back to top

Tendências de marketing digital para 2018

As ações de comunicação desenvolvidas pelas empresas para divulgação e venda de produtos na internet vem ganhando força ano a ano. Esse conjunto de estratégias que compõem o marketing digital evolui o tempo todo e é preciso estar atualizado para ter sucesso. O Next conversou com especialistas da área, que apontaram algumas das tendências de marketing digital para 2018.  

Conteúdo mais estratégico

Criar conteúdos relevantes, que solucionem dúvidas dos consumidores/usuários já é uma estratégia bastante usada no marketing digital. E essa ação deve continuar crescendo muito nos próximos meses. “O marketing de conteúdo ajuda uma empresa a criar autoridade na internet, mas é preciso ter uma estratégia definida para ter bons resultados”, afirma Rafael Arty, especialista em marketing digital. O empreendedor precisa, antes de pensar no produto que quer vender, pensar na transformação que ele traz e criar conteúdos que ‘converse’ com aquele nicho pretendido, orienta o especialista. “Nunca houve tantos blogs e conteúdo criado pelas empresas, mas ele tem que fazer sentido para o consumidor”, diz.  

‘Lives’ em alta

Utilizar vídeos para a produção de conteúdo já é algo consolidado nas redes. O que vem ganhando ainda mais força é a transmissão ao vivo desses conteúdos, as chamadas lives. “Diversas fontes indicam que 80% do conteúdo nas redes nos próximos anos será vídeo. Isso é reflexo tanto do comportamento do público quanto das próprias redes sociais. Quando você cria uma ‘live’, automaticamente todos os seguidores são convidados a assistir, o que não ocorre em outras situações, como nos posts, por exemplo”, comenta Sara Zimmermann, professora de marketing digital e orientadora do MBA USP/Esalq em Marketing. Outra vantagem é que as lives não necessitam de tanta infraestrutura – e dispensam qualquer pós-produção. Além disso, permitem um contato mais próximo entre os que participam da transmissão, o que estreita o relacionamento.  

Interação forte

Saber se integrar com a comunidade é um ponto muito importante nas estratégias de marketing digital e isso continua bastante forte em 2018, reforça Arty. “Saber se integrar nas redes é importante. Pessoas falando bem do seu produto faz com que aquilo seja escalonado. Vemos que as comunidades são cada vez mais fortes dentro do marketing”, afirma o especialista em marketing digital. Ele cita que estar envolvido com a comunidade não significa fazer posts a todo momento para vender um produto, mas sim interagir, ajudar com as dificuldades e incentivar os participantes em suas ações. Ter uma comunidade própria também pode ser uma boa opção.  

Análise de dados

A análise de dados mais aprofundada também é uma tendência do marketing digital. Sara Zimmermann reforça que não basta ter uma boa estratégia de marketing digital se não forem bem analisados os resultados das campanhas e essa ação tende a crescer e ser cada vez mais cobrada na área. “O (marketing) digital ajuda com mais métricas do que ações offline, mas os profissionais da área não exploravam tanto esses resultados. Hoje há muita coisa para ser analisada e é preciso estar atento a isso”, afirma. A professora aponta que, por mais que o marketing digital esteja cada dia mais forte, os profissionais da área ainda não são tão preparados quanto poderiam. “O marketing digital traz mais retornos e traz possibilidade de fazer testes até atingir o público e os resultados desejados.”   Quais são suas estratégias de marketing digital? Compartilhe suas experiências nos comentários! 😊    

Autor (a)

Compartilhar