back to top

5 tecnologias de pecuária para ficar de olho em 2020

As empresas que estão em constante atualização já sabem que inovações como a IA (Inteligência Artificial) e a IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas) estão aprimorando o agronegócio. Neste contexto, as tecnologias de pecuária ficam ainda mais presentes em 2020.

Quem detalha melhor esse cenário é Thiago Bernardino, professor do curso de Agronegócios do MBA USP/Esalq. “O setor agrícola está em plena transformação e as empresas e produtores devem se adaptar às novas dinâmicas da agropecuária para manter sua relevância no mercado”, comenta.

Pensando nisso, o professor indicou cinco tecnologias de pecuária que serão diferenciais em 2020.

Suplementação estratégica

Aumentar a produtividade e a qualidade do produto de forma sustentável é um dos desafios que a pecuária enfrenta nos últimos anos. De acordo com Bernardino, a reposta pode estar na suplementação estratégica.

“Melhorar o manejo nutricional durante todo o ano, nas diferentes épocas e etapas da vida do animal, é uma solução para elevar a produtividade do sistema”, explica o professor. “O objetivo é adaptar a genética do rebanho com ganhos de peso mais rápidos, utilizando uma alimentação de alta tecnologia.”

Aumento da IATF

Bernardino explica que a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) é uma das tecnologias de pecuária e ajuda na padronização e planejamento do rebanho da fazenda.

“A técnica utiliza genética de ponta e é um dos setores da pecuária que mais cresce no Brasil, com estimativa de aumento de 20% ao ano. Porém, essa prática exige certa infraestrutura para realização dos procedimentos, assim como aquisição de insumos e capacitação de mão de obra”, detalha o professor sobre o investimento nesse método.

Aplicativos de controle e gestão

O controle de gado e a gestão de informação dentro da propriedade são práticas cada vez mais recorrentes no agronegócio. Isso porque os aplicativos estão mais completos e entregando resultados de forma mais eficiente. Confira 5 aplicativos que todo profissional do agro deve conhecer.

“É fundamental, na pecuária, saber usar todas as informações coletadas da atividade, para maximizar lucros e minimizar perdas. Atualmente contamos com várias possibilidades de obter informações direto da palma da nossa mão”, comenta Bernardino.

Ultrassom animal

Mensurar com mais precisão as características dos animais é um dos objetivos das tecnologias de pecuária. O ultrassom é uma técnica viável e não invasiva de identificar, por exemplo, doenças e sexo na gestação.

O professor ainda explica. “Outro benefício de utilizar mais o ultrassom é que a prática revela, também, o índice de gordura animal, podendo ser utilizado para aprimorar a produção de carne e leite em época de avanço no mercado internacional.”

Inteligência Artificial para comercialização

Segurança e transparência nas comercializações entre produtores e frigoríficos já é uma exigência entre as duas partes. Assim, a IA pode ser usada para facilitar as relações.

“A negociação de gado pode ficar ainda mais equilibrada e confiável com o uso da das tecnologias de pecuária para análise de rebanho e preços de mercado”, explica.

Gostou do tema? Deixe seu comentário para a gente! 

Leia também Por que investir em marketing no agronegócio?

Autor (a)

Marina Petrocelli
Marina Petrocelli
Mais de 12 anos se passaram desde minha primeira experiência com Comunicação Social. Meus primeiros anos profissionais foram dedicados às rotinas de redações com pouca ou nenhuma relevância digital. O jornalismo plural se resumia em apurar os fatos, redigir a matéria e garantir uma foto expressiva. O primeiro sinal de mudança veio com a proposta para mudar de realidade e experimentar um formato diferente de produzir. Daí pra frente, as particularidades do universo do marketing se tornaram permanentes. Ah! Também me formei em Direito (com inscrição na OAB e tudo). Mas nem tudo se resume às minhas habilidades profissionais. Como produtora de conteúdo, me interesso por boas histórias, de pessoas reais ou em séries, filmes e livros, especialmente distopias. Gosto de montar roteiros de viagens e reconhecer estrelas e constelações em um aplicativo no celular. Museus, música e arte no geral chamam minha atenção, assim como cultura pop.

Compartilhar