back to top

Palestra do SIM apresenta estratégias para fazer apresentação em público

Gaguejar, ter suores, tremedeiras, esquecer as falas e até sentir náusea são sintomas de estresse antes de uma apresentação. E por mais comum que seja, o terror de falar em público é um sabotador quando se fala em qualidade de discursos. Afinal, entregar seu conteúdo para uma plateia não é tarefa fácil, imagine quando se está com medo?

Inspirado na experiência de vinte anos como formador de apresentadores, o consultor Newton Ferreira preparou uma palestra focada em apresentações com base nas sete principais estratégias para se falar bem em público. São elas:

  • Assumir a responsabilidade pela comunicação;
  • Controlar o medo da exposição pública;
  • Aprimorar a comunicação não verbal;
  • Aprimorar a comunicação verbal;
  • Desenvolver e aplicar conhecimentos;
  • Organizar eficazmente a apresentação;
  • Realizar apresentações bem-sucedidas.

Segundo o consultor, o encontro será guiado pela interatividade, com frequentes exposições dialogadas e com “doses” adequadas de descontração e motivação entre os participantes.

Vencendo medos

Para quem ainda se pergunta o porquê de apresentações serem motivos de medo, Ferreira conta que isso pode surgir a partir do despreparo e da falta de hábito de se falar em público.

“Poucas pessoas são devidamente estimuladas a encararem a exposição pública como natural e até prazerosa. Considerando que a maioria das delas também não se prepara por falta de consciência dessa necessidade e por não saber como, o medo de falar em público surge como uma reação advinda dessa ameaça”, comenta.

Durante a palestras, os participantes terão a chance de receber orientação sobre como controlar os medos da exposição, entendendo como um bom preparo pode gerar mais confiança diante da plateia.

De toda forma, vale lembrar que uma boa apresentação não exige que o locutor seja extrovertido. Muitos palestrantes, inclusive, podem ser naturalmente tímidos, mas sabem contornar essa característica durante uma apresentação.  

“Falar bem em público é uma possibilidade para todos. Até mesmo as pessoas extremamente introvertidas, com preparação e trabalho adequados, podem vir a obter excelentes resultados”, pontua Ferreira, que por experiência viabilizou a conquista de poder falar com desinibição, mesmo sendo tímido. O segredo dele para chegar nesse resultado é um só: trabalhar repetidas vezes o discurso.

Monografia é apresentação em público

Aos alunos que se formam e estão prestes a apresentar o trabalho final, como a monografia, o conselho é enfático: preparação, preparação e… mais preparação. “Com todo o suporte oferecido pela instituição, com o apoio dos orientadores e, principalmente, com a vontade do próprio aluno para o trabalho, a apresentação da monografia tem tudo para ser um grande sucesso”, ressalta o palestrante.

É claro que algumas práticas para alcançar o preparo podem ser incorporadas a um trabalho bem feito e com propriedade. E são essas dicas que serão passadas no encontro.

Importante ressaltar que para além de um bom conteúdo, uma apresentação requer postura e outros pontos precisam de atenção. “O sucesso na apresentação depende de vários detalhes que precisam ser adequadamente viabilizados”, lembra Ferreira.

Somente assim é possível entregar uma palestra com eficiência e elementos que se complementam, como vestimentas e gestos corporais.

Fique atento: A palestra “Como se apresentar em público?” ocorre dia 21 de julho, das 15h às 16h, no campus Esalq/USP em Piracicaba (SP), durante o XII SIM.

Quer mais detalhes do evento? Você pode conferir a programação completa aqui: https://eventosim.pecege.com/programacao/

Autor (a)

Ana Rízia Caldeira
Ana Rízia Caldeira
Boa ouvinte, aprecio demais os momentos em que posso ver o mundo e conhecer as coisas pelas palavras das outras pessoas. Não por menos, entrei para o jornalismo. E além de trazer conteúdos para o Next, utilizo minhas habilidades de apuração e escuta para flertar com a mini carreira de apresentadora nos stories do MBA USP/Esalq, no quadro Você no Camarim.

Compartilhar