back to top

Como as aulas de debate ajudam no desenvolvimento dos alunos

A sociedade como um todo exige que a educação, hoje, vá além de copiar matéria e fazer provas. Uma boa formação escolar está relacionada ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais e as aulas de debate são uma ferramenta importante para auxiliar essa evolução.

Incentivar essa prática é uma forma de manter um ambiente escolar saudável, estimular a criação de opiniões, promover engajamento e manter o interesse dos alunos.

Confira quatro benefícios das aulas de debate nas escolas.

Estimula o pensamento crítico

Todas as principais ações da vida acadêmica – como absorver conteúdos e entender as fórmulas – são importantes para o desenvolvimento do raciocínio lógico.

Porém, a formação de um pensamento crítico proporciona a análise de outras realidades, culturas e opiniões e dá embasamento para a constituição de um ponto de vista próprio.

Além de formar alunos mais humanos, as aulas de debate também ajudam a diminuir a alienação dos estudantes com os assuntos de fora do ambiente escolar. E tudo isso reflete na autoestima e autoconhecimento, fornecendo melhorias tanto no âmbito acadêmico como nas outras esferas da vida.

Ensina sobre respeito e organização

É impossível falar sobre aulas de debate sem citar a importância do respeito à opinião do outro e a organização do evento, que ensina a hora certa de falar, esperar, saber ouvir e concordar ou discordar de forma empática, reconhecendo o outro indivíduo como alguém com sentimentos diversos e pontos de vista diferentes.

Uma dica para as aulas de debate fluírem de forma harmoniosa é estabelecer alguns princípios comuns, que evitam confusões em uma reunião de muitas pessoas. Determinar previamente o tempo de exposição de cada ideia e as possibilidades de réplicas e tréplicas é um bom caminho para evitar que as discussões mais acaloradas levem a sentimentos negativos como ódio, repúdio ou medo.

Lembre-se de:

  • Escolher um tema interessante e, se possível, interdisciplinar
  • Criar um regulamento com orientações sobre conduta e tempo
  • Formar grupos para defender opiniões opostas
  • Incentivar a pesquisa consistente para montagem de discurso e estratégia
  • Permitir argumentação e reprimir indisciplina
  • Avaliar pontos positivos e negativos antes de concluir o assunto

Desenvolve oratória

A personalidade de algumas pessoas já é, naturalmente, preparada para formar opiniões. Contudo, é possível que a capacidade de se expressar de forma clara e objetiva seja bem trabalhada para que haja o processo de argumentação e convencimento.

E nada melhor do que aulas de debate para desenvolver a prática da oratória. Alguns alunos também já aparentam ter boa dicção, tranquilidade e transparência, mas eles devem ser igualmente incentivados a investir em mais segurança e experiência na hora de falar em público.

Forma pessoas mais completas e atualizadas

Os livros e materiais didáticos são essenciais para a formação dos alunos. Mas eles não são capazes de abranger tudo. Afinal, enquanto estamos dentro de uma sala estudando matemática ou geografia, novas leis estão sendo votadas e o cotidiano da população está sendo alterado, por exemplo. Ou um grave acidente ou atentado por ocorrer.

Por isso, estar por dentro dos principais fatos e refletir o que eles realmente significam é uma das funções das aulas de debate. É assim que os alunos vão ficar atualizados sobre os mais diversos temas, como política, tecnologia, cultura, meio ambiente, ética e cidadania.

A prática ainda aproxima os estudantes dos professores, dando a oportunidade de todos contribuírem em discussões enriquecedoras. Assim, a troca de conhecimento e experiências completa tanto a formação dos alunos quanto dos professores e profissionais envolvidos no ambiente escolar. 

Você está acompanhando as principais tendências do setor? Então saiba como se preparar para a educação 4.0!

Autor (a)

Marina Petrocelli
Marina Petrocelli
Mais de 12 anos se passaram desde minha primeira experiência com Comunicação Social. Meus primeiros anos profissionais foram dedicados às rotinas de redações com pouca ou nenhuma relevância digital. O jornalismo plural se resumia em apurar os fatos, redigir a matéria e garantir uma foto expressiva. O primeiro sinal de mudança veio com a proposta para mudar de realidade e experimentar um formato diferente de produzir. Daí pra frente, as particularidades do universo do marketing se tornaram permanentes. Ah! Também me formei em Direito (com inscrição na OAB e tudo). Mas nem tudo se resume às minhas habilidades profissionais. Como produtora de conteúdo, me interesso por boas histórias, de pessoas reais ou em séries, filmes e livros, especialmente distopias. Gosto de montar roteiros de viagens e reconhecer estrelas e constelações em um aplicativo no celular. Museus, música e arte no geral chamam minha atenção, assim como cultura pop.

Compartilhar