de todo o mundo.

Marcas e presença digital

As áreas de Marketing e Vendas também não ficaram de fora da Web Summit. Gabriela comenta que, dentre os assuntos discutidos na conferência, um dos destaques é a necessidade das marcas em serem autênticas e fiéis à cultura que compartilham nas redes sociais.

“Cada plataforma é única e merece uma abordagem personalizada. A dica é que elas tenham pelo menos um especialista dedicado para cada rede, para garantir uma personalização mais eficaz e um alcance orgânico mais relevante. A presença online de uma marca deve refletir essa diversidade e singularidade, conectando-se de maneira mais autêntica com o próprio público”, comenta.

Gabriela finaliza mostrando que o caminho para relevância de uma marca é entender que cada rede social é diferente e possui um ritmo próprio. A partir desse passo, somente assim ela pode comunicar-se de forma correta e assertiva.

“Chega de replicar conteúdos. É necessário ajustar a mensagem para que ela seja entregue na ‘língua’ de cada rede social. É como comunicar no idioma que a rede social é ‘fluente’”, finaliza.

A nossa participação na Web Summit é só uma das nossas ações para continuar trazendo conteúdo atualizado e de acordo com o que o mercado está vivendo. Todos os conteúdos são tratados semanalmente em aula, e você pode fazer parte disso. Conheça nossos cursos de MBA e inscreva-se hoje mesmo!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar