back to top

NRF: o evento que você precisa conhecer!

Você sabia que existe um lugar onde profissionais do varejo e do mercado de consumo do mundo todo se reúnem para discutir tendências e trocar experiências? A NRF (National Retail Federation, em tradução, Federação Nacional de Varejo) é uma tradição que acontece anualmente nos Estados Unidos e que, em 2022, trouxe muitas novidades do setor varejista.

O Blog MBA USP/Esalq entrou em contato com dois de nossos professores que estiveram no evento, em janeiro, para trazer mais informações do que foi apresentado. Marcos Luppe, dos MBAs em Varejo Físico e Online e Digital Business, e Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez, do MBA em Gestão de Vendas, explicam o que é a NRF, como é promovida a troca de experiências e as oportunidades para os profissionais. Vem ver!

A NRF

Luppe e Alvarez comentam o evento e mostram o porquê de ele surpreender, anualmente, sem perder tradição e qualidade.

“A NRF é considerada o grande evento promovido pela associação de varejistas americanos. O evento ocorre em Nova York, geralmente em janeiro, e é surpreendente o fato de que ele existe há mais de 108 anos e, embora seja promovido pelos norte-americanos, é um evento global, que conta com a forte participação de estrangeiros e trata de assuntos ligados ao varejo do mundo todo”, destaca Alvarez.

Na imagem, o título
Alguns dados sobre a NRF 2022.

O professor Luppe completa. “O evento conta com uma grande feira, onde ficam aproximadamente 700 expositores voltados, principalmente, às áreas de tecnologia e inovação. Outro fator importante são as palestras que tratam de temas como tendências do varejo, novas tecnologias, omnichannel, comportamento do consumidor, novos modelos de negócio, experiência de compra, operação de lojas, supply chain (ou cadeia de suprimentos), logística, crescimento das vendas online e muitos outros assuntos pertinentes.”

Leia mais: 6 temas de Varejo para você aprender antes do próximo ano

Quem pode participar?

Segundo os professores, todos! O evento é aberto para quem se interessar, mesmo que seja muito mais vantajoso para profissionais relacionados, de alguma forma, ao varejo e mercado de consumo.

“Além dos varejistas, a NRF também conta com a presença de profissionais de diversas áreas, como indústrias de bens de consumo, indústrias de tecnologia e fornecimento, startups, profissionais de shopping centers, franqueadores, franqueados e instituições financeiras. É um público diverso, mas que, obviamente, está voltado à área de varejo”, enfatiza Luppe.

O Brasil na NRF

E se você se interessou pela NRF, vai gostar de saber que, nesses últimos anos, o Brasil tem sido uma das maiores delegações internacionais presentes no evento. Alvarez comenta que, atualmente, contamos com quase 1800 brasileiros.

“Hoje nós conquistamos tanto espaço e importância que todas as palestras são traduzidas simultaneamente para o português”, explica o professor.

Trocas de experiência

Um dos pontos fortes do evento – e que o torna muito atrativo – é a troca de experiências entre os participantes. A NRF promove palestras e eventos que levam a um novo patamar de conhecimento, descobertas e networking.

“A troca se dá, principalmente, em função das palestras magnas, com CEOs de grandes empresas varejistas, e das palestras com pesquisadores, diretores e consultores, que tratam temas específicos como gestão, tecnologia, relacionamento com consumidores e funcionários, liderança e outros temas atuais que apontam sempre para o futuro”, diz Alvarez.

O professor completa: “A experiência surge da integração entre os palestrantes e os participantes. É uma ótima oportunidade não só de estar com outros profissionais do ramo, como de conhecer pessoas de outros países e receber um verdadeiro ‘banho de conhecimento’.”

Salão de palestras representando a NRF. Em destaque, um bloco de notas e uma caneta.
A NRF é uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional e cultural.

Leia mais: 3 tendências de varejo para você acompanhar

A NRF é para você?

Sem dúvidas, sim. Hoje, o varejo é um dos setores com maior ebulição no ambiente de negócios, principalmente com a mudança comportamental das pessoas e com a digitalização que está transformando nossas vidas.

Dessa forma, os professores mostram alguns benefícios da NRF e os motivos pelos quais ela é tão valiosa ao profissional.

“O benefício mais importante é o de entender tudo que está acontecendo no varejo de maneira global e, com isso, enxergar para onde o mercado está sendo direcionado. Por exemplo, tivemos, nos últimos dois anos, uma pandemia que impactou significativamente o modo de consumo das pessoas e o crescimento expansivo do varejo online e das compras virtuais”, mostra Luppe.

“Houve uma mudança no comportamento social das pessoas, e isso faz com que o varejo tenha que repensar todo o seu processo. Naturalmente, o varejo é a ponta final do ambiente de negócios, em que tudo acontece e onde haverá ou não a atratividade e venda. Nesse sentido, a própria indústria deve estar cada vez mais integrada ao desenvolvimento do varejo, suas oportunidades, às novas redes e formas de venda”, finaliza Alvarez.

Se interessou pela NRF e os temas que o evento aborda? Então saiba que todo esse conteúdo será tratado em nossas aulas de maneira detalhada. Aproveite para saber mais sobre os nossos MBAs!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar