back to top

4 motivos para estudar Finanças e Controladoria e melhorar seus resultados!

Você está pensando em dar aquele upgrade na carreira? Então saiba que, ao estudar Finanças e Controladoria, você pode melhorar seus resultados e alcançar metas que sempre quis!

E se você se interessou pelo tema, vai gostar ainda mais de saber que nós, do Blog MBA USP/Esalq, conversamos com quem realmente entende do assunto para trazer um conteúdo que vai te convencer de uma vez por todas a começar logo seus estudos.

Fabiano Guasti Lima é professor do MBA em Finanças e Controladoria USP/Esalq e listou quatro motivos para começar a estudar Finanças e Controlaria o quanto antes. Vem ver!

Seja um profissional estratégico

O avanço das mudanças no ambiente dos negócios e a complexidade dos produtos do mercado fazem com que os profissionais de Finanças e Controladoria necessitem se integrar às diversas áreas do mundo corporativo. Segundo Lima, há alguns conhecimentos específicos que devem fazer parte da vida de todo profissional da área.

“O entendimento da Economia, dos riscos e da complexidade dos negócios exige do profissional uma capacidade de entendimento e análise crítica para tomar decisões assertivas.”

Além disso, o professor ainda mostra a importância de estudar Finanças e Controladoria e sua relação com o contexto empresarial.

“O entendimento da Contabilidade em suas formas de apresentação e convergências às normas internacionais, custos, fluxos financeiros, liquidez, Responsabilidade Social, Governança, Planejamento e Controles Financeiros, Tributários e de investimentos é importantíssimo para compor um contexto empresarial e prover informações estratégicas.”

Tenha diferenciais

Lima ainda fala sobre como os estudos na área podem ser verdadeiros diferenciais para os profissionais no dia a dia de trabalho.

“Administrar é tomar decisões. E a continuidade de qualquer negócio estará sujeita à qualidade das informações e decisões apresentadas. E para esse fim, as medidas necessárias de desempenho e geração de métricas para elucidar situações que precisam ser enfrentadas são desenvolvidas por este profissional. Entender os dados e propor ações corretivas necessárias à expansão da empresa, também fazem parte do dia a dia dos negócios do profissional de Finanças e Controladoria.”

“A visão integrada da empresa e de seu engajamento com o ambiente externo, aliada às ferramentas de desempenho comporão um arcabouço de conhecimentos que existem na vivência do ambiente empresarial”, explica Lima.

Esteja atualizado

As recentes mudanças do universo corporativo trouxeram desafios para todos os profissionais, em especial aos de Finanças e Controlaria, que devem manter atualizados seus conhecimentos prático-teóricos.

De acordo com Lima, “a evolução do mundo fez com que o profissional de Finanças e Controladoria tivesse a necessidade de visualizar o ambiente corporativo como um todo, fortalecendo a necessidade de estratégias voltadas para a competitividade, a continuidade da empresa e o seu crescimento futuro”.

Seja um especialista

Se existe um lugar onde profissionais da área de Finanças e Controladoria podem se desenvolver e atualizar seus conhecimentos e se tornar um especialista, esse lugar é a pós-graduação.

No MBA USP/Esalq, por exemplo, as aulas têm conteúdo atualizado e aplicado ao contexto atual do mercado, que potencializa o aprendizado e a prática.

“A visão crítica dos números que são apresentados e o entendimento da empresa como unidade econômica geradora de benefícios de caixa, aliada ao entendimento do que se entende por viabilidade econômica e financeira de um negócio, serão apresentadas e discutidas a fundo, fornecendo uma visão integrada”, relata Lima, a respeito do curso. 

Ele continua: “Além disso, a administração de ativos e passivos, aliada ao gerenciamento dos riscos dos negócios, o planejamento financeiro visando a continuidade do negócio, com maior margem de segurança e controle, comporão essencialmente a visão da criação de valor e a correta mensuração pelo Valuation de um negócio. Tais conceitos são essenciais para uma administração transparente e justa, especialmente de novos negócios que estão surgindo no ambiente empresarial”, conclui o professor.

E aí? Você já tem o que é preciso para se tornar um profissional competitivo no mercado? Você está muito perto de começar a estudar Finanças e Controladoria ainda este ano! Inscreva-se no MBA USP/Esalq e não perca essa oportunidade!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar