back to top

7 Hobbies para desenvolver em 2022 (ou agora mesmo!)

A gente vai encerrando o ano e pensando logo nas coisas que precisa ou quer fazer no próximo. Aliás, os últimos dois nos serviram para mudar comportamentos e até mesmo adquirir novos hábitos, principalmente para ocupar o tempo de distanciamento social. Foi nesse período que muitos procuraram por novos hobbies para desenvolver.

E se estava no seu radar começar a fazer alguma atividade diferente que não tivesse relação com estudos ou trabalho, agora é uma boa hora para isso. Não só por conta do ritmo mais desacelerado das festas ou pela nova percepção que a pandemia nos deu sobre a vida, mas também pelo bem pessoal que atividades prazerosas geram.

Portanto, tenha em mente que o objetivo dos hobbies não é aumentar a produtividade ou te tornar uma pessoa profissionalmente mais capaz. Isso pode até acontecer, mas um hobby tem foco exclusivo em diminuir quadros de estresse, ansiedade e exaustão mental.

Abaixo temos exemplos de hobbies para desenvolver em 2022 – ou quando você quiser!

Leia mais: Experiências de vida e crescimento profissional: o que eles têm a ver?

Mulher sentada experimentando um dos vários hobbies para desenvolver - jardinagem - com várias plantas e vasos a sua volta.
Hobbies para desenvolver e cuidar da saúde mental: jardinagem

Jardinagem

Não são todas as pessoas que têm a oportunidade de entrar em contato com a natureza. E, com cidades cada vez menos arborizadas, um pouco de verde já é capaz de elevar o astral e diminuir a ansiedade e o estresse.

Ainda que você não domine a habilidade de cuidar de plantas, comece pelo básico e pelas mais simples. Espécies que precisam de pouca rega são uma ótima pedida. Depois disso, é possível cultivar plantas mais complexas, flores ornamentais e até planejar uma hortinha. O melhor de tudo é que isso pode ser feito até em espaços pequenos.

Se você vai pegar esse como um dos hobbies para desenvolver, desde já siga também alguns canais e blogs com dicas de jardinagem, dessa forma você não corre o risco de afogar sua planta nova ou deixar ela com “sede”.

Pessoa experimentando um dos hobbies para desenvolver - culinária - onde se vê ela provando uma comida em uma colher e, abaixo, uma panela com a mesma comida.
Hobbies para desenvolver e cuidar da saúde mental: culinária

Culinária

Este é um hobby fácil de adotar e que ainda tem mais benefícios do que só te alimentar. O hábito de cozinhar virou parte da rotina de muitas pessoas em 2021, e não tem por que abandonar isso agora.

Além de ser uma distração sensorial para tato, olfato e paladar, a culinária também é um exercício de relaxamento e autocuidado, afinal, preparamos apenas aquilo que gostamos ou queremos provar, sem qualquer obrigação de chegar a uma refeição perfeita. Junto a isso, cozinhar estimula a união com pessoas próximas, por ser um ato extremamente social.

Aqui vale ir desde o básico até pratos mais desafiadores, o que importa é entender que a culinária pode ser, sim, um dos hobbies para desenvolver agora ou até mesmo aprimorar. Ah, canais com receitas passo-a-passo também não faltam, basta procurar o que mais tem a ver com o seu gosto pessoal.

Uma mão de alguém experimentando um dos hobbies para desenvolver - pintura e desenho - pincelando uma paleta de cores.
Hobbies para desenvolver e cuidar da saúde mental: pintura e desenho

Pintura e desenho

A veia artística não precisa existir desde o nascimento, dá para despertar essa habilidade e torná-la um hobby. E o melhor: não é preciso expor nenhuma criação para o mundo, basta criar e se divertir no processo.

Quem acha que não leva jeito para pintura ou desenho pode repensar isso começando a estudar estilos e tentar reproduzi-los. Dessa forma, é possível encontrar um traço, gatilhos criativos e até mesmo dar vida a obras bastante originais, basta não desistir depois de tentar fazer somente coisas perfeitas.

E se você também não quer começar rabiscando do zero, tem uma infinidade de desenhos prontos para colorir e colocar o estresse para fora. O que acha de testar mais esse projeto dentro da lista de hobbies para desenvolver em 2021?

Leia mais: 5 atitudes para sair da sua zona de conforto

Homem visto de cima, sentado em uma mesa, experimentando um dos hobbies para desenvolver - caligrafia e lettering - escrevendo em uma folha com uma mão e mexendo em um notebook com a outra.
Hobbies para desenvolver e cuidar da saúde mental: caligrafia e lettering

Caligrafia e lettering

Mas se desenho não é a sua área, que tal praticar a escrita artística? Treinar caligrafia ou fazer lettering, que praticamente são pinturas com letras, pode ser o seu mais novo hobby.

Além de ser ótima para escrever cartões especiais ou deixar recados chamativos em lousas decorativas, essa atividade é extremamente relaxante e viciante. Para os amantes de papelaria, a coleção de canetas e papeis especiais para praticar o lettering vai mais do que dobrar!

varanda vista de dentro de uma casa, onde alguém investiu em um dos hobbies para desenvolver - cuidados com a casa -, com uma cadeira, mesa e flores todas arrumadas.
Hobbies para desenvolver e cuidar da saúde mental: cuidados com a casa

Cuidados com a casa

Ter um lugar para relaxar faz parte da nossa lista de hobbies para desenvolver o quanto antes, principalmente devido aos efeitos incríveis para a sua saúde mental. E tudo começa com o ambiente de casa, que precisa ser o mais agradável possível e a sua cara, é claro.

Quer saber como?

Para tornar sua casa mais acolhedora, pense em algumas mudanças. Não precisa ser uma grande reforma, mas a renovação e troca de móveis ou até mesmo uma organização em prol do conforto já são bons incentivos. Para que esse seja um hábito relaxante, basta fazer por vontade e não por obrigação.

Uma mulher segundando um rolo de pintura e aplicando um dos hobbies para desenvolver: a reforma e restauração da casa.
Hobbies para desenvolver e cuidar da saúde mental: reforma e restauração

Reforma e restauração

Ainda nos hobbies para desenvolver no próximo ano relacionado ao lar, temos a reforma e restauração de coisas já usadas. O melhor é que existem trabalhos manuais fáceis de fazer e perfeitos para livrar a mente do estresse.

É totalmente possível, por exemplo, se aventurar na pintura de um móvel mais antigo para que ele combine com o ambiente em que ele está e ainda economizar gastos com mobília nova, praticando o reaproveitamento de algo que seria descartado. As ideias não se restringem somente a isso, e você pode fazer mudanças em qualquer coisa da casa com algumas dicas disponíveis na internet.

Mulher fazendo yoga - um dos hobbies para desenvolver e que servem para curar a saúde mental e física.
Hobbies para desenvolver e cuidar da saúde mental: yoga e meditação

Yoga e meditação

A ansiedade despontou com o distanciamento social, mas muitas pessoas apresentam esse comportamento bem antes disso.

Diversos especialistas explicam que manter a calma e ter momentos de relaxamento é importante para preservar a saúde mental. Portanto, meditar por alguns minutos diariamente pode ajudar nessa tarefa. E, se você vai adotar esse como um dos hobbies para desenvolver a partir de agora, pode usar aplicativos como o Calm e o The Mindfulness App, que ensinam técnicas de meditação e respiração e ainda são gratuitos.

Melhor do que só meditar é unir a prática com algum exercício físico, como a yoga, que também pode ser aprendida a partir de aplicativos gratuitos, como o Nike Training, ou em canais no YouTube.

Homem refletindo olhando para o céu e aplicando um dos hobbies para desenvolver saúde mental - o autoconhecimento e reflexão.
Hobbies para desenvolver e cuidar da saúde mental: autoconhecimento

Bônus: autoconhecimento

E como falar de tantos hobbies para desenvolver em 2022 sem lembrar de buscar pelo autoconhecimento? Pode até não parecer um hobby, mas ter ciência de quem somos nos ajuda a encontrar coisas das quais gostamos verdadeiramente. Assim, não corremos o risco de abandonar novas atividades pelo caminho.

Então, se este é o momento de rever coisas e repensar sobre o que somos e o que queremos, aproveite para “olhar para dentro” e aprender outras maneiras de se sentir bem.

Leia mais: Janela de Johari: técnica de autoconhecimento com feedbacks

Tem mais ideias de hobbies para desenvolver no próximo ano? Compartilhe aqui nos comentários!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Ana Rízia Caldeira
Ana Rízia Caldeira
Boa ouvinte, aprecio demais os momentos em que posso ver o mundo e conhecer as coisas pelas palavras das outras pessoas. Não por menos, entrei para o jornalismo. E além de trazer conteúdos para o Next, utilizo minhas habilidades de apuração e escuta para flertar com a mini carreira de apresentadora nos stories do MBA USP/Esalq, no quadro Você no Camarim.

Compartilhar