back to top

Por que investir em marketing no agronegócio?

O setor agrícola movimenta uma grande parcela da economia nacional, alimenta e emprega milhões de pessoas. Por isso, investir em marketing no agronegócio é essencial para consolidar a produção nacional e valorizar os produtores rurais.

Um dos motivos para utilizar o marketing nesse setor é justamente a ampla concorrência que existe. É preciso se diferenciar dos demais para progredir e investir em marketing no agronegócio é uma boa maneira de fazer isso. Confira alguns motivos!

Afinal, marketing pra quê?

O marketing já é uma realidade presente para muitos segmentos. No agro, é mais comum em grandes empresas. Apesar disso, mesmo sendo uma organização pequena, ele pode ser útil para alavancar os negócios. Veja alguns motivos:

  • Melhora o índice de vendas: porque quem é visto é lembrado
  • Cliente satisfeito sempre volta: marketing também é saber se comunicar com seus clientes no atendimento, trazendo maior interação e satisfação
  • Uma boa posição: investir em marketing no agronegócio significa reposicionar sua marca e colocá-la como uma referência de qualidade

Como começar

A primeira etapa para conseguir investir em marketing no agronegócio é fazer uma análise da sua empresa. O ideal é estudar o assunto para saber quais são os desafios e as necessidades da organização e trabalhar justamente para dar atenção a eles.

Nesse estudo, entra também o cliente. Quem compra seu produto? Qual a idade dessas pessoas? No que trabalham? É preciso saber quem é a “persona” da sua marca para direcionar o marketing diretamente para aquele público e conseguir uma maior eficácia.

Um especialista em marketing pode ajudar, mas ter uma base do conhecimento é essencial para não ser enganado. Conheça o MBA USP/Esalq em Agronegócios! A grade curricular inclui marketing no agro, além das principais tendências para o setor agrícola.

Aplicando a teoria

Depois de entender as necessidades da sua empresa, é preciso estudar o que pode ser feito. Uma campanha e ações que vão ajudar a organização a ter visibilidade no mercado – um dos principais objetivos do marketing. Existem diversas frentes que podem contribuir nesse sentido, mas nem sempre todas elas são necessárias.

A tendência agora é utilizar as plataformas digitais. Investir em marketing no agronegócio também significa se adequar a essas ferramentas. Isso porque a maioria das pessoas está na internet.

Marketing digital

O ideal é aderir ao marketing digital, porque ele permite mensurar os resultados do seu investimento, analisar seu público alvo e segmentar seus anúncios para quem realmente tem interesse em vê-lo. Confira algumas ferramentas que podem ser utilizadas:

  • Redes sociais
  • Google Ads
  • Site
  • Blog
  • Técnicas SEO
  • Vídeos
  • E-mail marketing

Apesar disso, nem sempre sua marca precisará de todas essas estratégias ao mesmo tempo. São possibilidades que podem ser estudadas, mas pode acontecer de nem ser o ideal para seu tipo de produto ou público alvo.

Boa gestão

Para conseguir investir em marketing no agronegócio é preciso, antes de tudo, ter uma boa gestão. Uma empresa que valoriza o potencial dos funcionários, investe em capacitação e uma boa organização financeira tende a ter sucesso, porque há abertura para novas ideias e para aderir novos conceitos.