back to top

Flexibilidade é vantagem do MBA a distância

Conciliar carreira e estudos pode ser uma grande dificuldade para os profissionais, principalmente em grandes cidades. Estar em dia e locais determinados para uma aula acaba se tornando complicado por inúmeros fatores, além de contrariar as recomendações recentes de distanciamento social.

Essa situação, porém, não existe em um curso online. A flexibilidade é uma das vantagens do MBA a distância. “O curso a distância ‘quebra barreiras’ de tempo e espaço porque não necessariamente o aluno precisa estar em um determinado local em um horário específico. Ele, literalmente, pode estar em qualquer lugar. E quando brinco que quebra a barreira do tempo é porque ele não necessariamente precisa assistir à aula ao vivo, ele pode assistir em qualquer horário”, diz Daniel Sonoda, diretor do Pecege.

Ele cita que ter acesso a aulas de profissionais que estão na capital paulista, por exemplo, de forma presencial, seria muito difícil para alunos que não residem ou têm acesso mais facilitado a essa cidade. Essa é outra vantagem de um curso a distância: acesso ao conhecimento, mesmo estando geograficamente muito distante.

Sem horário fixo

No MBA online, o aluno pode decidir quais horários assistir ao conteúdo e inclusive revê-los antes de fazer as provas. Os materiais de apoio também ficam disponíveis para serem acessados pelos alunos durante a aula ou mesmo posteriormente.

Assistir em qualquer momento, no entanto, não quer dizer não ter planejamento, lembra Sonoda. “É preciso ter a mesma disciplina de estar em um curso presencial. Não adianta colocar a aula e assistir outra coisa ao mesmo tempo. É preciso concentração para assimilar tudo”, reforça.

Interatividade

As aulas dos MBAs USP/Esalq são ministradas ao vivo, uma vez por semana, e o conteúdo permanece gravado. Durante as aulas, os estudantes podem interagir com os professores, fazendo perguntas, e participar de um talk show no fim da aula.

Caso decida, o aluno também pode assistir novamente à aula, revendo conteúdos específicos. “Nossa preocupação é com o aprendizado. Nos esforçamos para oferecer o máximo de opções possíveis para que o aluno entenda o que foi colocado em sala de aula e, para isso, as ferramentas do ensino a distância são fantásticas. E por serem ao vivo as aulas, ele tem certeza de que aquele conteúdo é atual”, afirma.

Autor (a)

Compartilhar