Tendências do Web Summit Rio 2023

O Web Summit Rio, maior evento de tecnologia e inovação do mundo, aconteceu na primeira semana de maio na cidade do Rio de Janeiro. Essa foi a primeira edição do evento em solos brasileiros, isso porque o mercado tecnológico está em grande crescimento no Brasil, um dos países mais promissores em inovações da América Latina. 

O evento contou com a presença de diversas empresas, startups e especialistas das mais variadas áreas, tornando-se um local de muito networking e compartilhamento de experiências! 

O MBA USP/Esalq marcou presença no Web Summit Rio e interagiu com os participantes que foram até o stand da marca por meio de uma ativação que buscou entender suas realidades e, além disso, distribuiu canecas personalizadas. Ainda no evento, foi lançado o 13º curso de pós-graduação: o MBA em Engenharia de Software. 

A equipe do MBA USP/Esalq trouxe uma grande bagagem com as melhores e mais importantes tendências em tecnologia e inovação apresentadas no evento. Acompanhe!

Equipe do MBA USP/Esalq sorrindo para a foto no Web Summit Rio.
A nossa equipe esteve presente no Web Summit Rio, colecionando os melhores insights e tendências de mercado.

Tendência em educação 

A educação se transforma constantemente! No evento, foram apresentadas algumas tendências importantes sobre essa área, como a educação inclusiva, por exemplo, em que Jade Autism, empresa campeã dos pitches apresentados no Web Summit, desenvolveu um software para apoiar crianças e adolescentes com autismo. A solução é significativa para pessoas que apresentam essa condição e permite que escolas ofereçam uma abordagem individualizada para os alunos, possibilitando um aprendizado baseado em jogos.  

Leia mais: Tendências de Tecnologia: você está preparado para o que vem por aí? 

O que há de novo na economia? 

Howard Wright, VP Global de Startups da AWS, alertou que as startups devem agir com cuidado frente à incerteza econômica, isso porque é necessário tomar riscos previamente calculados em momentos como esse. No entanto, o especialista nos relembrou que situações adversas podem gerar ótimas oportunidades, assim como o Uber e o Airbnb. 

Além disso, Rodrigoh Henriques, Diretor de Inovação da FENASBAC, e Francielli Assis, Product Manager do Itaú Unibanco, trouxeram conteúdos relacionados ao PIX e ao Real Digital, duas soluções para a economia atual e futura. Os profissionais evidenciaram o PIX como uma solução relevante para a instantaneidade dos pagamentos e o Real Digital como algo que irá possibilitar a programabilidade do dinheiro com baixos custos e sem necessitar de intermediários.

Foto da palestra "O Futuro do PIX e os Caminhos do Real Digital" com o título no telão e pessoas ao redor no Web Summit Rio.
Várias palestras foram apresentadas sobre diversos setores e tendências no Web Summit Rio.

A Inteligência Artificial está entre nós! 

E ela pode estar mais perto do que você imagina. Neil Patel, Gail Heimann e Francois-Xavier Pierrel, profissionais renomados no mercado, argumentaram sobre como a inteligência artificial está transformando a indústria do Marketing e trazendo impactos relevantes para todos os setores. Pierrel destacou que essa tecnologia não é recente, mas que, atualmente, os modelos de IA generativa têm sido evidenciados por tornarem o trabalho mais eficiente, embora não necessariamente apresentem um baixo custo. 

Daniela Braga, CEO da Defined.ai, afirmou que: “A inteligência artificial é a próxima revolução industrial. A IA é indispensável para todos os setores da indústria e será, nos próximos anos, o que a internet é hoje para nós. Vai afetar todo mundo, em todos os segmentos”. 

Algo compartilhado entre todos os palestrantes é que as ferramentas de tecnologia, assim como a IA, por exemplo, não vão substituir o trabalho humano, mas sim, vão auxiliar para que todos desempenhem suas funções com maior facilidade. David Droga, CEO da agência publicitária Droga5, afirmou que assim que os trabalhos operacionais forem desenvolvidos pelas inteligências artificiais, as habilidades sociais, criativas e de solucionar problemas serão verdadeiros diferenciais. 

E o Marketing? 

Um dos melhores profissionais de Marketing segundo a Forbes, Neil Patel, afirmou que todas as empresas devem criar estratégias voltadas ao omnichannel, ou seja, à divulgação em múltiplos canais, sendo eles não apenas as redes sociais, mas também podcasts, websites, newsletters, entre outros. 

Patel reforçou que os canais das marcas devem estar em harmonia com o intuito de proporcionar ótimas experiências para os consumidores e usuários. 

Stand do MBA USP/Esalq no Web Summit Rio com participantes interagindo com a equipe.
Stand do MBA USP/Esalq no Web Summit Rio.

O que aprendemos com isso tudo?  

O mundo está em constante transformação. Todas as áreas estão passando por mudanças significativas e que impactarão o modo como trabalhamos, estudamos, nos divertimos e, em geral, vivemos. Essas evoluções não devem ser temidas, mas é necessário se adaptar para ficar por dentro das tendências. 

E, como você sabe, o MBA USP/Esalq está sempre em busca de levar novidades sobre os mais diversos setores do mercado para os alunos, assim como as tendências que foram trazidas do Web Summit Rio! Por isso, para que você esteja preparado para as mudanças do futuro, aproveite essa oportunidade e faça parte da comunidade USP/Esalq

Você também pode gostar desses conteúdos: 

Autor (a)

Monique Gremes
Monique Gremes
Publicitária, apaixonada por comunicação, natureza, gatos e viagens. Amo aprender algo novo e colocar em prática todo o meu conhecimento. Me encontrei na área do marketing e escrever conteúdos ocupa um espaço grande em meu coração. Meu propósito é colaborar para que vivamos em um mundo melhor e acredito que não há forma mais poderosa do que viabilizar e espalhar o conhecimento por meio da escrita.

Compartilhar