back to top

Gestão Tributária: o MBA para solucionar seus problemas

Entre os diversos desafios que surgem diariamente na gestão de um negócio, um dos maiores é, sem dúvida, exercer uma boa gestão tributária. Afinal, independentemente do segmento, os impostos são a parte mais complexa de se lidar em um negócio. Nesse contexto, o MBA em Gestão Tributária USP/Esalq busca preparar profissionais para superarem todos os desafios que a área propõe.

O fato é que, em qualquer lugar do mundo, não é simples administrar o pagamento de funcionários, fornecedores e distribuidores. No Brasil, um país conhecido internacionalmente pela alta burocracia e por ter uma das cotas tributárias mais altas do mundo, a gerência dos impostos sobre quaisquer atividades econômicas ganha uma importância ainda maior.

Por isso, conversamos com Humberto Bonavides Borges, professor e coordenador assistente do MBA em Gestão Tributária USP/Esalq, que mostra os diferenciais do curso e porque ele é tão essencial para a formação de profissionais qualificados. Confira a matéria abaixo e aproveite essa oportunidade para se inscrever ainda na turma do primeiro semestre!

Leia também: Conheça o MBA em Gestão Tributária USP/Esalq

Solucionando problemas

De acordo com Borges, entre os muitos motivos pelos quais lidar com tributos é uma tarefa árdua, um dos principais é saber navegar corretamente pela burocracia, compreendendo exatamente o que deve ser pago. Afinal, existem inúmeros impostos no Código Civil Brasileiro, cada um deles incidindo sobre uma atividade específica, e nem sempre é fácil distinguir em qual categoria seu negócio ou produto se encaixa.

Para isso, durante o curso, os alunos irão desenvolver técnicas específicas para a elaboração de planejamentos tributários que visam reduzir de forma lícita os custos incidentes nos negócios empresariais ou que, alternativamente, possibilitam as ampliações de seus correspondentes prazos de recolhimentos.

“Os discentes terão a oportunidade de assimilar soluções de significativas questões tributárias decorrentes da realização de operações industriais, transações mercantis e prestações de serviços”, comenta o professor.

Leia mais: Como funciona o MBA USP/Esalq?

Conhecimentos abrangentes

Pessoa fazendo a gestão tributária da empresa senta em uma mesa enquanto aponta para um gráfico impresso em papel.
A boa Gestão Tributária é essencial para que uma empresa não tenha prejuízos com gastos desnecessários.

Para que você se torne um bom profissional tributário, é preciso se familiarizar com diversas atividades e conhecimentos. Por isso, segundo Borges, ao longo do curso os alunos irão:

  • Incrementar seu conhecimento das estruturas normativas dos principais tributos do atual sistema tributário brasileiro e de suas respectivas operatividades.
  • Familiarizar-se com técnicas de tributação e suas categorias específicas.
  • Aprender os métodos de subsunção e subjunção tributária referentes à análise das atividades econômicas empresariais, visando entender os respectivos procedimentos tributários e eliminar contingências.
  • Assimilar métodos de análise tributária que possibilitam investigar e conhecer as interligações fiscais existentes entre operações industriais e transações mercantis.
  • Aplicar os métodos de interpretação e de integração das normas e prescrições tributárias contidas no ordenamento jurídico brasileiro.
  • Esclarecer questões complexas, obscuras ou controvertidas nas dinâmicas dos tributos incidentes no dia a dia de empresas agrícolas, industriais, mercantis e de prestações de serviços.
  • Compreender e aplicar critérios legais para solucionar conflitos de incidências tributárias que decorrem das realizações de diversas atividades econômicas.

Leia também: 5 motivos para fazer MBA USP/Esalq e começar agora mesmo!

Para uma boa gestão

O curso tem como objetivo formar gestores tributários capazes de trabalhar de forma eficaz em qualquer empresa. Desta forma, os alunos são preparados para entender aspectos tributários referentes aos setores primário, secundário e terciário, abrangendo empresas, indústrias, agronegócio, serviços entre outros.

Ao longo do curso, os alunos terão disciplinas variadas como:

  • Contabilidade Aplicada à Gestão Tributária
  • Contabilidade Societária e Tributária
  • Gestão de Custos e Formação de Preços
  • Matemática Financeira
  • Contratos Mercantis e Civis
  • Direito Tributário
  • Tributação e Economia Digital
  • Tributação no Agronegócio
  • Tópicos Especiais em Gestão Tributária
  • Tópicos Avançados em Tributos

Além disso, a coordenação do curso é composta por professores USP, assim como 50% do corpo docente. A outra metade dos docentes é composta por profissionais respeitados no mercado de trabalho, com extensa atuação em suas respectivas áreas. Desta forma, os alunos recebem uma formação acadêmica de qualidade e com muita experiência prática.

Leia mais: Regimes tributários: você conhece os três principais?

MBA USP/Esalq

Papéis de gestão tributária em cima de uma mesa, com algumas moedas em cima deles e pequenos blocos de madeira soletrando a palavra "Tax" (que significa imposto, em inglês).
Fazer a Gestão Tributária de uma empresa é uma tarefa árdua, porém necessária.

Para finalizar os motivos pelos quais você deve fazer o MBA em Gestão Tributária USP/Esalq, o professor destaca alguns outros diferenciais do curso. A transmissão das aulas é feita ao vivo, mas elas também ficam gravadas para que os alunos consigam assisti-las quantas vezes quiserem durante o curso.

Além da flexibilidade proporcionada, o que permite que os alunos consigam conciliar os estudos com o trabalho, esse método também ajuda a criar um espaço para interação. Desta forma, durante as aulas, os alunos podem interagir diretamente com o professor e seus colegas, podendo tirar dúvidas e aproveitar o networking.

No fim do curso, os alunos devem fazer o trabalho de conclusão de curso (TCC), durante o qual são estimulados a estudarem temas que envolvam a própria empresa em que trabalham. Deste modo, além da aprovação no MBA e a conquista de um certificado USP, eles também investem diretamente em suas carreiras durante o processo.

Quer se preparar para atuar em qualquer empresa do país? Então não perca mais tempo e inscreva-se no MBA em Gestão Tributária USP/Esalq!

Você também pode gostar:

Autor (a)

Caio Roberto
Caio Roberto
Jornalista e amante de história, línguas estrangeiras, cinema, literatura e videogames. Utilizo minha curiosidade natural e minha facilidade de me comunicar para descobrir mais sobre o mundo e tentar passar isso adiante. Acredito que nasci para contar histórias, independente da história, da mídia em que ela será contada e do meu papel nela.

Compartilhar