O que é MBA em Gestão em Cooperativas de Crédito?

O MBA em Gestão em Cooperativas de Crédito USP/Esalq  é um curso de pós-graduação lato sensu da Universidade de São Paulo, oferecido na modalidade EaD (ensino a distância), com duração de 18 meses. O curso é voltado a profissionais que já atuam na área de cooperativas ou planejam trabalhar no setor, que tem potencial de forte crescimento nos próximos anos. Profissionais das áreas de ciências sociais aplicadas, principalmente administração, economia e ciências contábeis, assim como trabalhadores das áreas de finanças, também podem se beneficiar com o programa. É preciso ter ensino superior completo. “O crescimento das cooperativas é uma tendência muito forte, elas na verdade já vêm crescendo a passos largos e esse avanço impactará o mercado. Estar qualificado é essencial para o profissional”, afirma Carlos Shinoda, membro da coordenação do MBA em Gestão em Cooperativas de Crédito USP/Esalq.  

Corpo docente

O programa é estruturado para que os pós-graduandos tenham uma visão estratégica do cooperativismo de crédito e desenvolvam competências necessárias à uma gestão competitiva dentro do segmento bancário. Shinoda destaca ainda a qualificação do corpo docente, formado por professores USP e por profissionais com experiência no cooperativismo. Ele ressalta também a flexibilidade do curso, que é oferecido online e permanece gravado para que o aluno assista às aulas posteriormente. “O curso é muito voltado à realidade das cooperativas e permite aos alunos ter contato com outros profissionais da mesma área, promovendo interação e possibilitando um networking muito forte”, cita o professor.  

Conteúdo programático

O MBA em Gestão em Cooperativas de Crédito está estruturado em três módulos. O primeiro aborda o contexto institucional e econômico do cooperativismo de crédito. Nesta etapa, estão programadas aulas sobre cooperativismo de crédito no Brasil, Banco Central e instituições financeiras, governança cooperativa e legislação, entre outros. O módulo dois compreende as ferramentas de apoio à gestão, o que inclui conteúdos como cálculos financeiros, finanças corporativas e análises de demonstrações financeiras. Por fim, no módulo três, são apresentados temas referentes à gestão da operação. Neste contexto estão incluídas aulas sobre planejamento e gestão estratégica, marketing de serviços financeiros, contabilidade e controladoria em cooperativas de crédito, além de auditoria, controles internos e avaliação de risco, por exemplo.  

Aulas online

O MBA em Gestão em Cooperativas de Crédito tem aulas ao vivo, transmitidas aos sábados, das 8h às 12h. O conteúdo permanece gravado e pode ser assistido ou revisto pelo aluno a qualquer momento. Também é possível interagir com professores e outros alunos através do chat. As provas são online – exceto a última, de qualificação, que deve ser feita no campus da USP/Esalq, em Piracicaba (SP), junto à defesa da monografia.  

Saiba mais:

MBA em Gestão em Cooperativas de Crédito USP/Esalq Certificação USP Duração: 18 meses Aulas e provas online (exceto a última prova do curso, que será aplicada de forma presencial, no campus da USP/Esalq, em Piracicaba (SP), junto à defesa da monografia). Formação superior completa obrigatória Inscrições em www.mbauspesalq.com

Autor (a)

Compartilhar