back to top

Invista em Finanças e Controladoria e lidere as tendências do setor

Você é o tipo de pessoa que possui um perfil analítico e envolto por dados? Ou talvez a análise de dados seja onde você se destaca naturalmente? Se você se encaixa nesses casos, saiba que a área de Finanças e Controladoria pode ser a escolha certa para você!

A área, que já está em alta há muito tempo, continua uma excelente opção para profissionais investirem esforços, como por meio de um MBA, por exemplo, que vai entregar exatamente o que você precisa para dar seu próximo passo profissional. Saiba o porquê nessa matéria!

Leia mais: Finanças e Controladoria: um pilar para empresas de sucesso

Ascensão das Finanças

Segundo a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), o setor de Finanças e Controladoria é um dos que mais cresce no Brasil. Em 2022, contou com um faturamento de R$ 100 bilhões, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

Atualmente, o setor é composto por empresas de contabilidade, auditoria, consultoria financeira e controladoria. Essas empresas prestam serviços a outras empresas de todos os portes e segmentos, desde pequenas até grandes corporações.

Finanças e controladoria em 2024

Assim, é importante mapear algumas das principais tendências do setor para 2024 e estar atualizado com o que move o mercado. Você irá encontrar algumas delas abaixo:

A adoção de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA), o blockchain e o big data, que estão ganhando cada vez mais espaço no setor. As empresas que se anteciparem e adotarem essas tecnologias terão uma vantagem competitiva significativa. Saiba mais sobre o uso dessas ferramentas:

  • Inteligência artificial: dentre os incontáveis usos desse recurso, um dos mais importantes é a automação de tarefas, como, por exemplo, o processamento de pedidos e atendimento ao cliente. Isso pode liberar tempo para seus funcionários se concentrarem em tarefas mais estratégicas.

  • Blockchain: da mesma forma, o blockchain é capaz de rastrear transações financeiras entre clientes, além de outras ações significativas. Isso pode te auxiliar na redução dos riscos de fraude e melhorar a eficiência das suas operações.

  • Big data: esse recurso pode ser um grande impulsionador no processo de identificação de tendências de mercado e na previsão das demandas de produtos. Em resumo, o Big Data pode ajudar uma empresa de Finanças a tomar decisões de investimento mais informadas.
Imagem fictícia de uma pessoa analisando dados em um holograma, onde os dados estão materializados na frente dessa pessoa.
Finanças e Controladoria tem tudo a ver com análise de dados!

As empresas nunca olharam tanto para a sustentabilidade quanto agora. Investidores e clientes estão cada vez mais preocupados com questões ambientais no contexto corporativo. As corporações que adotarem práticas sustentáveis terão mais chances de atrair investidores e clientes. As soluções sustentáveis permitem que as empresas:

  • Reduzam o consumo de energia e recursos: por meio de medidas como a instalação de sistemas de energia renovável e a redução do desperdício de água e papel, por exemplo.

  • Trabalhem na redução das emissões de gases: o foco dessas ações é impedir o avanço do efeito estufa. Isso pode ser feito por meio de medidas como a adoção de veículos elétricos e a instalação de painéis solares.

  • Causas sociais: essas lutas não são recentes, mas certamente estão ganhando cada vez mais força. As empresas podem demonstrar apoio por meio de doações para organizações sem fins lucrativos ou de programas de voluntariado.
Moedas empilhadas sobre terra, com plantas em volta delas representando o 'ambiental', enquanto tem um gráfico escalonado que relaciona questões ambientais com crescimento econômico
ESG e questões ambientais certamente são tendências para o mercado nos próximos anos.

A personalização dos serviços também é mais que necessária no setor de Finanças. Os clientes estão cada vez mais exigentes e esperam que as organizações ofereçam serviços personalizados. Aqueles que conseguirem atender às necessidades específicas de cada cliente terão mais chances de se destacar da concorrência. Você pode, por exemplo:

  • Oferecer produtos e serviços personalizados: para isso, é preciso coletar e analisar os dados de seus clientes para entendê-los, mapear suas necessidades e criar produtos e serviços que sejam específicos para eles.

  • Atendimento ao cliente exclusivo: seguindo o mesmo raciocínio acima, as empresas podem usar os mesmos dados para entender as preferências dos clientes e oferecer um atendimento ao cliente mais relevante e assertivo.

  • Trabalhar com marketing personalizado: os dados coletados ainda podem ser a fonte para segmentação de seus clientes e, assim, levar a uma oferta de marketing que seja mais relevante para o seu público-alvo.
Duas pessoas, homem e mulher, vestidos socialmente e olhando um tablet. Os dois estão com um sorriso no rosto.
O foco em atendimento ao cliente é um dos pilares de sucesso para um negócio.

Perspectivas para 2024

Uma coisa é certa: o setor de finanças e controladoria deve continuar a crescer em 2024. As tendências que você viu nessa matéria são impulsionadoras para esse crescimento do setor, e elas devem continuar a se desenvolver e transformar no próximo ano. Por isso, é importante investir em seus estudos e manter-se atualizado. Saiba mais sobre o MBA em Finanças e Controladoria USP/Esalq e inscreva-se!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar