back to top

Desenvolvimento de monografia é tema de palestra no SIM

A fase final de cursos de pós-graduação geralmente envolve o desenvolvimento de uma monografia, sendo esta etapa uma das mais difíceis. O aluno muitas vezes tem dificuldade em definir o tema e organizar as ideias para conseguir fazer o trabalho. Pensando nisso, o professor dos MBAs USP/Esalq Haroldo Torres trará dicas e sugestões práticas para ajudar o aluno a encontrar um tema viável e desenvolver o trabalho. O assunto é tema de uma das palestras do XI SIM. “Muitos alunos não conseguem entender que a monografia é um assunto específico e acabam vindo com um trabalho muito amplo, generalista”, afirma. Para evitar que isso aconteça e ajudar os alunos a definir um tema mais afunilado, Torres vai trazer ferramentas que ajudam nessa escolha. Além disso, a palestra terá pautas para ajudar na organização antes de conseguir finalizar o trabalho e mostrar os elementos para auxiliar no desenvolvimento da monografia até a conclusão. “O foco está mais no tema, como você delimita, onde pesquisar, ferramentas e base de dados para consulta”, completa.

Características

Para definir o tema de uma monografia, antes é preciso que o aluno tenha duas coisas em mente. A primeira é a aplicabilidade do tema. “Para que tenha resultado na vida ou no negócio”, diz Torres. O segundo ponto é que o aluno deve ter condição de trabalhar aquele tema na monografia. “Não dá para escolher um assunto que você não tenha capacidade de entender ou desenvolver a metodologia”, explica. A dica do professor é que o tema seja pensado “de trás para frente”. Primeiro buscar entender quais os resultados que quer alcançar, o que espera de resposta com o trabalho. A partir daí construir a monografia até chegar a esse objetivo. “O aluno tem muita dificuldade. A gente sempre começa pelo desejo, mas esquece de olhar qual ferramenta usaria e qual base de dados usaria”, declara.

Palestra

E foi na dificuldade dos alunos em escolher o tema da monografia que surgiu o tema da palestra. “Muitas vezes, o aluno de pós-graduação fez a monografia lá na graduação e já tem certo tempo ou, em alguns casos, fez um TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] em grupo.” Com uma hora de duração, a palestra vai focar em aspectos práticos e exemplos do trabalho final. A ideia é seguir as regras de formatação das monografias dos MBAs USP/Esalq. Fique atento: A palestra “Dicas e sugestões para o desenvolvimento da sua monografia” acontece no dia 15 de dezembro, das 9h às 10h, no campus Esalq/USP em Piracicaba (SP), durante o XI SIM. Quer participar do evento? As inscrições podem ser feitas aqui.