segunda-feira, julho 4, 2022

Como funciona o MBA USP/Esalq?

O MBA USP/Esalq é uma pós-graduação Lato sensu com certificação da Universidade de São Paulo. São especializações em Gestão de Projetos, Gestão de Negócios, Marketing, Agronegócios, Gestão Escolar, Varejo Físico e Online, Gestão de Pessoas, Gestão Tributária, Finanças e Controladoria, Gestão de Vendas, Data Science e Analytics e Digital Business, todas na modalidade EAD (ensino a distância).

Também são oferecidas turmas presenciais para alguns cursos. Contudo, eles não estão com inscrições abertas e seguem suspensos por conta das orientações de distanciamento social. São eles: Gestão de Negócios, Gestão de Projetos e Agronegócios, com aulas em Piracicaba (SP), na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz); e Agronegócios em Cuiabá (MT).

Separamos algumas questões para você entender melhor a dinâmica dos MBAs USP/Esalq:  

Leia mais: Este é o momento de fazer o seu MBA USP/Esalq

Qual a duração dos MBAs USP/Esalq?

Os MBAs USP/Esalq têm duração de 18 meses. A exceção é o MBA presencial em Agronegócios oferecido em Cuiabá com 24 meses. Vale lembrar que os cursos presenciais estão temporariamente suspensos.

Qual a frequência das aulas?

Na modalidade EAD, as aulas são ao vivo, uma vez por semana. Após a aula, o vídeo é editado e disponibilizado no calendário. Todo conteúdo fica disponível para acesso até o fim do curso (entrega e defesa do TCC (trabalho de conclusão de curso)).

As aulas presenciais em Piracicaba, quando estiverem disponíveis novamente, ocorrem quinzenalmente (sexta-feira à noite e sábado de manhã e à tarde) na Esalq. A turma de Cuiabá tem aulas mensais (sexta-feira à tarde e à noite, e sábado de manhã e à tarde).

Menina sentada estudando em uma aula do MBA USP/Esalq.
Com as aulas EAD você acessa todos os conteúdos do MBA USP/Esalq em qualquer lugar e a qualquer momento.

É possível ter interação com professores e alunos em um curso EAD?

Com certeza! Nas aulas online e ao vivo o aluno pode participar do chat ou talk show, que são ferramentas de interação em tempo real com o professor. Há também a rede social exclusiva dos alunos, o My Class, um espaço dedicado ao networking e acesso a informações importantes sobre o curso.  

Menina sentada segurando uma xícara e se divertindo em um momento de interação no MBA USP/Esalq.
No MBA USP/Esalq você interage com professores renomados e conhece pessoas de todo o país.

Há alguma atividade presencial durante o curso EAD?

Até 2019, apenas a última prova do curso, de qualificação, e a apresentação do TCC, também no fim do programa, eram as atividades presenciais obrigatórias para cada aluno do MBA USP/Esalq. Já em 2020 e 2021, essas duas atividades passaram a ser realizadas totalmente no formato digital. A ideia é que as atividades de 2022 sejam híbridas, com possibilidade de escolha do aluno entre presencial ou online.

O MBX – MBA Experience é o evento semestral que junta essas duas atividades com oportunidades de acompanhar palestras, fazer networking com colegas de turma e professores do curso e conhecer um pouco mais sobre o MBA USP/Esalq.

Como é formado o corpo docente?

O corpo docente dos MBAs USP/Esalq é formado por professores renomados da USP e do setor privado.

Leia mais: 6 benefícios que diferenciam o MBA USP/Esalq

Há provas?

Sim. Na modalidade EAD, as avaliações referentes às aulas são realizadas a distância e disponibilizadas na Área do Aluno no dia seguinte à exibição da aula ao vivo (exceto para as aulas que são ministradas às sextas-feiras e sábados, neste caso as provas são liberadas às terças-feiras). Elas ficam disponíveis para realização por 21 dias e o aluno tem oportunidade de realizar três tentativas em cada uma, sendo considerada a maior nota obtida.

Nos cursos presenciais, fica a critério do professor a aplicação de provas online ou presenciais.

A média final das provas durante o curso e da prova de qualificação deve ser de, no mínimo, 7 para aprovação.

Como é registrada a frequência?

Na modalidade EAD, a frequência é contabilizada pela realização das provas. Portanto, o aluno não ficará com falta caso não assista à aula ao vivo. Nos cursos presenciais, o controle é feito por chamada em sala de aula. A aprovação também depende de 75% de presença no curso.

Como funciona o TCC?

A etapa do TCC é requisito obrigatório para a conclusão dos cursos de especialização dos MBAs USP/Esalq. O estudante receberá orientação para a elaboração do trabalho, que inclui aulas sobre métodos de pesquisa, fundamentos entre outros.

Quer saber mais? Esclareça suas dúvidas sobre os MBAs USP/Esalq aqui.  

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Compartilhar