back to top

Plataformas digitais promovem networking

A internet modificou as relações pessoais. É possível fazer compras sem sair de casa, jogar games com jogadores de qualquer parte do mundo e conversar com pessoas de outras cidades, estados e até países. Até mesmo o conhecimento pode ser compartilhado por meio de plataformas online. Mas será que as pessoas estão aproveitando todas as possibilidades oferecidas por essas conexões?

A campanha 2017 dos MBAs USP/Esalq mostra que o conhecimento conecta as pessoas e incentiva os seus alunos a vivenciarem toda experiência oferecida pelo mundo digital. “Apostamos em um modelo em que acompanhar um curso online deixa de ser solitário e pesado.  Os alunos, professores, monitores, as pessoas deste nosso ‘universo’, estão todos conectados em uma plataforma que permite interação, entretenimento, encontros. O foco é proporcionar uma rica troca de conhecimento com a ajuda da tecnologia”, afirmou o professor Pedro V. Marques, coordenador do Pecege.

O professor do MBA em Gestão Escolar, Leandro Yanaze, é adepto das didáticas de ensino e aprendizagem que promovem o desenvolvimento em grupo por meio das plataformas digitais. “Os cursos na modalidade EAD (Educação a Distância) se valem de diversas ferramentas e plataformas digitais que permitem uma interação muito grande entre alunos e entre alunos e professores. Assim como acontece em uma rede social, é possível abrir espaços de conexão por bate-papo, mensagens privadas, grupos de interesse e desenvolvimento”, disse Yanaze, que ministra a disciplina “O uso da tecnologia na educação”.

Nos MBAs USP/Esalq, uma das ferramentas de interação é a rede social exclusiva para os alunos, o MyClass. Seja pela rede social ou em eventos, como o SIM, as possibilidades estão abertas para a conexão com profissionais de diferentes áreas de atuação. “Através da troca virtual de cartão de visitas e abertura de momentos de interação síncrona (em tempo real) e assíncrona (por meios de fóruns e glossários, por exemplo). Assim, entendo que as possibilidades de promover uma interação significativa através das plataformas digitais se intensificam nos cursos online”, finalizou.

Conheça a campanha 2017 dos MBAs USP/Esalq aqui.

Compartilhar