back to top

Por que escolher o MBA em Gestão Escolar para sua carreira!

Entender as necessidades do universo pedagógico e estar preparado para os desafios das instituições de ensino são habilidades essenciais e que mostram porque escolher o MBA em Gestão Escolar hoje é tão importante.

Afinal, o papel de um gestor é fundamental para o desenvolvimento educacional da instituição e exige do profissional a capacidade de entender, apoiar e coordenar todas suas dimensões.

Por isso, é importante escolher uma pós-graduação que te acompanha nessa jornada de aprendizado e acrescenta muito mais do que apenas conhecimentos técnicos.

“O diferencial de um bom gestor vai além das habilidades técnicas e da visão holística, agregando também o lado humano”, afirma Rosebelly Nunes Marques, professora e coordenadora USP do MBA em Gestão Escolar USP/Esalq, que conta nesta matéria por que começar uma pós-graduação é a melhor escolha para você. Confira!

Leia mais: Conheça o MBA em Gestão Escolar USP/Esalq

Confiança é o primeiro passo para o sucesso profissional!

Onde e como atuar

Se engana quem pensa que escolher uma especialização em Gestão Escolar limita as áreas de atuação. Isso porque dentro do contexto educacional há diversas oportunidades, principalmente quando se tem uma pós-graduação no currículo. De acordo com a professora, ao longo do curso, são apresentadas diversas ferramentas que possibilitam a atuação do gestor para contribuir com o aumento dos padrões de qualidade de ensino em âmbitos variados.

“O MBA em Gestão Escolar USP/Esalq permite a expansão do conhecimento de forma que o profissional possa aplicá-lo do ensino básico ao superior, tanto na esfera da educação privada quanto pública, em sala de aula, na gestão e na coordenação”, afirma Rosebelly.

Mulher loira bem sucedida e representando por que escolher o MBA em Gestão Escolar é tão importante.
Um dos motivos do porque escolher o MBA em Gestão Escolar é o leque de novas possibilidades profissionais que se abre.

A professora continua. “Para a atuação em cargos de gestão em escolas públicas e particulares, é preciso verificar junto à Secretaria Estadual ou Municipal de Educação os pré-requisitos da pós-graduação para o cargo pretendido, principalmente em função da carga horária do curso, pois há especificidades para cada estado. Além disso, é necessário verificar os pré-requisitos nos editais das vagas relacionadas.”

Mais do que conhecimento técnico…

Esse é um dos diferenciais do MBA em Gestão Escolar USP/Esalq. Isso só é possível devido a um conjunto de disciplinas que propõe aos alunos uma imersão em todas as dimensões educacionais e que são lecionadas por professores que entendem a necessidade de oferecer mais do que conhecimento técnico.

“Além de habilidades técnicas que impactam positivamente na equipe, é necessário desenvolver e aplicar habilidades socioemocionais para fazer a diferença no mundo profissional, como liderança, gestão de conflitos, gestão de projetos, análise de dados e tomada de decisão, adaptabilidade e flexibilidade, pensamento analítico, visão sistêmica entre outros. O MBA em Gestão Escolar USP/Esalq proporciona todos esses ensinamentos”, ressalta a professora.

Leia mais: A empatia faz parte da rotina da escola. Você sabe por quê?

Mulher lendo uma página em seu escritório e lembrando o por que escolher o MBA em Gestão Escolar foi tão importante para sua carreira.
Por que escolher o MBA em Gestão Escolar USP/Esalq? Porque é o melhor para você!

Conteúdos relevantes

Ao começar hoje sua pós-graduação, você dará o primeiro passo rumo ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Segundo Rosebelly, ao final do curso, os alunos irão:

  • Compreender os aspectos da gestão democrática;
  • Dominar os desafios da política educacional e sistemas de ensino;
  • Entender as tecnologias aplicadas à gestão educacional e recursos didáticos;
  • Obter insights sobre aprendizagem baseada em problemas, educação científica e neurociência;
  • Conhecer e avaliar a base nacional comum curricular;
  • Refletir sobre a cultura escolar e coordenação pedagógica;
  • Discutir sobre as possíveis estratégias de diversidade e educação inclusiva;
  • Entender aspectos de recursos financeiros na escola, financiamento, economia e legislação;
  • Compreender os princípios do Projeto Político Pedagógico e das avaliações de aprendizagem e institucional;
  • Ter domínio sobre aspectos importantes para a gestão, como empreendedorismo e marketing;
  • Refletir sobre os aspectos das relações interpessoais, interdisciplinaridade e do planejamento estratégico.

“Além disso, são oferecidas diversas palestras com temáticas pertinentes, como gestão de conflitos, comunicação assertiva interpessoal e oratória aplicada ao ambiente digital”, conclui a professora.

Agora você já sabe por que escolher o MBA em Gestão Escolar é tão importante para sua carreira. Comece sua jornada de conquistas aqui, no MBA USP/Esalq. Faça essa escolha hoje mesmo e se inscreva!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar