back to top

Conheça o MBA em Gestão Tributária USP/Esalq

Entender e acompanhar as constantes modificações no universo dos tributos é essencial para a qualquer empresa saudável. O MBA em Gestão Tributária é o melhor caminho para adquirir o conhecimento especializado e atualizado que você precisa. Confira mais informações sobre o curso e o MBA USP/Esalq!

Primeiras impressões

O MBA em Gestão Tributária USP/Esalq é um curso de pós-graduação Lato sensu, vinculado à Universidade de São Paulo. Essa especialização tem duração de 18 meses e é oferecida na modalidade EAD (ensino a distância).

Para quem se destina

O curso é voltado para profissionais dos departamentos de Tributos, Controladoria, Jurídico, Financeiro, Contabilidade e Auditoria Interna de empresas industriais, mercantis, agrícolas e de prestação de serviços. Auditores externos, consultores tributários e fiscais, advogados e profissionais liberais ligados à consultoria tributária para empresas ou com atribuições funcionais que são direta ou indiretamente relacionadas com as obrigações fiscais também podem se beneficiar do conteúdo programático do curso.

Pré-requisitos

Para se inscrever no MBA em Gestão Tributária só há um pré-requisito: diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Além disso, não é necessário, por exemplo, nenhum tipo de conhecimento anterior na área.

“Mesmo sem a obrigatoriedade de qualquer técnica ou habilidade prévia, o MBA em Gestão Tributária é muito procurado por profissionais formados em Direito, Contabilidade, Economia, Administração e Engenharia”, explica Humberto Bonavides Borges, que integra a equipe de coordenação do MBA em Gestão Tributária USP/Esalq.

Desenvolvimento técnico-funcional

O MBA em Gestão Tributária USP/Esalq é um curso que contribui de forma eficaz com o processo de desenvolvimento técnico-funcional. “Por isso é altamente recomendado aos profissionais responsáveis pelos altos índices de produtividade no desempenho de tarefas e atribuições próprias ao gerenciamento das obrigações tributárias, decorrentes das atividades econômicas realizadas pelas organizações”, comenta Borges.

A estrutura do curso foi desenhada para atender às exigências das tarefas profissionais de planejamento, coordenação e controle tributário. Assim, as aulas oferecem o contexto adequado e favorável para análise e discussão de questões fiscais que nascem dos negócios empresariais.

“Por consequência, os alunos do MBA em Gestão Tributária garantem conhecimento integral do processo de racionalização dos procedimentos contábeis e fiscais, assim como jurídico-tributários, que devem ser aplicados aos contratos e que estão tipificados no ordenamento normativo”, destaca o professor.

Programa curricular

Para começar o MBA em Gestão Tributária USP/Esalq com o pé direito, as primeiras aulas são de fundamentos de gestão e ajudam tanto os novos alunos a construírem um panorama geral sobre o tema quanto os alunos que já têm alguma base a relembrarem os principais conceitos.

As aulas também abrangem conteúdos relacionados a gestão especializada de tributos, gestão estratégica de tributos e tributação e a nova economia. Os alunos vão aprender sobre contabilidade aplicada, direito aplicado e contratos, matemática financeira, custos e formação de preço, governança corporativa e gestão de tributos como IPI, ICMS, ISS entre outros.

Planejamento tributário de empresas, reorganizações societárias, economia digital, micro e pequenas empresas e tributação no agronegócio também são parte do programa curricular do curso. Para finalizar, os alunos precisam produzir e apresentar o TCC (trabalho de conclusão de curso).

Aulas online e ao vivo

Os alunos do MBA em Gestão Tributária podem aproveitar a flexibilidade que o curso da USP/Esalq oferece. As aulas online são ao vivo, com muita interação entre alunos e professores. Elas ocorrem semanalmente, às quintas-feiras, das 19h às 23h.

Contudo, esse conteúdo permanece gravado e os alunos podem assistir no horário que for mais adequado ou rever sempre que acharem interessante, até o fim do curso.

As provas também são online e contabilizam a frequência do aluno no curso. Elas podem ser realizadas em até três semanas após a aula a que se referem.

O futuro é agora

No decorrer dos próximos anos, as organizações empresariais exigirão cada vez mais que os gestores de suas obrigações tributárias alcancem um elevado grau de habilidade e destreza, no que diz respeito à efetiva observância e, sobretudo, aplicação, do conjunto de diretrizes, valores e práticas de gestão do ônus fiscal.

“E isso só é possível a partir da interatividade do departamento ou divisão de tributos com os demais departamentos e divisões, objetivando a obtenção de um alto índice de produtividade, legitimidade, consistência e moralidade no desempenho das tarefas de planejar, coordenar, controlar e revisar os procedimentos tributários aplicáveis nas operações empresariais, negócios mercantis e prestações de serviços”, especifica Borges.

“Por isso é relevante alinhar os conhecimentos técnicos com princípios de eticidade, legitimidade, transparência e consistência no mundo dos negócios. E tudo isso os alunos encontram no MBA em Gestão Tributária USP/Esalq.”

Se tiver outras dúvidas, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar com o que precisar!

Inscreva-se no MBA em Gestão Tributária USP/Esalq. As aulas começam dia 6 de maio de 2021!  

Autor (a)

Marina Petrocelli
Marina Petrocelli
Mais de 12 anos se passaram desde minha primeira experiência com Comunicação Social. Meus primeiros anos profissionais foram dedicados às rotinas de redações com pouca ou nenhuma relevância digital. O jornalismo plural se resumia em apurar os fatos, redigir a matéria e garantir uma foto expressiva. O primeiro sinal de mudança veio com a proposta para mudar de realidade e experimentar um formato diferente de produzir. Daí pra frente, as particularidades do universo do marketing se tornaram permanentes. Ah! Também me formei em Direito (com inscrição na OAB e tudo). Mas nem tudo se resume às minhas habilidades profissionais. Como produtora de conteúdo, me interesso por boas histórias, de pessoas reais ou em séries, filmes e livros, especialmente distopias. Gosto de montar roteiros de viagens e reconhecer estrelas e constelações em um aplicativo no celular. Museus, música e arte no geral chamam minha atenção, assim como cultura pop.

Compartilhar