back to top

Finanças e Controladoria: um pilar para empresas de sucesso

Você já parou para pensar na importância dos números para as empresas? Eles são fundamentais em diversas áreas, independentemente do porte ou ramo de atuação do negócio. E é por meio de Finanças e Controladoria que a corporação adquire uma visão clara de sua situação financeira, de seus ativos e passivos, e de seu potencial de crescimento.

Finanças e Controladoria são dois temas fundamentais para qualquer empresa e, juntos à área de Valuation e de Métricas de Valor, podem ajudar a entender melhor o porte financeiro de uma empresa e a tomar decisões estratégicas com base em dados objetivos. Nesta matéria, vamos abordar os dois temas e explicar como eles se relacionam com o contexto empresarial.

Leia mais: Como o MBA em Finanças e Controladoria pode transformar sua carreira!

Finanças e Controladoria

Como há uma ligação íntima entre Finanças e Controladoria, é bem comum que empresas invistam nessas áreas, uma vez que elas auxiliam na diminuição de problemas financeiros, como falta de caixa, endividamento excessivo ou falta de investimentos.

Atualmente, a área de Finanças e Controladoria é responsável por:

  • Gestão de fluxo de caixa: controlar as entradas e saídas de dinheiro para garantir que a empresa tenha recursos suficientes para honrar seus compromissos e investir em novas oportunidades de crescimento.
  • Tomada de decisões: a controladoria fornece informações estratégicas e financeiras para ajudar os gestores a tomar decisões bem fundamentadas. Essas informações incluem relatórios financeiros, análises de custos e preços, projeções financeiras e análises de viabilidade de projetos.
  • Planejamento e orçamento: definição de metas financeiras e de negócios a longo prazo, bem como a criação de planos de ação para alcançá-las.
  • Controle de custos: garantir que a empresa opere com eficiência e que seus custos estejam alinhados com suas metas financeiras.
  • Investimentos: envolve a análise de projetos de investimento, a avaliação de riscos e o acompanhamento do desempenho financeiro desses projetos.

Leia mais: 4 motivos para estudar Finanças e Controladoria e melhorar seus resultados!

Mulher observa dados no computador em alusão à gestão de finanças e controladoreia.
A gestão eficaz das Finanças e Controladoria são fundamentais para garantir o sucesso e a sustentabilidade financeira de qualquer empresa.

Valuation e Métricas de Valor

O valuation é uma técnica utilizada para determinar o valor de uma empresa. Essa técnica pode ser usada em diferentes contextos, como na avaliação de uma empresa para venda, para aquisição ou para determinar seu valor no mercado. O valuation é importante porque permite que a empresa tenha uma ideia clara do valor de seus ativos e passivos, bem como de seu potencial de crescimento.

As métricas de valor, por sua vez, são usadas para avaliar o desempenho financeiro da empresa. Essas métricas incluem o retorno sobre o investimento (ROI), o fluxo de caixa livre (FCF), o lucro líquido, entre outras. Essas métricas são importantes porque permitem que a empresa avalie seu desempenho financeiro em relação a outras empresas do mesmo setor e faça ajustes para melhorar sua posição no mercado.

Leia mais: Conheça o MBA em Finanças e Controladoria USP/Esalq

Finanças empresariais

Quando falamos sobre finanças empresariais, é importante lembrar que o objetivo principal é maximizar o valor da empresa para os acionistas. Isso significa que todas as decisões financeiras devem ser tomadas com base nesse objetivo. Para isso, é importante gerenciar com atenção as áreas de Finanças e Controladoria, Valuation e Métricas de Valor.

Se especialize sobre os temas e invista na sua carreira com um MBA em Finanças e Controladoria ou um curso Essential de Valuation e Métricas de Valor. Finanças e Controladoria, Valuation e Métricas de Valor. Se especialize sobre os temas e invista na sua carreira com o MBA em Finanças e Controladoria ou o curso Essential de Valuation e Métricas de Valor. Esperamos por você!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Letícia Santin
Letícia Santin
Jornalista, gosto de leituras que me cativem e de aprender de tudo um pouco. Minhas experiências profissionais com comunicação me fizeram apreciar a transmissão de conhecimentos e ideias de uma forma descomplicada e acessível. No meu tempo livre, gosto de fazer maratonas de filmes e séries, meditar, desenhar e cozinhar.

Compartilhar