back to top

Conheça o MBA em Engenharia de Software USP/Esalq

Para se manter no topo, é preciso se atualizar. Com o MBA USP/Esalq isso não é diferente, e por esse motivo o MBA em Engenharia de Software tornou-se uma realidade. 

O MBA foi criado com base em um tema atual e cada vez mais necessário. Nesta matéria, Luiz Paulo Fávero, professor e coordenador do curso, explica como surgiu a proposta do MBA em Engenharia de Software e por que essa área é tão importante no âmbito profissional.  

Mas antes, se você se interessa por engenharia de software e tecnologia, vai gostar desse material prático e aplicável que preparamos para os amantes da área. Adquira já o seu de forma gratuita! 

Leia mais: Tendências do Web Summit Rio 2023

Pessoa digitando no computador representando um profissional de Engenharia de Software.
Inscreva-se no MBA em Engenharia de Software USP/Esalq.

Engenharia de Software: uma nova realidade 

Pergunta: O que é a engenharia de software e como ela se encaixa na vida das pessoas?  

Resposta: Quando a gente fala de engenharia de software, estamos falando de desenvolvimento de sistemas. Seja em ambientes digitais, tecnológicos ou de inovação, recorremos cada vez mais ao desenvolvimento de sistemas ou plataformas para as mais diversas áreas. Podemos encontrar alguns exemplos próximos, como uma plataforma web para atualizar dados de consumo, uma plataforma mobile (no celular) para monitorar atividades físicas a partir da frequência cardíaca ou até mesmo o desenvolvimento de um novo aplicativo que traz orientações segundo algumas funções de um tablet, smartphone ou desktop. 

Hoje, a engenharia de software está presente em toda e qualquer área, desde que a gente esteja falando de tecnologia e de inovação por meio da criação de aplicações, plataformas e sistemas cada vez mais amigáveis. 

Nessa linha de raciocínio que entra o conceito de UX (User Experience ou, em tradução, Experiência do Usuário) e DX (Developer Experience ou, em tradução, Experiência do Desenvolvedor), em que o desenvolvedor trabalha para que a plataforma seja a mais amigável possível, e que o usuário consuma sua funcionalidade da maneira adequada. 

Assim, a engenharia de software é utilizada de uma maneira multidisciplinar, seja na área da Saúde, Marketing, Finanças, Economia, Varejo, na indústria, entre outros. 

Por ser multidisciplinar, é de fundamental importância que essa plataforma fale a linguagem de cada área, caso contrário, torna-se “tecnologia pela tecnologia”, sem que isso reflita em processos decisórios e nas estratégias a partir daquela criação. 

Relevante e necessária 

Pergunta: Por que a área de engenharia de software é tão importante? 

Resposta: Para responder essa pergunta, é preciso falar sobre os conceitos de desenvolvimento full stack, ou seja, a engenharia que pode simultaneamente criar o front-end e back-end de uma aplicação ou de um site. 

Enquanto o front-end refere-se às partes de uma aplicação, plataforma, sistema ou site que o usuário vê e com as quais interage, o back-end refere-se ao armazenamento, ao processamento de dados e à parte “infra” dos bastidores. 

Hoje, essas habilidades muitas vezes são diferentes. Um desenvolvedor full stack apresenta, de fato, skills de front-end e back-end, mas atualmente há profissionais no mercado muito focados no back-end, ou seja, na parte de tecnologia e de criação das plataformas. 

Por isso essa área é extremamente importante. Quando falamos de tecnologia, ou de inovação, ou de criação de sistemas com foco no processo decisório, estamos olhando a usabilidade daquela plataforma por parte do usuário – que muitas vezes precisa ter dados, atualização de outputs de modelos ou dashboards em tempo real, com gráficos, ranking de variáveis importantes ou simplesmente a própria alimentação desses dados para que sejam inseridos em uma plataforma, sejam atualizados, inseridos na nuvem e, assim, gerem outputs em tempo real para o usuário. 

Mão segurando lâmpada e diversos símbolos de setores de logística estão sendo apresentados para representar as diversas áreas que a Engenharia de Software pode atuar.
Destaque-se no mercado com um MBA em Engenharia de Software!

Propósito em inovar 

Pergunta: Por que esse curso foi criado?  

Resposta: Porque, na verdade, a trilha de conhecimento que o aluno vai percorrer é rara de encontrar e difícil de reter. O mercado busca por profissionais que possuem conhecimentos voltados ao desenvolvimento back-end e front-end, além da estimação de modelos ou a estruturação de plataformas que possuam caracterização de usabilidade e de escalabilidade, sendo adequadas visualmente para o usuário. 

Além disso, o desenvolvimento dessas aplicações tem muito payback, porque você pode, inclusive, vender para seus clientes ou criar planos de usabilidade daquela plataforma que o cliente consome.  

MBA em Engenharia de Software USP/Esalq 

Pergunta: O que será ensinado MBA em engenharia de software? 

Resposta: Nós teremos disciplinas de UX, metodologias ágeis, implementação de containers ou kubernets, microserviços, serverless (que é um conceito muito importante), computação em nuvem, DevOps, Infra As A Code, fundamentos de segurança da informação e técnicas de comunicação que, cada vez mais, vem sendo importante para o usuário. 

O curso conta com um módulo introdutório, que funciona como um módulo zero para todos os alunos, com o objetivo de nivelar conhecimentos de desenvolvimento back-end e front-end, sendo duas aulas para cada um. Por esses e outros motivos, o curso não possui pré-requisito.  

Seguindo para o outro módulo, o curso conta com disciplinas de Design Thinking, Blockchain e Criptomoedas, Tendências em Inteligência Artificial, Armazenagem ou Data Warehouse, Engenharia de Dados, Desenvolvimento de Planos de Negócios, Técnicas de Machine Learning (para criação de modelos preditivos que podem ser inseridos na nuvem), LGPD, Deep Learning e, por fim, Gestão de Liderança, Gestão de Conflitos e Mindset Canvas, que são importantes para o aluno porque, afinal de contas, estamos diante de um MBA.  

O último módulo do curso possui disciplinas relacionadas a paradigmas para o desenvolvimento de softwares, gerenciamento de testes, Domain Driven Design (DDD), padrões de projetos, NoSQL versus SQL, gerenciamento e estruturação de filas, criação, gerenciamento e estruturação de APIs, micro front end, IoT (ou internet das coisas), e arquitetura mobile. Ou seja, é um programa extremamente inovador e que abre uma nova fronteira em um mercado que, até então, só possuía cursos dispersos.  

O MBA em Engenharia de Software pode ser o que você precisa para alcançar seus objetivos profissionais e levar sua carreira a patamares ainda mais elevados! Inscreva-se hoje mesmo! 

Você também pode gostar desses conteúdos: 

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar